Diário gráfico digital: uma estratégia para o aumento da frequência dos registos gráficos de alunos do 4º ano de escolaridade, apenas com recurso a meios informáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/4353 |
Resumo: | Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico |
id |
RCAP_3b7e6d560acb2ca6d116c48d9af39152 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/4353 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diário gráfico digital: uma estratégia para o aumento da frequência dos registos gráficos de alunos do 4º ano de escolaridade, apenas com recurso a meios informáticosDiário gráfico digital: uma estratégia para o aumento da frequência dos registos gráficos de alunos do 4º ano de escolaridade, apenas com recurso a meios informáticosAprendizagemDesenhoExpressão plásticaTecnologias de informação e comunicaçãoComunidades virtuais de aprendizagemRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioLearningDrawingPlastic expressionInformation technologies and communicationVirtual learning communitiesEducação Visual e Tecnológica no Ensino BásicoAs Tecnologias de Informação e Comunicação desempenham um papel cada vez mais importante na sociedade e na escola, pela necessidade de os alunos estarem preparados para os futuros desafios sociais. O carácter inovador deste projecto residiu na interacção de uma área onde tradicionalmente se fazem as aprendizagens de uma forma manual e com utilização de materiais palpáveis, com outra onde tudo é virtual desde ferramentas, suportes e até mesmo formas de visualização. Para este trabalho, foi organizado um Blog, local onde os alunos colocariam os seus desenhos, construindo o seu próprio Diário Gráfico Digital, e os seus comentários aos trabalhos dos colegas, tendo em conta os aspectos que se iam debatendo na sala de aula e no blog, sempre numa perspectiva de indução dos conhecimentos, sem que estes fossem apresentados como sendo "matéria nova", retirando-lhe, assim, o peso e responsabilidade atribuídos a novos conteúdos. Este estudo foi desenvolvido de acordo com a metodologia de investigação-acção e visou observar a influência de meios informáticos no aumento dos registos gráficos destes alunos. Para tal, utilizaram-se instrumentos de recolha de dados que permitissem aferir a evolução qualitativa e quantitativa dos registos gráficos. Os resultados obtidos nesta investigação, indicam que a estratégia utilizada ajudou a aumentar a regularidade com que os alunos desenham e promoveu uma tendência para a utilização de uma paleta de cores mais alargada, bem como para a aplicação da cor real dos objectos.The information and communication technologies play an increasingly important role in society and in school; so that students need to be prepared for future social challenges. The innovative nature of this project was the interaction of an area where traditionally learning is made in a manual way and using palpable materials, with other one where everything is virtual since tools, props and even visualization forms. For this study, we developed a Blog, a place where students would put their drawings, building your own digital sketchbook, and comments to the work of colleagues, taking into account the issues that were being debated in the classroom and in the blog, always with a view to inducing knowledge, without which they were presented as "new matter" by withdrawing, so the weight and responsibility assigned to the new content. This study used a strategy of action-research aimed to observe the influence of computers in the increase of graphic records of these students. To this end, we used data collection instruments that allow measuring the qualitative and quantitative evolution of their drawings. The present results on this research, indicate that the strategy used helped to increase the regularity with which students draw and promoted a tendency to use a broader palette of colours, as well as for applying the real colour of objects.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalRocha, MargaridaRepositório ComumCarvalho, Miguel António Morais2013-06-11T09:27:19Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/4353porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:49:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/4353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:51.140750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diário gráfico digital: uma estratégia para o aumento da frequência dos registos gráficos de alunos do 4º ano de escolaridade, apenas com recurso a meios informáticos Diário gráfico digital: uma estratégia para o aumento da frequência dos registos gráficos de alunos do 4º ano de escolaridade, apenas com recurso a meios informáticos |
title |
Diário gráfico digital: uma estratégia para o aumento da frequência dos registos gráficos de alunos do 4º ano de escolaridade, apenas com recurso a meios informáticos |
spellingShingle |
Diário gráfico digital: uma estratégia para o aumento da frequência dos registos gráficos de alunos do 4º ano de escolaridade, apenas com recurso a meios informáticos Carvalho, Miguel António Morais Aprendizagem Desenho Expressão plástica Tecnologias de informação e comunicação Comunidades virtuais de aprendizagem Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Learning Drawing Plastic expression Information technologies and communication Virtual learning communities |
title_short |
Diário gráfico digital: uma estratégia para o aumento da frequência dos registos gráficos de alunos do 4º ano de escolaridade, apenas com recurso a meios informáticos |
title_full |
Diário gráfico digital: uma estratégia para o aumento da frequência dos registos gráficos de alunos do 4º ano de escolaridade, apenas com recurso a meios informáticos |
title_fullStr |
Diário gráfico digital: uma estratégia para o aumento da frequência dos registos gráficos de alunos do 4º ano de escolaridade, apenas com recurso a meios informáticos |
title_full_unstemmed |
Diário gráfico digital: uma estratégia para o aumento da frequência dos registos gráficos de alunos do 4º ano de escolaridade, apenas com recurso a meios informáticos |
title_sort |
Diário gráfico digital: uma estratégia para o aumento da frequência dos registos gráficos de alunos do 4º ano de escolaridade, apenas com recurso a meios informáticos |
author |
Carvalho, Miguel António Morais |
author_facet |
Carvalho, Miguel António Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rocha, Margarida Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Miguel António Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Desenho Expressão plástica Tecnologias de informação e comunicação Comunidades virtuais de aprendizagem Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Learning Drawing Plastic expression Information technologies and communication Virtual learning communities |
topic |
Aprendizagem Desenho Expressão plástica Tecnologias de informação e comunicação Comunidades virtuais de aprendizagem Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Learning Drawing Plastic expression Information technologies and communication Virtual learning communities |
description |
Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2013-06-11T09:27:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/4353 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/4353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135310652637184 |