Expressão gráfico-plástica: conceções e práticas das educadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mauzinho, Rita Isabel Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/6707
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_a8de6ef828a83dd0201796d0ffaebed0
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/6707
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Expressão gráfico-plástica: conceções e práticas das educadorasExpressão gráfico-plásticaDesenhoEducação de infânciaCrecheJardim de infânciaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioGraphic-plastic expressionDesignChildhood educationNurseryKindergartenMestrado em Educação Pré-EscolarO presente projeto de investigação, intitulado “Expressão Gráfico-Plástica – Conceções e Práticas das Educadoras” tem como objectivo compreender e interpretar de que forma as conceções e ideias pedagógicas das educadoras, acerca da expressão gráfico-plástica, assumem repercussões na construção do seu currículo com crianças da primeira e segunda infância. Ao realizar este estudo, senti a necessidade de optar por uma metodologia de trabalho, que possibilitasse interpretar as informações recolhidas em dois contextos educativos (creche e jardim de infância), bem como as intervenções que realizei no sentido de valorizar e enriquecer a expressão gráfico-plástica nesses mesmos contextos. Assim, este trabalho tem como base a Investigação-ação e tem como intuito articular os fundamentos teóricos da investigação em educação com as experiências vividas durante os períodos de estágio em creche e em jardim-de-infância. Nesta investigação evidenciam-se as características da investigação-ação que cooperam para que haja uma mudança educativa que promova uma melhoria nas dinâmicas utilizadas, na indagação e reflexão permanente, no que diz respeito à expressão gráfico-plástica. As principais fontes de recolha de informação são a observação participante, as entrevistas às educadoras e a análise documental. Os contextos de estudo estão enquadrados nas instituições onde foram desenvolvidos os estágios no âmbito do curso Mestrado em Educação Pré-Escolar e as intervenientes do estudo são as educadoras cooperantes que me acompanharam no decorrer dos estágios. Consegui inferir com este estudo que, efetivamente, a expressão gráfico-plástica é valorizada nas práticas de ambas as equipa pedagógica, enquanto atividade fundamental para o processo de desenvolvimento/aprendizagem da criança.This investigation project, named “Graphic-Plastic Expression – Ideas and Practices of the Preschool Educators” has, as it's main purpose, to understand and study how the preschool teacher’s established ideas and concepts of the plastic and graphic expression will impact and have a leading role in the educational relationship they create with their students, from early to older ages. While conducting this study I felt the need to adopt a methodology that would allow the analysis of the information collected in two different educational backgrounds (daycare and kindergarten) as well as the impact of the suggestions I made to enrich the graphic and plastic expressions. Therefore, this assignment has its foundation on an action-investigation based approach and its main purpose is to articulate the theoretical fundamentals applied on educational studies with the experiences I acknowledged during the internship in both daycare and kindergarden. In this investigation I highlight the characteristics of an action-investigation based approach and its impact on promoting educational change, namely through improvements in the applied dynamics, encouraging constant reflection on the graphic and plastic expression practices. The main sources of information were the active-observation, the questionnaire to the educators and the documents analysis. The study's setting is directly linked to both of the institutions I worked in, as a Master student of Pre-School Education, and all the participants in the investigation were my fellow internship colleagues. With the development of the investigation we came to the conclusion that the graphic and plastic expression has, indeed, a pivotal role to the pedagogical team as a key tool in the progressive growth of the children.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPinheiro, AugustoFialho, FilipeRepositório ComumMauzinho, Rita Isabel Gomes2014-09-17T11:14:10Z2014-092014-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6707TID:201683059porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:52Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6707Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:54.592278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Expressão gráfico-plástica: conceções e práticas das educadoras
title Expressão gráfico-plástica: conceções e práticas das educadoras
spellingShingle Expressão gráfico-plástica: conceções e práticas das educadoras
Mauzinho, Rita Isabel Gomes
Expressão gráfico-plástica
Desenho
Educação de infância
Creche
Jardim de infância
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Graphic-plastic expression
Design
Childhood education
Nursery
Kindergarten
title_short Expressão gráfico-plástica: conceções e práticas das educadoras
title_full Expressão gráfico-plástica: conceções e práticas das educadoras
title_fullStr Expressão gráfico-plástica: conceções e práticas das educadoras
title_full_unstemmed Expressão gráfico-plástica: conceções e práticas das educadoras
title_sort Expressão gráfico-plástica: conceções e práticas das educadoras
author Mauzinho, Rita Isabel Gomes
author_facet Mauzinho, Rita Isabel Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Augusto
Fialho, Filipe
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mauzinho, Rita Isabel Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão gráfico-plástica
Desenho
Educação de infância
Creche
Jardim de infância
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Graphic-plastic expression
Design
Childhood education
Nursery
Kindergarten
topic Expressão gráfico-plástica
Desenho
Educação de infância
Creche
Jardim de infância
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Graphic-plastic expression
Design
Childhood education
Nursery
Kindergarten
description Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-17T11:14:10Z
2014-09
2014-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/6707
TID:201683059
url http://hdl.handle.net/10400.26/6707
identifier_str_mv TID:201683059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135324650078208