A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte,João Pedro da
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Guerreiro,António, Cunha,Helena, Duarte,José, Martinho,Helena, Martins,Cristina, Menezes,Luís, Menino,Hugo, Pinto,Hélia, Santos,Leonor, Varandas,José Manuel, Veia,Luciano, Viseu,Floriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000200003
Resumo: Este artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores, em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 12 estudos de caso. Os resultados mostram que a comunicação é vista pelos jovens professores como um suporte de um ambiente geral que poderá favorecer, em termos globais, a aprendizagem. No entanto, são relativamente poucos aqueles que identificam a comunicação como um objectivo curricular importante da disciplina de Matemática e que apontam estratégias consistentes para a promover, tanto na sua vertente oral como na sua vertente escrita. São ainda menos os que apontam a comunicação como um processo fundamental para o desenvolvimento de significados matemáticos por parte dos alunos. Estes resultados sugerem que as instituições de formação podem ter interesse em reflectir sobre as suas práticas de formação neste domínio.
id RCAP_3badaffa67dc06b0e53e8a2a6e663c42
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872007000200003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação nas práticas de jovens professores de MatemáticaFormação inicial de professoresMatemáticaComunicaçãoCurrículoEste artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores, em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 12 estudos de caso. Os resultados mostram que a comunicação é vista pelos jovens professores como um suporte de um ambiente geral que poderá favorecer, em termos globais, a aprendizagem. No entanto, são relativamente poucos aqueles que identificam a comunicação como um objectivo curricular importante da disciplina de Matemática e que apontam estratégias consistentes para a promover, tanto na sua vertente oral como na sua vertente escrita. São ainda menos os que apontam a comunicação como um processo fundamental para o desenvolvimento de significados matemáticos por parte dos alunos. Estes resultados sugerem que as instituições de formação podem ter interesse em reflectir sobre as suas práticas de formação neste domínio.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2007-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000200003Revista Portuguesa de Educação v.20 n.2 2007reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000200003Ponte,João Pedro daGuerreiro,AntónioCunha,HelenaDuarte,JoséMartinho,HelenaMartins,CristinaMenezes,LuísMenino,HugoPinto,HéliaSantos,LeonorVarandas,José ManuelVeia,LucianoViseu,Florianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:42Zoai:scielo:S0871-91872007000200003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:15.692077Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática
title A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática
spellingShingle A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática
Ponte,João Pedro da
Formação inicial de professores
Matemática
Comunicação
Currículo
title_short A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática
title_full A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática
title_fullStr A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática
title_full_unstemmed A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática
title_sort A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática
author Ponte,João Pedro da
author_facet Ponte,João Pedro da
Guerreiro,António
Cunha,Helena
Duarte,José
Martinho,Helena
Martins,Cristina
Menezes,Luís
Menino,Hugo
Pinto,Hélia
Santos,Leonor
Varandas,José Manuel
Veia,Luciano
Viseu,Floriano
author_role author
author2 Guerreiro,António
Cunha,Helena
Duarte,José
Martinho,Helena
Martins,Cristina
Menezes,Luís
Menino,Hugo
Pinto,Hélia
Santos,Leonor
Varandas,José Manuel
Veia,Luciano
Viseu,Floriano
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte,João Pedro da
Guerreiro,António
Cunha,Helena
Duarte,José
Martinho,Helena
Martins,Cristina
Menezes,Luís
Menino,Hugo
Pinto,Hélia
Santos,Leonor
Varandas,José Manuel
Veia,Luciano
Viseu,Floriano
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Matemática
Comunicação
Currículo
topic Formação inicial de professores
Matemática
Comunicação
Currículo
description Este artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores, em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 12 estudos de caso. Os resultados mostram que a comunicação é vista pelos jovens professores como um suporte de um ambiente geral que poderá favorecer, em termos globais, a aprendizagem. No entanto, são relativamente poucos aqueles que identificam a comunicação como um objectivo curricular importante da disciplina de Matemática e que apontam estratégias consistentes para a promover, tanto na sua vertente oral como na sua vertente escrita. São ainda menos os que apontam a comunicação como um processo fundamental para o desenvolvimento de significados matemáticos por parte dos alunos. Estes resultados sugerem que as instituições de formação podem ter interesse em reflectir sobre as suas práticas de formação neste domínio.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000200003
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.20 n.2 2007
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137273946570752