A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro da
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Guerreiro, António, Cunha, Helena, Duarte, José, Martinho, M. H., Martins, Cristina, Menezes, Luís, Menino, Hugo, Pinto, Hélia, Santos, Leonor, Varandas, José Manuel, Veia, Luciano, Viseu, Floriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4070
Resumo: Este artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 12 estudos de caso. Os resultados mostram que a comunicação é vista pelos jovens professores como um suporte de um ambiente geral que poderá favorecer, em termos globais a aprendizagem. No entanto, são relativamente poucos aqueles que identificam a comunicação como um objectivo curricular importante da disciplina de Matemática e que apontam estratégias consistentes para a promover, tanto na sua vertente oral como na sua vertente escrita. São ainda menos os apontam a comunicação como um processo fundamental para o desenvolvimento de significados matemáticos por parte dos alunos. Estes resultados sugerem que as instituições
id RCAP_be4750ad6730a787e2c50acaaf2ad014
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4070
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação nas práticas de jovens professores de MatemáticaFormação inicialMatemáticaComunicaçãoCurriculumCommunicationPreservice teacher educationEste artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 12 estudos de caso. Os resultados mostram que a comunicação é vista pelos jovens professores como um suporte de um ambiente geral que poderá favorecer, em termos globais a aprendizagem. No entanto, são relativamente poucos aqueles que identificam a comunicação como um objectivo curricular importante da disciplina de Matemática e que apontam estratégias consistentes para a promover, tanto na sua vertente oral como na sua vertente escrita. São ainda menos os apontam a comunicação como um processo fundamental para o desenvolvimento de significados matemáticos por parte dos alunos. Estes resultados sugerem que as instituiçõesThis article aims to know the way how new teachers, at several teaching levels, recently graduated by pre-service teacher education institutions view and conduct communication in their classrooms, to which aspects they tend to pay attention and which difficulties they feel. The paper is based on a collective work carried out by teacher educators of teacher education institutions in Portugal that are concerned in improving the quality of the preservice teacher education, especially in what refers to mathematics education. The methodology is qualitative and interpretative and involved the realization of 12 case studies. The results show that communication is seen by the new teachers as a support of a general environment that must favour learning. However, only relatively few teachers point out communication as an important curriculum objective in the discipline of mathematics and indicate consistent strategies to promote it, both in oral and written forms. There are still less teachers who view communication as a basic process for the development of mathematical meanings by students. These results suggest that teacher education institutions may have interest in reflecting about their teaching practices in this regard.Repositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro daGuerreiro, AntónioCunha, HelenaDuarte, JoséMartinho, M. H.Martins, CristinaMenezes, LuísMenino, HugoPinto, HéliaSantos, LeonorVarandas, José ManuelVeia, LucianoViseu, Floriano2011-09-12T12:51:55Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4070porPonte, J. P., Guerreiro, A., Cunha, H., Duarte, J., Martinho, H., Martins, C., Menezes, L., Menino, H., Pinto, H., Santos, L., Varandas, J. M., Veia, L., & Viseu, F. (2007). A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática. Revista Portuguesa de Educação, 20(2), 39-74.0871-9187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:47.875102Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática
title A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática
spellingShingle A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática
Ponte, João Pedro da
Formação inicial
Matemática
Comunicação
Curriculum
Communication
Preservice teacher education
title_short A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática
title_full A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática
title_fullStr A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática
title_full_unstemmed A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática
title_sort A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática
author Ponte, João Pedro da
author_facet Ponte, João Pedro da
Guerreiro, António
Cunha, Helena
Duarte, José
Martinho, M. H.
Martins, Cristina
Menezes, Luís
Menino, Hugo
Pinto, Hélia
Santos, Leonor
Varandas, José Manuel
Veia, Luciano
Viseu, Floriano
author_role author
author2 Guerreiro, António
Cunha, Helena
Duarte, José
Martinho, M. H.
Martins, Cristina
Menezes, Luís
Menino, Hugo
Pinto, Hélia
Santos, Leonor
Varandas, José Manuel
Veia, Luciano
Viseu, Floriano
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro da
Guerreiro, António
Cunha, Helena
Duarte, José
Martinho, M. H.
Martins, Cristina
Menezes, Luís
Menino, Hugo
Pinto, Hélia
Santos, Leonor
Varandas, José Manuel
Veia, Luciano
Viseu, Floriano
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Matemática
Comunicação
Curriculum
Communication
Preservice teacher education
topic Formação inicial
Matemática
Comunicação
Curriculum
Communication
Preservice teacher education
description Este artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 12 estudos de caso. Os resultados mostram que a comunicação é vista pelos jovens professores como um suporte de um ambiente geral que poderá favorecer, em termos globais a aprendizagem. No entanto, são relativamente poucos aqueles que identificam a comunicação como um objectivo curricular importante da disciplina de Matemática e que apontam estratégias consistentes para a promover, tanto na sua vertente oral como na sua vertente escrita. São ainda menos os apontam a comunicação como um processo fundamental para o desenvolvimento de significados matemáticos por parte dos alunos. Estes resultados sugerem que as instituições
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2011-09-12T12:51:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4070
url http://hdl.handle.net/10451/4070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ponte, J. P., Guerreiro, A., Cunha, H., Duarte, J., Martinho, H., Martins, C., Menezes, L., Menino, H., Pinto, H., Santos, L., Varandas, J. M., Veia, L., & Viseu, F. (2007). A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática. Revista Portuguesa de Educação, 20(2), 39-74.
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134183037075456