A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/26431 |
Resumo: | Este artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores, em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 12 estudos de caso. Os resultados mostram que a comunicação é vista pelos jovens professores como um suporte de um ambiente geral que poderá favorecer, em termos globais, a aprendizagem. No entanto, são relativamente poucos aqueles que identificam a comunicação como um objectivo curricular importante da disciplina de Matemática e que apontam estratégias consistentes para a promover, tanto na sua vertente oral como na sua vertente escrita. São ainda menos os que apontam a comunicação como um processo fundamental para o desenvolvimento de significados matemáticos por parte dos alunos. Estes resultados sugerem que as instituições de formação podem ter interesse em reflectir sobre as suas práticas de formação neste domínio. |
id |
RCAP_71373cc3a2ded96b113c505519f2a2db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/26431 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A comunicação nas práticas de jovens professores de MatemáticaCommunication in the practices of young mathematics teachersFormação inicial de professoresMatemáticaComunicaçãoCurrículoPre-service teacher educationMathematicsCommunicationCurriculumFormation initiale de maîtresMathématiquesCommunicationCurriculumEste artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores, em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 12 estudos de caso. Os resultados mostram que a comunicação é vista pelos jovens professores como um suporte de um ambiente geral que poderá favorecer, em termos globais, a aprendizagem. No entanto, são relativamente poucos aqueles que identificam a comunicação como um objectivo curricular importante da disciplina de Matemática e que apontam estratégias consistentes para a promover, tanto na sua vertente oral como na sua vertente escrita. São ainda menos os que apontam a comunicação como um processo fundamental para o desenvolvimento de significados matemáticos por parte dos alunos. Estes resultados sugerem que as instituições de formação podem ter interesse em reflectir sobre as suas práticas de formação neste domínio.This article aims to know the way how new teachers, at several teaching levels, recently graduated by pre-service teacher education institutions, view and conduct communication in their classrooms, to which aspects they tend to pay attention and which difficulties they feel. The text is based on a collective work carried out by teacher educators of teacher education institutions in Portugal that are concerned in improving the quality of the pre-service teacher education, especially in what refers to mathematics education. The methodology is qualitative and interpretative and involved the realization of 12 case studies. The results show that communication is seen by the new teachers as a support of a general environment that must favour learning. However, only relatively few teachers point out communication as an important curriculum objective in the discipline of mathematics and indicate consistent strategies to promote it, both in oral and written forms. There are still less teachers who view communication as a basic process for the development of mathematical meanings by students. These results suggest that teacher education institutions may have interest in reflecting about their teaching practices in this regard.Cet article a l’intention de savoir la voie comment de nouveaux enseignants, à plusieurs niveaux d’enseignement, récemment diplômés par les institutions de formation initiale des maîtres, voient et la communication et la conduisent dans ses classes, auxquels les aspects ils font attention et que difficultés ils sentent. L’article est fondé sur un travail collectif réalisé par des formateurs d’institutions des universités et écoles d’éducation au Portugal qui sont concernées dans l’amélioration de la qualité de la formation initiale des maîtres, surtout dans ce qui s’attend à l’éducation de mathématiques. La méthodologie est qualitative et interprétative et a impliqué la réalisation de 12 études de cas. Les résultats montrent que la communication est vue par les nouveaux professeurs comme appui d’un environnement général qui doit favoriser l’apprentissage. Cependant, seulement relativement peu de professeurs précisent la communication comme objectif important de programme d’études dans la discipline des mathématiques et indiquent à stratégies consistantes pour la favoriser, sous la forme oral et écrite. Ils sont moins de professeurs qui regardent la communication comme un procédé de base pour le développement des significations mathématiques par des étudiants. Ces résultats suggèrent que les établissements de formation de maîtres puissent avoir l’intérêt à réfléchir sur ses pratiques de formation à cet égard.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoPonte, João Pedro daGuerreiro, AntónioCunha, HelenaDuarte, JoséMartinho, Maria HelenaMartins, CristinaMenezes, LuísMenino, HugoPinto, HéliaSantos, LeonorVarandas, José ManuelVeia, LucianoViseu, Floriano20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/26431por0871-9187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/26431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:22.647236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática Communication in the practices of young mathematics teachers |
title |
A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática |
spellingShingle |
A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática Ponte, João Pedro da Formação inicial de professores Matemática Comunicação Currículo Pre-service teacher education Mathematics Communication Curriculum Formation initiale de maîtres Mathématiques Communication Curriculum |
title_short |
A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática |
title_full |
A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática |
title_fullStr |
A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática |
title_full_unstemmed |
A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática |
title_sort |
A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática |
author |
Ponte, João Pedro da |
author_facet |
Ponte, João Pedro da Guerreiro, António Cunha, Helena Duarte, José Martinho, Maria Helena Martins, Cristina Menezes, Luís Menino, Hugo Pinto, Hélia Santos, Leonor Varandas, José Manuel Veia, Luciano Viseu, Floriano |
author_role |
author |
author2 |
Guerreiro, António Cunha, Helena Duarte, José Martinho, Maria Helena Martins, Cristina Menezes, Luís Menino, Hugo Pinto, Hélia Santos, Leonor Varandas, José Manuel Veia, Luciano Viseu, Floriano |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ponte, João Pedro da Guerreiro, António Cunha, Helena Duarte, José Martinho, Maria Helena Martins, Cristina Menezes, Luís Menino, Hugo Pinto, Hélia Santos, Leonor Varandas, José Manuel Veia, Luciano Viseu, Floriano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores Matemática Comunicação Currículo Pre-service teacher education Mathematics Communication Curriculum Formation initiale de maîtres Mathématiques Communication Curriculum |
topic |
Formação inicial de professores Matemática Comunicação Currículo Pre-service teacher education Mathematics Communication Curriculum Formation initiale de maîtres Mathématiques Communication Curriculum |
description |
Este artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores, em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 12 estudos de caso. Os resultados mostram que a comunicação é vista pelos jovens professores como um suporte de um ambiente geral que poderá favorecer, em termos globais, a aprendizagem. No entanto, são relativamente poucos aqueles que identificam a comunicação como um objectivo curricular importante da disciplina de Matemática e que apontam estratégias consistentes para a promover, tanto na sua vertente oral como na sua vertente escrita. São ainda menos os que apontam a comunicação como um processo fundamental para o desenvolvimento de significados matemáticos por parte dos alunos. Estes resultados sugerem que as instituições de formação podem ter interesse em reflectir sobre as suas práticas de formação neste domínio. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/26431 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/26431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133129347170304 |