Práticas de ensino do futuro educador/professor e aprendizagem cooperativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/1545 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). |
id |
RCAP_3bae56f962c0276e348f729bee5593e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/1545 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas de ensino do futuro educador/professor e aprendizagem cooperativaAprendizagem CooperativaEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º ciclo)Metodologia de EnsinoPrática EducativaCooperative LearningEducational InterventionsTeaching MethodologiesMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).O presente relatório de estágio retrata as situações vividas ao longo de dois semestres de práticas pedagógicas em dois contextos escolares diferentes, um a nível do pré-escolar realizado na escola de S. Pedro e outro a nível do 1.ºciclo, efetuado na escola de Santa Clara, onde desempenhamos funções de docência em ambos os contextos. No decorrer das intervenções, foram concebidas diversas atividades que visaram a promoção de aprendizagens significativas em diferentes domínios, interações, mas foi dada ênfase às experiências de cooperação e colaboração entre as crianças/alunos preconizando, assim, uma metodologia de ensino centrada na Aprendizagem Cooperativa. Tivemos como objetivos, observar, o comportamento das crianças e os seus efeitos aquando da realização de atividades cooperativas e colaborativas. Para o estudo da cooperação entre alunos, recorreu-se à observação (participante e não participante) que possibilitou a recolha dos dados para verificarmos se as crianças do pré-escolar e os alunos do 1ºciclo revelavam atitudes de cooperação, em especial em atividades concebidas para o efeito. Evidenciamos, assim, que alguns alunos não conseguiam trabalhar cooperativamente, não criando nenhum tipo de estratégias de cooperação mesmo após terem sido dadas sugestões. Contrapondo, constatámos que a maioria das crianças, efetivamente, utilizava estratégias de cooperação, quer por modelagem, quer pelas instruções, mas recorriam a estratégias que visassem alcançar os objetivos propostos. Dos dados recolhidos, apurámos que o trabalho cooperativo não é algo que se constrói logo e já, é algo que se vai construindo, necessitando de repetidamente ser promovido. Neste sentido, concluímos que a nossa intervenção abriu caminho para as práticas cooperativas nas crianças, visto ter-lhes proporcionado momentos de interação, reciprocidade, interajuda e colaboração que instigaram ao exercício de atitudes de cooperação, onde aprender com o outro (de “mãos dadas”) também é produtivo e eficaz.ABSTRACT: This probation report portrays the situations experienced over two semesters of teaching practices in two different school contexts, at a pre-school performed at school S. Pedro and the other at the 1º Cycle, Santa Clara school, where we perform relevant technical tasks of teaching in both contexts. There were several activities designed during the interventions that aimed at the promotion of meaningful learning in different domains and interactions, but emphasis was given mainly to the experiences of cooperation and collaboration between children / students advocating thus a teaching methodology focuses on Cooperative Learning. Our main objectives were to observe children’s behavior and their effect during cooperative and collaborative activities. To study the cooperation between students we used an observational study (participant and non-participant) that allowed the assemblage of data to verify if children from pre-school and pupils of the 1st cycle revealed cooperative attitudes, especially on activities designed for this purpose. From the data shown we conclude that our intervention opened the way for cooperative practices in children / students, since the children have provided moments of interaction, reciprocity, mutual help and collaboration of those who instigated the pursuit cooperation attitudes, where learning from each other ("holding hands") is also productive and powerful.Serpa, Margarida DamiãoRepositório da Universidade dos AçoresFernandes, Alexandra Leite2012-11-27T16:16:43Z2012-07-092012-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/1545porFernandes, Alexandra Leite – "Práticas de ensino do futuro educador/professor e aprendizagem cooperativa". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. 105 f.. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:29:19Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/1545Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:25.866473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de ensino do futuro educador/professor e aprendizagem cooperativa |
title |
Práticas de ensino do futuro educador/professor e aprendizagem cooperativa |
spellingShingle |
Práticas de ensino do futuro educador/professor e aprendizagem cooperativa Fernandes, Alexandra Leite Aprendizagem Cooperativa Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º ciclo) Metodologia de Ensino Prática Educativa Cooperative Learning Educational Interventions Teaching Methodologies |
title_short |
Práticas de ensino do futuro educador/professor e aprendizagem cooperativa |
title_full |
Práticas de ensino do futuro educador/professor e aprendizagem cooperativa |
title_fullStr |
Práticas de ensino do futuro educador/professor e aprendizagem cooperativa |
title_full_unstemmed |
Práticas de ensino do futuro educador/professor e aprendizagem cooperativa |
title_sort |
Práticas de ensino do futuro educador/professor e aprendizagem cooperativa |
author |
Fernandes, Alexandra Leite |
author_facet |
Fernandes, Alexandra Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Serpa, Margarida Damião Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Alexandra Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Cooperativa Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º ciclo) Metodologia de Ensino Prática Educativa Cooperative Learning Educational Interventions Teaching Methodologies |
topic |
Aprendizagem Cooperativa Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º ciclo) Metodologia de Ensino Prática Educativa Cooperative Learning Educational Interventions Teaching Methodologies |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-27T16:16:43Z 2012-07-09 2012-07-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/1545 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/1545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fernandes, Alexandra Leite – "Práticas de ensino do futuro educador/professor e aprendizagem cooperativa". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. 105 f.. Dissertação de Mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130689686208512 |