Ensino de física e aprendizagem cooperativa: perspectivas sobre a práxis docente no ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Rosa das Neves.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6801
Resumo: Esta pesquisa objetivou conhecer as contribuições da metodologia de Aprendizagem Cooperativa (AC) para a Prática Pedagógica dos/as professores/as da Física no Ensino Médio em uma escola do Município de Milagres – CE. Buscando a partir da mesma, contribuir diretamente com a organização de uma investigação sobre a AC para o Ensino da disciplina de Física e, indiretamente com novas formas metodológicas de abordagem dos conteúdos no Ensino Médio, tendo como premissa que a mesma pode desenvolver condições para a aprendizagem construtiva dos conceitos físicos e ao mesmo tempo para a formação de um sujeito social e crítico. Nossa base teórica está alicerçada nos estudos dos irmãos Johnsons (1999), nos fundamentos da aprendizagem construtivista de Ausubel e nos Pilares da Educação de Delors (2010). Tomamos a seguinte problemática como gênese da pesquisa: Quais as contribuições da metodologia de Aprendizagem Cooperativa para o Ensino da Física no Nível Médio? Onde os sujeitos de nosso grupo de estudo são foram cinco professores/as da disciplina de Física e o lugar da pesquisa é a Escola de Ensino Médio Dona Antônia Lindalva de Morais. A partir das concepções dos sujeitos pesquisados traçamos alguns critérios para avaliar a utilidade e contribuição desta metodologia na promoção de condições para o ensino-aprendizagem dos conteúdos de Física de forma efetiva e construtiva, que se distancie da mecânica. Para isso, foi feito inicialmente, um levantamento bibliográfico sobre a AC e o Ensino de Física, nas principais revistas brasileiras de Ensino de Física. Em seguida foi realizado o estudo de campo, no qual utilizados como instrumentos de coleta de dados um questionário semi estruturado para conhecer os perfis, acadêmico e profissional dos/as docentes e, também, uma entrevista semi estruturada junto aos/às participantes da pesquisa, para investigar o desenvolvimento da AC em suas aulas de Física. A pesquisa foi realizada no período de Outubro de 2016 à Agosto de 2017. As análises dos resultados estão pautadas na perspectiva da pesquisa qualitativa, levando-se em consideração as concepções dos/as professores/as participantes da pesquisa. Como resultados verificamos que produção acadêmica sobre a AC no ensino de Física é ainda muito incipiente e precisa ser mais discutida; O perfil acadêmico dos sujeitos da pesquisa não é diferente do que vemos na maioria das escolas brasileiras, apresentando a falta de formação na área de Física; A escola desenvolve a metodologia de acordo com os princípios dos irmãos Johnsons (1999) que é a aprendizagem de forma construtiva, a partir da interação social, desenvolvendo competências e habilidades individuais e coletivas; A gestão e o corpo docente tem formações sobre a AC; Os sujeitos apresentam o mesmo conceito de AC das teorias e aplicam da mesma forma; Convergem quanto ao seu papel de mediador da aprendizagem e do/a aluno/a como centro e protagonista desse processo; Apontam poucos obstáculos e desvantagens para seu uso nas aulas de Físicas, mas muitas contribuições e vantagens da AC para um ensino de qualidade. De forma geral concluímos que a AC tem muito a contribuir para o desenvolvimento de um ensino de Física efetivo e construtivo se distanciando, assim, de ensino de Física tradicional e ao mesmo tempo formar o/a estudante para a vida em sociedade visto que a AC trabalha a todo tempo com a cooperação, com a ajuda mútua, enfim, diversas habilidades sociais.
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Nossa base teórica está alicerçada nos estudos dos irmãos Johnsons (1999), nos fundamentos da aprendizagem construtivista de Ausubel e nos Pilares da Educação de Delors (2010). Tomamos a seguinte problemática como gênese da pesquisa: Quais as contribuições da metodologia de Aprendizagem Cooperativa para o Ensino da Física no Nível Médio? Onde os sujeitos de nosso grupo de estudo são foram cinco professores/as da disciplina de Física e o lugar da pesquisa é a Escola de Ensino Médio Dona Antônia Lindalva de Morais. A partir das concepções dos sujeitos pesquisados traçamos alguns critérios para avaliar a utilidade e contribuição desta metodologia na promoção de condições para o ensino-aprendizagem dos conteúdos de Física de forma efetiva e construtiva, que se distancie da mecânica. Para isso, foi feito inicialmente, um levantamento bibliográfico sobre a AC e o Ensino de Física, nas principais revistas brasileiras de Ensino de Física. Em seguida foi realizado o estudo de campo, no qual utilizados como instrumentos de coleta de dados um questionário semi estruturado para conhecer os perfis, acadêmico e profissional dos/as docentes e, também, uma entrevista semi estruturada junto aos/às participantes da pesquisa, para investigar o desenvolvimento da AC em suas aulas de Física. A pesquisa foi realizada no período de Outubro de 2016 à Agosto de 2017. As análises dos resultados estão pautadas na perspectiva da pesquisa qualitativa, levando-se em consideração as concepções dos/as professores/as participantes da pesquisa. Como resultados verificamos que produção acadêmica sobre a AC no ensino de Física é ainda muito incipiente e precisa ser mais discutida; O perfil acadêmico dos sujeitos da pesquisa não é diferente do que vemos na maioria das escolas brasileiras, apresentando a falta de formação na área de Física; A escola desenvolve a metodologia de acordo com os princípios dos irmãos Johnsons (1999) que é a aprendizagem de forma construtiva, a partir da interação social, desenvolvendo competências e habilidades individuais e coletivas; A gestão e o corpo docente tem formações sobre a AC; Os sujeitos apresentam o mesmo conceito de AC das teorias e aplicam da mesma forma; Convergem quanto ao seu papel de mediador da aprendizagem e do/a aluno/a como centro e protagonista desse processo; Apontam poucos obstáculos e desvantagens para seu uso nas aulas de Físicas, mas muitas contribuições e vantagens da AC para um ensino de qualidade. De forma geral concluímos que a AC tem muito a contribuir para o desenvolvimento de um ensino de Física efetivo e construtivo se distanciando, assim, de ensino de Física tradicional e ao mesmo tempo formar o/a estudante para a vida em sociedade visto que a AC trabalha a todo tempo com a cooperação, com a ajuda mútua, enfim, diversas habilidades sociais.This research aimed to meet the contributions of the Cooperative learning methodology (AC) for the pedagogical practice of tutors of Physics in high school in a school in the municipality of Milágres-CE. Fetching from the same, contribute directly to the Organization of a research on the AC for the teaching of Physical discipline and indirectly with new methodological ways of approach of content in high school, with the premise that it can develop conditions for constructive learning of physical concepts and at the same time for the formation of a subject and social critic. Our theoretical basis is rooted in studies of the brothers Johnsons (1999), in the foundations of constructivist learning of Ausubel and the Delors pillars of education (2010). We take the following problematic as the genesis of the research: what are the contributions of the Cooperative learning methodology for the teaching of Physics in high school? Where the subject of our study group are five tutors of the discipline of physics and research place high school is Mrs. Antonia Lindalva de Morais. From the conceptions of the subjects surveyed we draw some criteria to evaluate the usefulness and contribution of this methodology in the promotion of conditions for the teaching and learning of physics content effectively and constructively, which move the mechanical. For this, it was done initially, a bibliographic survey about the AC and the physics teaching in the main Brazilian journals of physics teaching. Then the field study, which used data collection instrument a semi-structured questionnaire to meet the academic and professional profiles of teachers and, also, a semi-structured interview with the/to search participants to investigate the development of AC in their physics classes. The survey was conducted during the period from October 2016 to August 2017. The analyses of the results are based on the perspective of qualitative research, taking into account the teachers ' conceptions of the research participants. As result we find that academic work on AC in physics teaching is still very much in its infancy and needs to be discussed; The academic profile of the subject of the research is not different from what we see in most schools in Brazil, showing the lack of training in the field of physics; The school develops the methodology in accordance with the principles of the brothers Johnsons (1999) which is constructive, learning from the social interaction, developing competencies and individual and collective skills; The management and faculty has about AC formations; The subjects have the same concept of AC theory and apply in the same way; Converge as to your role as mediator of learning, and of pupil as Central and protagonist of this process; Point a few obstacles and disadvantages for your use in Physical lessons, but many contributions and advantages of AC for a quality education. Overall we found that the AC has much to contribute to the development of an effective and constructive physics education moving away from traditional Physical education and at the same time form the student for life in society since the AC works all the time with the cooperation, with the mutual help, anyway, various social skills.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.FIGUEIREDO, G. A.http://lattes.cnpq.br/2438169816514170DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.LOPES, Mirleide Dantas.PEREIRA, Rosa das Neves.2017-09-182019-09-06T18:25:20Z2019-09-062019-09-06T18:25:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6801PEREIRA,Rosa das Neves. Ensino de física e aprendizagem cooperativa: perspectivas sobre a práxis docente no ensino médio. 2017. 171f. 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