Estilos e práticas de supervisão na formação inicial de professores na Região Autónoma dos Açores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mira Leal, Susana
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/480
Resumo: Este artigo pretende caracterizar as práticas de supervisão desenvolvidas nas escolas da Região Autónoma dos Açores entre os anos lectivos de 1992/93 e 1997/98, no contexto do 5.º ano dos cursos de licenciatura em ensino da Universidade dos Açores. Os dados aqui apresentados são resultantes de um estudo desenvolvido em 1998, que elegeu como objectivos: caracterizar pessoal e profissionalmente os docentes que no referido período desempenharam funções de supervisores nas escolas de acolhimento dos estágios na Região Açores; compreender o seu pensamento e concepções no que concerne a aspectos relevantes para a supervisão; e analisar as suas práticas, delas colhendo informação sobre os estilos supervisivos mais divulgados nesta Região Autónoma.
id RCAP_3bd3250c824bd7aa3abfff255b928032
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/480
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estilos e práticas de supervisão na formação inicial de professores na Região Autónoma dos AçoresInitial teacher education supervisory styles and practices in the Azorean Autonomous RegionStyles et pratiques de supervision dans la formation initiale de professeurs dans la Région Autonome des AçoresFormação Inicial de ProfessoresPráticas de SupervisãoSupervisão PedagógicaSupervisory PracticesEste artigo pretende caracterizar as práticas de supervisão desenvolvidas nas escolas da Região Autónoma dos Açores entre os anos lectivos de 1992/93 e 1997/98, no contexto do 5.º ano dos cursos de licenciatura em ensino da Universidade dos Açores. Os dados aqui apresentados são resultantes de um estudo desenvolvido em 1998, que elegeu como objectivos: caracterizar pessoal e profissionalmente os docentes que no referido período desempenharam funções de supervisores nas escolas de acolhimento dos estágios na Região Açores; compreender o seu pensamento e concepções no que concerne a aspectos relevantes para a supervisão; e analisar as suas práticas, delas colhendo informação sobre os estilos supervisivos mais divulgados nesta Região Autónoma.ABSTRACT: This paper aims at characterising the supervisory practices in schools of the Azores between the school years 1992/93 and 1997/98 in the context of the Initial Teacher Education Courses (ITEC) of the University of the Azores. The data presented are the result of an investigation developed in 1998 with the following objectives: to characterise, both personally and professionally, the teachers who worked as supervisors in the schools where ITEC was taking place; to understand their beliefs and thoughts in key areas of supervision; to analyse their practices in order to identify the prevailing supervisory styles in the Azorean Autonomous Region.RÉSUMÉ: Cet article prétend caractériser les pratiques de supervision de stage développées dans les écoles de la Région Autonome des Açores entre les années scolaires de 1992/93 et de 1997/98 dans le cadre de la cinquième année des Maîtrises en enseignement de l’Université des Açores. Les données présentées ici résultent d’une étude développée en 1998, laquelle a élu comme objectives: caractériser personnel et professionnellement les enseignants que dans la période citée ont exercé des fonctions de superviseurs de stage dans les écoles d’accueil de la Région des Açores; comprendre leurs formes de penser et leurs conceptions dans les aspects en question dans le contexte de l’étude; et analyser aussi leurs pratiques, permettant de retirer de celles-ci de l’information sur les styles de supervision les plus répandus dans cette Région Autonome.Universidade dos AçoresRepositório da Universidade dos AçoresMira Leal, Susana2010-04-22T10:40:16Z20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/480por"ARQUIPÉLAGO. Ciências da Educação". ISSN 0873-8165. Nº. 5 (2004): 209-2370873-8165info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:27:43Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/480Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:24.752022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilos e práticas de supervisão na formação inicial de professores na Região Autónoma dos Açores
Initial teacher education supervisory styles and practices in the Azorean Autonomous Region
Styles et pratiques de supervision dans la formation initiale de professeurs dans la Région Autonome des Açores
title Estilos e práticas de supervisão na formação inicial de professores na Região Autónoma dos Açores
spellingShingle Estilos e práticas de supervisão na formação inicial de professores na Região Autónoma dos Açores
Mira Leal, Susana
Formação Inicial de Professores
Práticas de Supervisão
Supervisão Pedagógica
Supervisory Practices
title_short Estilos e práticas de supervisão na formação inicial de professores na Região Autónoma dos Açores
title_full Estilos e práticas de supervisão na formação inicial de professores na Região Autónoma dos Açores
title_fullStr Estilos e práticas de supervisão na formação inicial de professores na Região Autónoma dos Açores
title_full_unstemmed Estilos e práticas de supervisão na formação inicial de professores na Região Autónoma dos Açores
title_sort Estilos e práticas de supervisão na formação inicial de professores na Região Autónoma dos Açores
author Mira Leal, Susana
author_facet Mira Leal, Susana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Mira Leal, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial de Professores
Práticas de Supervisão
Supervisão Pedagógica
Supervisory Practices
topic Formação Inicial de Professores
Práticas de Supervisão
Supervisão Pedagógica
Supervisory Practices
description Este artigo pretende caracterizar as práticas de supervisão desenvolvidas nas escolas da Região Autónoma dos Açores entre os anos lectivos de 1992/93 e 1997/98, no contexto do 5.º ano dos cursos de licenciatura em ensino da Universidade dos Açores. Os dados aqui apresentados são resultantes de um estudo desenvolvido em 1998, que elegeu como objectivos: caracterizar pessoal e profissionalmente os docentes que no referido período desempenharam funções de supervisores nas escolas de acolhimento dos estágios na Região Açores; compreender o seu pensamento e concepções no que concerne a aspectos relevantes para a supervisão; e analisar as suas práticas, delas colhendo informação sobre os estilos supervisivos mais divulgados nesta Região Autónoma.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-01-01T00:00:00Z
2010-04-22T10:40:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/480
url http://hdl.handle.net/10400.3/480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "ARQUIPÉLAGO. Ciências da Educação". ISSN 0873-8165. Nº. 5 (2004): 209-237
0873-8165
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade dos Açores
publisher.none.fl_str_mv Universidade dos Açores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130679459446784