Fracasso escolar: visão de professores das séries iniciais : do ensino fundamental da cidade de Cajazeiras PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Geneluza Dias de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1183
Resumo: O fracasso escolar tem seu enraizamento na implantação de um sistema público de ensino na década de 1920, a qual exerceu decisiva influência sobre os rumos da educação no país nos anos subseqüentes. Embora tenha sido apenas a partir dos anos trinta que o crescimento de uma rede pública de ensino se tornou realidade com o advento do processo de urbanização e industrialização. Tal rede de ensino se orientou pela perspectiva do ideário da Escola Nova. A finalidade deste estudo tem como foco investigar o fracasso escolar a partir da visão de professores dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas municipais da cidade de Cajazeiras - PB. Neste contexto, os sujeitos estudados foram os professores dos anos iniciais de escolas públicas, situadas na citada localidade. Utilizou-se como fundamentação metodológica, a abordagem qualitativa. Para tanto, os dados foram analisados mediante embasamento teórico contemplando a interlocução com Laurence Bardin (2004) e pelo software Alceste (REINERT1990). Os resultados demonstram que, na construção da visão do professor, as referências mais apontadas como responsáveis diretos pela produção desse fenômeno dentro da escola, foram os alunos e a família.
id RCAP_ab4ebcfa613109f8b7eb4981255a2912
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1183
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fracasso escolar: visão de professores das séries iniciais : do ensino fundamental da cidade de Cajazeiras PBFAMÍLIAINSUCESSO ESCOLARBRASILMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOALUNOSFAMILYSCHOOL FAILUREBRAZILFAMILYEDUCATIONSTUDENTSO fracasso escolar tem seu enraizamento na implantação de um sistema público de ensino na década de 1920, a qual exerceu decisiva influência sobre os rumos da educação no país nos anos subseqüentes. Embora tenha sido apenas a partir dos anos trinta que o crescimento de uma rede pública de ensino se tornou realidade com o advento do processo de urbanização e industrialização. Tal rede de ensino se orientou pela perspectiva do ideário da Escola Nova. A finalidade deste estudo tem como foco investigar o fracasso escolar a partir da visão de professores dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas municipais da cidade de Cajazeiras - PB. Neste contexto, os sujeitos estudados foram os professores dos anos iniciais de escolas públicas, situadas na citada localidade. Utilizou-se como fundamentação metodológica, a abordagem qualitativa. Para tanto, os dados foram analisados mediante embasamento teórico contemplando a interlocução com Laurence Bardin (2004) e pelo software Alceste (REINERT1990). Os resultados demonstram que, na construção da visão do professor, as referências mais apontadas como responsáveis diretos pela produção desse fenômeno dentro da escola, foram os alunos e a família.The school failure has its roots in the implantation of a public system of teaching in the 1920 decade, which has carried out a decisive influence about on the routes of education in the country in subsequent years. Although it has been the Thirties that the growing of a public education system has become reality with the advent of the urbanization and industrialization process. Such net of teaching has been guided by the perspective of the New School. The purpose of this study has a focus to investigate the view of teachers of the beginning years of the elementary school of municipal district of Cajazeiras, about the school failure. In this context the studied subjects were the teachers of the beginning year of public schools, situated in this city. It has been utilized as methodological grounding, the qualitative approach, the data were analyzed by means of theoretical basement contemplating the interlocution with Laurence Bardin (2004) and by the software Alceste Reinert (1990).The results showed that, in the construction of teacher’s view, the most representative references were the students and your families as the main cause of school failure.2011-05-18T19:38:05Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1183porLira, Geneluza Dias deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:41Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:24.818654Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fracasso escolar: visão de professores das séries iniciais : do ensino fundamental da cidade de Cajazeiras PB
title Fracasso escolar: visão de professores das séries iniciais : do ensino fundamental da cidade de Cajazeiras PB
spellingShingle Fracasso escolar: visão de professores das séries iniciais : do ensino fundamental da cidade de Cajazeiras PB
Lira, Geneluza Dias de
FAMÍLIA
INSUCESSO ESCOLAR
BRASIL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ALUNOS
FAMILY
SCHOOL FAILURE
BRAZIL
FAMILY
EDUCATION
STUDENTS
title_short Fracasso escolar: visão de professores das séries iniciais : do ensino fundamental da cidade de Cajazeiras PB
title_full Fracasso escolar: visão de professores das séries iniciais : do ensino fundamental da cidade de Cajazeiras PB
title_fullStr Fracasso escolar: visão de professores das séries iniciais : do ensino fundamental da cidade de Cajazeiras PB
title_full_unstemmed Fracasso escolar: visão de professores das séries iniciais : do ensino fundamental da cidade de Cajazeiras PB
title_sort Fracasso escolar: visão de professores das séries iniciais : do ensino fundamental da cidade de Cajazeiras PB
author Lira, Geneluza Dias de
author_facet Lira, Geneluza Dias de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lira, Geneluza Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv FAMÍLIA
INSUCESSO ESCOLAR
BRASIL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ALUNOS
FAMILY
SCHOOL FAILURE
BRAZIL
FAMILY
EDUCATION
STUDENTS
topic FAMÍLIA
INSUCESSO ESCOLAR
BRASIL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ALUNOS
FAMILY
SCHOOL FAILURE
BRAZIL
FAMILY
EDUCATION
STUDENTS
description O fracasso escolar tem seu enraizamento na implantação de um sistema público de ensino na década de 1920, a qual exerceu decisiva influência sobre os rumos da educação no país nos anos subseqüentes. Embora tenha sido apenas a partir dos anos trinta que o crescimento de uma rede pública de ensino se tornou realidade com o advento do processo de urbanização e industrialização. Tal rede de ensino se orientou pela perspectiva do ideário da Escola Nova. A finalidade deste estudo tem como foco investigar o fracasso escolar a partir da visão de professores dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas municipais da cidade de Cajazeiras - PB. Neste contexto, os sujeitos estudados foram os professores dos anos iniciais de escolas públicas, situadas na citada localidade. Utilizou-se como fundamentação metodológica, a abordagem qualitativa. Para tanto, os dados foram analisados mediante embasamento teórico contemplando a interlocução com Laurence Bardin (2004) e pelo software Alceste (REINERT1990). Os resultados demonstram que, na construção da visão do professor, as referências mais apontadas como responsáveis diretos pela produção desse fenômeno dentro da escola, foram os alunos e a família.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2011-05-18T19:38:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1183
url http://hdl.handle.net/10437/1183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131230738841600