A relação literária dos leitores e as Humanidades Públicas. Reflexões a partir de um livro-álbum para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cláudia Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/35883
https://doi.org/10.18617/liinc.v19i1.6297
Resumo: O texto que se apresenta é uma reflexão que parte da análise de um livro-álbum editado a pensar num pré-leitor, A Manta. Uma história aos quadradinhos (de tecido) (Martins e Kono 2010), em que o tema da leitura de objetos se relaciona com a iniciação à leitura literária e dela beneficiando. Indo ao encontro da temática do presente dossiê, o espaço cultural em que a biblioteca pública tem por missão construir-se e que, não uniformemente, pratica como espaço de convívio entre pessoas e livros em que estes são, simultaneamente, trampolins e alvos, modificou-se durante os dois períodos de confinamento entre 2020 e 2021. O contacto com o livro enquanto objeto manipulável que facilita a aproximação ao ato de ler em consonância com a linguagem visual que a arquitetura dos livros infantis contempla com especial cuidado, parece ter obrigado a regressar à audição como sentido primeiro para estes pré-leitores. A nossa leitura deste livro-álbum infantil é um exercício-modelo, que poderá replicar-se em sessões que vão ao encontro das metodologias das Humanidades Públicas, em que, não nos distraindo com o que o texto literário evoca ou sugere, nos fará a ele voltar para nos focarmos no plano que nele nos interessa. No presente caso, foi a atenção dada às histórias sobre ausências várias, que os objetos trazem consigo e que a leitura da literatura presentifica, mesmo na ausência do livro.
id RCAP_3bec13531fe0323f9cc15f24585af336
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/35883
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação literária dos leitores e as Humanidades Públicas. Reflexões a partir de um livro-álbum para criançasLivro-Álbum InfantilLiteratura para a Infância Portuguesa ContemporâneaIsabel Minhós MartinsLeitura LiteráriaHumanidades PúblicasO texto que se apresenta é uma reflexão que parte da análise de um livro-álbum editado a pensar num pré-leitor, A Manta. Uma história aos quadradinhos (de tecido) (Martins e Kono 2010), em que o tema da leitura de objetos se relaciona com a iniciação à leitura literária e dela beneficiando. Indo ao encontro da temática do presente dossiê, o espaço cultural em que a biblioteca pública tem por missão construir-se e que, não uniformemente, pratica como espaço de convívio entre pessoas e livros em que estes são, simultaneamente, trampolins e alvos, modificou-se durante os dois períodos de confinamento entre 2020 e 2021. O contacto com o livro enquanto objeto manipulável que facilita a aproximação ao ato de ler em consonância com a linguagem visual que a arquitetura dos livros infantis contempla com especial cuidado, parece ter obrigado a regressar à audição como sentido primeiro para estes pré-leitores. A nossa leitura deste livro-álbum infantil é um exercício-modelo, que poderá replicar-se em sessões que vão ao encontro das metodologias das Humanidades Públicas, em que, não nos distraindo com o que o texto literário evoca ou sugere, nos fará a ele voltar para nos focarmos no plano que nele nos interessa. No presente caso, foi a atenção dada às histórias sobre ausências várias, que os objetos trazem consigo e que a leitura da literatura presentifica, mesmo na ausência do livro.Liinc Em Revista2024-01-08T11:52:01Z2024-01-082023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/35883http://hdl.handle.net/10174/35883https://doi.org/10.18617/liinc.v19i1.6297porPEREIRA, Cláudia Sousa(2023). «A relação literária dos leitores e as Humanidades Públicas. Reflexões a partir de um livro-álbum para crianças» in Liinc Em Revista, 19(1), e6297. doi:10.18617/liinc.v19i1.6297https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6297cpereira@uevora.ptPereira, Cláudia Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-09T01:47:26Zoai:dspace.uevora.pt:10174/35883Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:30:56.377880Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação literária dos leitores e as Humanidades Públicas. Reflexões a partir de um livro-álbum para crianças
title A relação literária dos leitores e as Humanidades Públicas. Reflexões a partir de um livro-álbum para crianças
spellingShingle A relação literária dos leitores e as Humanidades Públicas. Reflexões a partir de um livro-álbum para crianças
Pereira, Cláudia Sousa
Livro-Álbum Infantil
Literatura para a Infância Portuguesa Contemporânea
Isabel Minhós Martins
Leitura Literária
Humanidades Públicas
title_short A relação literária dos leitores e as Humanidades Públicas. Reflexões a partir de um livro-álbum para crianças
title_full A relação literária dos leitores e as Humanidades Públicas. Reflexões a partir de um livro-álbum para crianças
title_fullStr A relação literária dos leitores e as Humanidades Públicas. Reflexões a partir de um livro-álbum para crianças
title_full_unstemmed A relação literária dos leitores e as Humanidades Públicas. Reflexões a partir de um livro-álbum para crianças
title_sort A relação literária dos leitores e as Humanidades Públicas. Reflexões a partir de um livro-álbum para crianças
author Pereira, Cláudia Sousa
author_facet Pereira, Cláudia Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cláudia Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Livro-Álbum Infantil
Literatura para a Infância Portuguesa Contemporânea
Isabel Minhós Martins
Leitura Literária
Humanidades Públicas
topic Livro-Álbum Infantil
Literatura para a Infância Portuguesa Contemporânea
Isabel Minhós Martins
Leitura Literária
Humanidades Públicas
description O texto que se apresenta é uma reflexão que parte da análise de um livro-álbum editado a pensar num pré-leitor, A Manta. Uma história aos quadradinhos (de tecido) (Martins e Kono 2010), em que o tema da leitura de objetos se relaciona com a iniciação à leitura literária e dela beneficiando. Indo ao encontro da temática do presente dossiê, o espaço cultural em que a biblioteca pública tem por missão construir-se e que, não uniformemente, pratica como espaço de convívio entre pessoas e livros em que estes são, simultaneamente, trampolins e alvos, modificou-se durante os dois períodos de confinamento entre 2020 e 2021. O contacto com o livro enquanto objeto manipulável que facilita a aproximação ao ato de ler em consonância com a linguagem visual que a arquitetura dos livros infantis contempla com especial cuidado, parece ter obrigado a regressar à audição como sentido primeiro para estes pré-leitores. A nossa leitura deste livro-álbum infantil é um exercício-modelo, que poderá replicar-se em sessões que vão ao encontro das metodologias das Humanidades Públicas, em que, não nos distraindo com o que o texto literário evoca ou sugere, nos fará a ele voltar para nos focarmos no plano que nele nos interessa. No presente caso, foi a atenção dada às histórias sobre ausências várias, que os objetos trazem consigo e que a leitura da literatura presentifica, mesmo na ausência do livro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-08T11:52:01Z
2024-01-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/35883
http://hdl.handle.net/10174/35883
https://doi.org/10.18617/liinc.v19i1.6297
url http://hdl.handle.net/10174/35883
https://doi.org/10.18617/liinc.v19i1.6297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PEREIRA, Cláudia Sousa(2023). «A relação literária dos leitores e as Humanidades Públicas. Reflexões a partir de um livro-álbum para crianças» in Liinc Em Revista, 19(1), e6297. doi:10.18617/liinc.v19i1.6297
https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6297
cpereira@uevora.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Liinc Em Revista
publisher.none.fl_str_mv Liinc Em Revista
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136791229366272