Um Estudo da Aprendizagem Cooperativa, Fora da Sala de Aula, Numa Abordagem Etnográfica: uma Inovação Pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Maria do Socorro Furtado Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5464
Resumo: A pesquisa tem por objetivo investigar a existência de inovação pedagógica na aprendizagem cooperativa dos alunos-bolsistas da Universidade Federal do Ceará (UFC) que fazem parte do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE). A pesquisa aconteceu no período de novembro/2014 a novembro/2015, e que tem base qualitativa. No processo de triangulação utilizamos análise documental, observação direta e diário de bordo. 20 (vinte) discentes participaram da pesquisa. Sendo 10 (dez) do sexo masculino e 10 (dez) do sexo feminino. Os mesmos foram identificados com a sigla AB (alunos-bolsistas) seguido de numeração crescente começando pelo número 01. Os dados foram analisados conforme o que foi registrado no diário de bordo, bem como relatos de falas dos próprios estudantes. Construímos quadros para uma melhor observação das falas dos estudantes e suas visões não só sobre aprendizagem cooperativa, mas também sobre pertencimento, mudança, competência social entre outros. Desta forma, concluiu-se que a construção do conhecimento dentro da aprendizagem cooperativa que ocorre na instituição favorece, e muito, o vivenciar de uma inovação pedagógica, na qual o alunado é levado a tomar ciência de si e do outro, ao mesmo tempo em que colabora para um protagonismo desses sujeitos.
id RCAP_3bf114eb66619e7d5da585659fc6cf1d
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/5464
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um Estudo da Aprendizagem Cooperativa, Fora da Sala de Aula, Numa Abordagem Etnográfica: uma Inovação PedagógicaAprendizagem cooperativaConhecimentoInovação pedagógicaProtagonismoCooperative learningPedagogical innovationKnowledgeProtagonismCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA pesquisa tem por objetivo investigar a existência de inovação pedagógica na aprendizagem cooperativa dos alunos-bolsistas da Universidade Federal do Ceará (UFC) que fazem parte do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE). A pesquisa aconteceu no período de novembro/2014 a novembro/2015, e que tem base qualitativa. No processo de triangulação utilizamos análise documental, observação direta e diário de bordo. 20 (vinte) discentes participaram da pesquisa. Sendo 10 (dez) do sexo masculino e 10 (dez) do sexo feminino. Os mesmos foram identificados com a sigla AB (alunos-bolsistas) seguido de numeração crescente começando pelo número 01. Os dados foram analisados conforme o que foi registrado no diário de bordo, bem como relatos de falas dos próprios estudantes. Construímos quadros para uma melhor observação das falas dos estudantes e suas visões não só sobre aprendizagem cooperativa, mas também sobre pertencimento, mudança, competência social entre outros. Desta forma, concluiu-se que a construção do conhecimento dentro da aprendizagem cooperativa que ocorre na instituição favorece, e muito, o vivenciar de uma inovação pedagógica, na qual o alunado é levado a tomar ciência de si e do outro, ao mesmo tempo em que colabora para um protagonismo desses sujeitos.The research aims to investigate the existence of pedagogical innovation in the cooperative learning of scholarship students from the Federal University of Ceará (UFC) who are part of the Cooperative Learning Program in Student Cells (PACCE). The research took place from November/2014 to November/2015, and has a qualitative basis. In the triangulation process we use document analysis, direct observation and logbook. 20 (twenty) students participated in the research. 10 (ten) were male and 10 (ten) were female. They were identified with the acronym AB (scholarship students) followed by an increasing number starting with the number 01. The data were analyzed according to what was recorded in the logbook, as well as reports of the students' speeches. We build tables for a better observation of the students' speeches and their views not only on cooperative learning, but also on belonging, change, social competence, among others. Thus, it was concluded that the construction of knowledge within the cooperative learning that occurs in the institution favors, quite a lot, the experience of a pedagogical innovation, in which the students are led to become aware of themselves and of the other, at the same time. that contributes to the protagonism of these subjects.Fino, Carlos NogueiraBento, António Maria VelosoArruda, Ailton dos SantosDigitUMaSilveira, Maria do Socorro Furtado Silva2024-01-09T10:33:37Z2021-05-032021-05-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5464TID:203446933porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T07:14:11Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5464Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:27.253852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um Estudo da Aprendizagem Cooperativa, Fora da Sala de Aula, Numa Abordagem Etnográfica: uma Inovação Pedagógica
title Um Estudo da Aprendizagem Cooperativa, Fora da Sala de Aula, Numa Abordagem Etnográfica: uma Inovação Pedagógica
spellingShingle Um Estudo da Aprendizagem Cooperativa, Fora da Sala de Aula, Numa Abordagem Etnográfica: uma Inovação Pedagógica
Silveira, Maria do Socorro Furtado Silva
Aprendizagem cooperativa
Conhecimento
Inovação pedagógica
Protagonismo
Cooperative learning
Pedagogical innovation
Knowledge
Protagonism
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Um Estudo da Aprendizagem Cooperativa, Fora da Sala de Aula, Numa Abordagem Etnográfica: uma Inovação Pedagógica
title_full Um Estudo da Aprendizagem Cooperativa, Fora da Sala de Aula, Numa Abordagem Etnográfica: uma Inovação Pedagógica
title_fullStr Um Estudo da Aprendizagem Cooperativa, Fora da Sala de Aula, Numa Abordagem Etnográfica: uma Inovação Pedagógica
title_full_unstemmed Um Estudo da Aprendizagem Cooperativa, Fora da Sala de Aula, Numa Abordagem Etnográfica: uma Inovação Pedagógica
title_sort Um Estudo da Aprendizagem Cooperativa, Fora da Sala de Aula, Numa Abordagem Etnográfica: uma Inovação Pedagógica
author Silveira, Maria do Socorro Furtado Silva
author_facet Silveira, Maria do Socorro Furtado Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fino, Carlos Nogueira
Bento, António Maria Veloso
Arruda, Ailton dos Santos
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Maria do Socorro Furtado Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Conhecimento
Inovação pedagógica
Protagonismo
Cooperative learning
Pedagogical innovation
Knowledge
Protagonism
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem cooperativa
Conhecimento
Inovação pedagógica
Protagonismo
Cooperative learning
Pedagogical innovation
Knowledge
Protagonism
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A pesquisa tem por objetivo investigar a existência de inovação pedagógica na aprendizagem cooperativa dos alunos-bolsistas da Universidade Federal do Ceará (UFC) que fazem parte do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE). A pesquisa aconteceu no período de novembro/2014 a novembro/2015, e que tem base qualitativa. No processo de triangulação utilizamos análise documental, observação direta e diário de bordo. 20 (vinte) discentes participaram da pesquisa. Sendo 10 (dez) do sexo masculino e 10 (dez) do sexo feminino. Os mesmos foram identificados com a sigla AB (alunos-bolsistas) seguido de numeração crescente começando pelo número 01. Os dados foram analisados conforme o que foi registrado no diário de bordo, bem como relatos de falas dos próprios estudantes. Construímos quadros para uma melhor observação das falas dos estudantes e suas visões não só sobre aprendizagem cooperativa, mas também sobre pertencimento, mudança, competência social entre outros. Desta forma, concluiu-se que a construção do conhecimento dentro da aprendizagem cooperativa que ocorre na instituição favorece, e muito, o vivenciar de uma inovação pedagógica, na qual o alunado é levado a tomar ciência de si e do outro, ao mesmo tempo em que colabora para um protagonismo desses sujeitos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-03
2021-05-03T00:00:00Z
2024-01-09T10:33:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/5464
TID:203446933
url http://hdl.handle.net/10400.13/5464
identifier_str_mv TID:203446933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136940739526656