Os debates televisivos e o discurso produzido nos jornais nas eleições presidenciais de 2011

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Isabel Costa da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/7753
Resumo: Este estudo aborda a comunicação política e o papel dos media em períodos eleitorais, especificamente no que diz respeito aos debates televisivos entre os candidatos às Eleições Presidenciais de 2011. Implícita está a ideia de que se, por um lado, a diversidade de conteúdos promove a diferenciação de informação disponível para os eleitores, por outro lado, a mensagem inicialmente transmitida nem sempre coincide com os conteúdos jornalísticos, fenómeno que decorre do processo de seleção e edição de informação. Identificados os temas abordados nos debates televisivos, numa primeira fase é feita uma análise quantitativa com o objetivo de verificar as opções tomadas por cada canal de televisão (RTP1, SIC e TVI) na condução desses mesmos debates. Numa segunda fase, são analisados os jornais publicados nos dias que se seguiram aos debates, com o intuito de verificar se os temas mais abordados nos debates são, ou não, os que mais destaque obtêm nos meios de comunicação social impressos. Esta pesquisa pretende contribuir para a compreensão do relacionamento entre políticos no ativo e os meios de comunicação (através dos jornalistas), veículos de transmissão da mensagem política.
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