Os debates televisivos e o discurso produzido nos jornais nas eleições presidenciais de 2011
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/7753 |
Resumo: | Este estudo aborda a comunicação política e o papel dos media em períodos eleitorais, especificamente no que diz respeito aos debates televisivos entre os candidatos às Eleições Presidenciais de 2011. Implícita está a ideia de que se, por um lado, a diversidade de conteúdos promove a diferenciação de informação disponível para os eleitores, por outro lado, a mensagem inicialmente transmitida nem sempre coincide com os conteúdos jornalísticos, fenómeno que decorre do processo de seleção e edição de informação. Identificados os temas abordados nos debates televisivos, numa primeira fase é feita uma análise quantitativa com o objetivo de verificar as opções tomadas por cada canal de televisão (RTP1, SIC e TVI) na condução desses mesmos debates. Numa segunda fase, são analisados os jornais publicados nos dias que se seguiram aos debates, com o intuito de verificar se os temas mais abordados nos debates são, ou não, os que mais destaque obtêm nos meios de comunicação social impressos. Esta pesquisa pretende contribuir para a compreensão do relacionamento entre políticos no ativo e os meios de comunicação (através dos jornalistas), veículos de transmissão da mensagem política. |
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Os debates televisivos e o discurso produzido nos jornais nas eleições presidenciais de 2011Comunicação políticaMediaPeríodos eleitoraisDebates televisivos polítivosOpções editoriaisMeios de comunicaçãoEleitoresPolitical communicationElectoral momentsTelevised political debateEditorial optionsMass communicationVotersEste estudo aborda a comunicação política e o papel dos media em períodos eleitorais, especificamente no que diz respeito aos debates televisivos entre os candidatos às Eleições Presidenciais de 2011. Implícita está a ideia de que se, por um lado, a diversidade de conteúdos promove a diferenciação de informação disponível para os eleitores, por outro lado, a mensagem inicialmente transmitida nem sempre coincide com os conteúdos jornalísticos, fenómeno que decorre do processo de seleção e edição de informação. Identificados os temas abordados nos debates televisivos, numa primeira fase é feita uma análise quantitativa com o objetivo de verificar as opções tomadas por cada canal de televisão (RTP1, SIC e TVI) na condução desses mesmos debates. Numa segunda fase, são analisados os jornais publicados nos dias que se seguiram aos debates, com o intuito de verificar se os temas mais abordados nos debates são, ou não, os que mais destaque obtêm nos meios de comunicação social impressos. Esta pesquisa pretende contribuir para a compreensão do relacionamento entre políticos no ativo e os meios de comunicação (através dos jornalistas), veículos de transmissão da mensagem política.This study is about political communication and the role of the media in electoral periods, more specifically about the televised debates between candidates for Presidencial Elections in 2011. The idea that is implicit is that on the one hand, the diversity of content promotes differentiation of information available to voters; on the other hand, the message originally transmitted does not always coincide with the news content, a phenomenon which results from the selection and edition of information. Identifiedthe topics coveredintelevised debates, initially a quantitative analysisis madein order toverifythe choices madebyeach TV channel(RTP1, SICandTVI) in the conductof thosedebates. In a second step, we analyze the newspublishedin the daysthat followed thedebates, in order toverify whether themost discussedtopicsin the debatesare, or not,togetmore prominencein themediaprinted. This research intends to contribute to the relationship between the politicians and the mass communication (through the jornalists), as a transmission vehicle of political message.2014-09-11T15:19:58Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/7753TID:201009420porSilva, Ana Isabel Costa dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:48:35Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:23:44.008356Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este estudo aborda a comunicação política e o papel dos media em períodos eleitorais, especificamente no que diz respeito aos debates televisivos entre os candidatos às Eleições Presidenciais de 2011. Implícita está a ideia de que se, por um lado, a diversidade de conteúdos promove a diferenciação de informação disponível para os eleitores, por outro lado, a mensagem inicialmente transmitida nem sempre coincide com os conteúdos jornalísticos, fenómeno que decorre do processo de seleção e edição de informação. Identificados os temas abordados nos debates televisivos, numa primeira fase é feita uma análise quantitativa com o objetivo de verificar as opções tomadas por cada canal de televisão (RTP1, SIC e TVI) na condução desses mesmos debates. Numa segunda fase, são analisados os jornais publicados nos dias que se seguiram aos debates, com o intuito de verificar se os temas mais abordados nos debates são, ou não, os que mais destaque obtêm nos meios de comunicação social impressos. Esta pesquisa pretende contribuir para a compreensão do relacionamento entre políticos no ativo e os meios de comunicação (através dos jornalistas), veículos de transmissão da mensagem política. |
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