A difícil tarefa de comunicar problemas filosóficos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/20106 |
Resumo: | Esta dissertação é um relatório em duplo sentido: por um lado, relata a Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S) que foi realizada no ano letivo de 2015/2016 na Escola Secundária de Miraflores e, por outro, relata os estudos acerca da especificidade do ensino da filosofia que foram feitos no contexto desse Estágio e da inquietação do início da vida de um professor de filosofia. Com este trabalho pretende-se, ainda, mostrar como um conjunto de reflexões acerca da possibilidade de ensinar e comunicar filosofia e os seus problemas – que resultam da leitura e estudo de textos desde Aristóteles até Kierkegaard – se manifestaram na prática do ensino. |
id |
RCAP_3c1699a531371284957c445eda02c488 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/20106 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A difícil tarefa de comunicar problemas filosóficosEstágioFilosofiaEnsinoTeachingPhilosophyInternshipDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEsta dissertação é um relatório em duplo sentido: por um lado, relata a Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S) que foi realizada no ano letivo de 2015/2016 na Escola Secundária de Miraflores e, por outro, relata os estudos acerca da especificidade do ensino da filosofia que foram feitos no contexto desse Estágio e da inquietação do início da vida de um professor de filosofia. Com este trabalho pretende-se, ainda, mostrar como um conjunto de reflexões acerca da possibilidade de ensinar e comunicar filosofia e os seus problemas – que resultam da leitura e estudo de textos desde Aristóteles até Kierkegaard – se manifestaram na prática do ensino.This dissertation is a report in a double sense: firstly, reports on the Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.) that occurred during the school year of 2015/2016 in Escola Secundária de Miraflores and, secondly, reports on the studies about the philosophy’s teaching specificity that were made in the context of that internship and of the inquietude that comes along with the beginning of a philosophy teacher’s life. With this work one wishes to present how a set of reflections on the possibility of teaching and communicating philosophy and its problems – that resulted from readings and text study of authors from Aristotle to Kierkegaard – manifested itself in the praxis of teaching.Bernardo, Luís Manuel Aires VenturaRUNCardoso, Vasco Maria Palma Coelho Cordovil2017-02-20T15:20:43Z2016-11-252016-10-072016-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20106TID:201547805porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:24:46Zoai:run.unl.pt:10362/20106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:24:46Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A difícil tarefa de comunicar problemas filosóficos |
title |
A difícil tarefa de comunicar problemas filosóficos |
spellingShingle |
A difícil tarefa de comunicar problemas filosóficos Cardoso, Vasco Maria Palma Coelho Cordovil Estágio Filosofia Ensino Teaching Philosophy Internship Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
A difícil tarefa de comunicar problemas filosóficos |
title_full |
A difícil tarefa de comunicar problemas filosóficos |
title_fullStr |
A difícil tarefa de comunicar problemas filosóficos |
title_full_unstemmed |
A difícil tarefa de comunicar problemas filosóficos |
title_sort |
A difícil tarefa de comunicar problemas filosóficos |
author |
Cardoso, Vasco Maria Palma Coelho Cordovil |
author_facet |
Cardoso, Vasco Maria Palma Coelho Cordovil |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bernardo, Luís Manuel Aires Ventura RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Vasco Maria Palma Coelho Cordovil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Filosofia Ensino Teaching Philosophy Internship Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Estágio Filosofia Ensino Teaching Philosophy Internship Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
Esta dissertação é um relatório em duplo sentido: por um lado, relata a Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S) que foi realizada no ano letivo de 2015/2016 na Escola Secundária de Miraflores e, por outro, relata os estudos acerca da especificidade do ensino da filosofia que foram feitos no contexto desse Estágio e da inquietação do início da vida de um professor de filosofia. Com este trabalho pretende-se, ainda, mostrar como um conjunto de reflexões acerca da possibilidade de ensinar e comunicar filosofia e os seus problemas – que resultam da leitura e estudo de textos desde Aristóteles até Kierkegaard – se manifestaram na prática do ensino. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-25 2016-10-07 2016-11-25T00:00:00Z 2017-02-20T15:20:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/20106 TID:201547805 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/20106 |
identifier_str_mv |
TID:201547805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545580380946432 |