A difícil tarefa de comunicar problemas filosóficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Vasco Maria Palma Coelho Cordovil
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20106
Resumo: Esta dissertação é um relatório em duplo sentido: por um lado, relata a Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S) que foi realizada no ano letivo de 2015/2016 na Escola Secundária de Miraflores e, por outro, relata os estudos acerca da especificidade do ensino da filosofia que foram feitos no contexto desse Estágio e da inquietação do início da vida de um professor de filosofia. Com este trabalho pretende-se, ainda, mostrar como um conjunto de reflexões acerca da possibilidade de ensinar e comunicar filosofia e os seus problemas – que resultam da leitura e estudo de textos desde Aristóteles até Kierkegaard – se manifestaram na prática do ensino.
id RCAP_3c1699a531371284957c445eda02c488
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/20106
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A difícil tarefa de comunicar problemas filosóficosEstágioFilosofiaEnsinoTeachingPhilosophyInternshipDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEsta dissertação é um relatório em duplo sentido: por um lado, relata a Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S) que foi realizada no ano letivo de 2015/2016 na Escola Secundária de Miraflores e, por outro, relata os estudos acerca da especificidade do ensino da filosofia que foram feitos no contexto desse Estágio e da inquietação do início da vida de um professor de filosofia. Com este trabalho pretende-se, ainda, mostrar como um conjunto de reflexões acerca da possibilidade de ensinar e comunicar filosofia e os seus problemas – que resultam da leitura e estudo de textos desde Aristóteles até Kierkegaard – se manifestaram na prática do ensino.This dissertation is a report in a double sense: firstly, reports on the Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.) that occurred during the school year of 2015/2016 in Escola Secundária de Miraflores and, secondly, reports on the studies about the philosophy’s teaching specificity that were made in the context of that internship and of the inquietude that comes along with the beginning of a philosophy teacher’s life. With this work one wishes to present how a set of reflections on the possibility of teaching and communicating philosophy and its problems – that resulted from readings and text study of authors from Aristotle to Kierkegaard – manifested itself in the praxis of teaching.Bernardo, Luís Manuel Aires VenturaRUNCardoso, Vasco Maria Palma Coelho Cordovil2017-02-20T15:20:43Z2016-11-252016-10-072016-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20106TID:201547805porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:03:11Zoai:run.unl.pt:10362/20106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:57.964121Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A difícil tarefa de comunicar problemas filosóficos
title A difícil tarefa de comunicar problemas filosóficos
spellingShingle A difícil tarefa de comunicar problemas filosóficos
Cardoso, Vasco Maria Palma Coelho Cordovil
Estágio
Filosofia
Ensino
Teaching
Philosophy
Internship
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short A difícil tarefa de comunicar problemas filosóficos
title_full A difícil tarefa de comunicar problemas filosóficos
title_fullStr A difícil tarefa de comunicar problemas filosóficos
title_full_unstemmed A difícil tarefa de comunicar problemas filosóficos
title_sort A difícil tarefa de comunicar problemas filosóficos
author Cardoso, Vasco Maria Palma Coelho Cordovil
author_facet Cardoso, Vasco Maria Palma Coelho Cordovil
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bernardo, Luís Manuel Aires Ventura
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Vasco Maria Palma Coelho Cordovil
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Filosofia
Ensino
Teaching
Philosophy
Internship
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Estágio
Filosofia
Ensino
Teaching
Philosophy
Internship
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Esta dissertação é um relatório em duplo sentido: por um lado, relata a Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S) que foi realizada no ano letivo de 2015/2016 na Escola Secundária de Miraflores e, por outro, relata os estudos acerca da especificidade do ensino da filosofia que foram feitos no contexto desse Estágio e da inquietação do início da vida de um professor de filosofia. Com este trabalho pretende-se, ainda, mostrar como um conjunto de reflexões acerca da possibilidade de ensinar e comunicar filosofia e os seus problemas – que resultam da leitura e estudo de textos desde Aristóteles até Kierkegaard – se manifestaram na prática do ensino.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-25
2016-10-07
2016-11-25T00:00:00Z
2017-02-20T15:20:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/20106
TID:201547805
url http://hdl.handle.net/10362/20106
identifier_str_mv TID:201547805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137890069905408