Potenciar o filosofar no ensino e aprendizagem da filosofia: uma experiência com alunos de Filosofia no 11º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sérgio Duarte Pereira Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/28752
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
id RCAP_6b15ef9f7b7a932b64cb211413ac0ff9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28752
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Potenciar o filosofar no ensino e aprendizagem da filosofia: uma experiência com alunos de Filosofia no 11º ano de escolaridadeRelatório de estágioFilosofiaDidática da filosofiaFilosofarInternship reportPhilosophyDidactics of philosophyPhilosophize19:372.819372.819:19Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino SecundárioO trabalho que se segue é o relatório de estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário relativo ao ano letivo de 2012/2013 com o título Potenciar o filosofar no ensino e aprendizagem da filosofia: uma experiência com alunos de Filosofia no 11º ano de escolaridade, que decorreu na Escola Secundária de Vilela, concelho de Paredes, distrito do Porto, que, como o título indica, se aplicou numa turma do 11º ano. Este relatório é composto por dois capítulos. No primeiro é apresentado o contexto em que decorreu o estágio assim como o plano geral de intervenção, decorrente do Projeto de Intervenção Pedagógica, através do qual se estabeleceram as questões de investigação e fixaram os objetivos. O segundo capítulo, o de desenvolvimento e avaliação da intervenção, divide-se em 5 partes: primeiro, abordam-se as questões teóricas preliminares, com o foco na questão educativa central traduzida no dilema crítico vs. Conservador; segundo, define-se a natureza da filosofia como base essencial à definição de uma didática; terceiro, carateriza-se a didática da disciplina que decorre da natureza da filosofia que ficou estabelecida na parte anterior; quarto, estabelece-se e carateriza-se o método pelo qual se pretendeu colocar em prática a tese central do relatório e que dá título ao mesmo, Potenciar o filosofar no ensino e aprendizagem da filosofia que, por sua vez, decorre das partes 2 e 3; quinto, descrevem-se detalhadamente as atividades que se realizaram na experiência de estágio e faz-se uma avaliação de toda a intervenção face ao contexto teórico estabelecido nas partes anteriores e face aos objetivos estabelecidos no primeiro capítulo. O relatório fica completo com a introdução, conclusão, referências bibliográficas e anexos. A tese central deste relatório é a convicção de que é necessário potenciar o filosofar no ensino e aprendizagem da filosofia para seja possível a prática de uma didática verdadeiramente filosófica, articulando as caraterísticas de abertura, especulação e postura crítica com os conteúdos da filosofia.The following paper, the internship report of the Masters Degree in Philosophy Teaching in Secondary School relative to the school year of 2012/2013 with the title Enhance the philosophizing in teaching and learning of philosophy: an experiment with Philosophy students at the 11º grade that took place in Vilela Secondary School, county of Paredes, Oporto district, which, as the title indicates, applied to an 11º grade class. This paper comprises of two chapters. In the first it is presented the context in which the internship took place as well as the general intervention plan, following the Pedagogical Intervention Project, by which the research questions were established and the goals were set. The second chapter, the development and evaluation of the intervention, is divided in 5 parts: first, the preliminary questions are approached, with the focus on the central educational issue translated on the dilemma critical vs. conservative; second, the nature of philosophy is defined as an essential basis to the definition of a didacticism; third, the subject’s didacticism is characterized which stems from the nature of philosophy that was established in the previous part; fourth, it is established and characterized the method through which it was intended to put into practice the central thesis of the report and that gives it it’s title, Enhance the philosophizing in teaching and learning of philosophy which, by it’s turn, stems from the parts 2 and 3; fifth, the activities that were carried out in the internship experience are described in detail and an evaluation is made of the whole intervention against the theoretical context established in the previous parts and against the goals established in the first chapter. The report is completed with the introduction, conclusion, bibliographical references and attachments. The central thesis of this paper is the conviction that it is necessary to enhance the philosophizing in teaching and learning of philosophy in order to be possible to practice a truly philosophical didacticism, articulating the characteristics of openness, speculation and critical stance with the contents of philosophy.Manso, ArturUniversidade do MinhoFerreira, Sérgio Duarte Pereira Rodrigues20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/28752por201205572info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:25:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28752Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:43.009773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Potenciar o filosofar no ensino e aprendizagem da filosofia: uma experiência com alunos de Filosofia no 11º ano de escolaridade
title Potenciar o filosofar no ensino e aprendizagem da filosofia: uma experiência com alunos de Filosofia no 11º ano de escolaridade
spellingShingle Potenciar o filosofar no ensino e aprendizagem da filosofia: uma experiência com alunos de Filosofia no 11º ano de escolaridade
Ferreira, Sérgio Duarte Pereira Rodrigues
Relatório de estágio
Filosofia
Didática da filosofia
Filosofar
Internship report
Philosophy
Didactics of philosophy
Philosophize
19:372.819
372.819:19
title_short Potenciar o filosofar no ensino e aprendizagem da filosofia: uma experiência com alunos de Filosofia no 11º ano de escolaridade
title_full Potenciar o filosofar no ensino e aprendizagem da filosofia: uma experiência com alunos de Filosofia no 11º ano de escolaridade
title_fullStr Potenciar o filosofar no ensino e aprendizagem da filosofia: uma experiência com alunos de Filosofia no 11º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Potenciar o filosofar no ensino e aprendizagem da filosofia: uma experiência com alunos de Filosofia no 11º ano de escolaridade
title_sort Potenciar o filosofar no ensino e aprendizagem da filosofia: uma experiência com alunos de Filosofia no 11º ano de escolaridade
author Ferreira, Sérgio Duarte Pereira Rodrigues
author_facet Ferreira, Sérgio Duarte Pereira Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manso, Artur
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sérgio Duarte Pereira Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Relatório de estágio
Filosofia
Didática da filosofia
Filosofar
Internship report
Philosophy
Didactics of philosophy
Philosophize
19:372.819
372.819:19
topic Relatório de estágio
Filosofia
Didática da filosofia
Filosofar
Internship report
Philosophy
Didactics of philosophy
Philosophize
19:372.819
372.819:19
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/28752
url https://hdl.handle.net/1822/28752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201205572
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132856344117248