A planificação no processo de ensino e de aprendizagem na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vânia Filipa dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7433
Resumo: Planificar é um processo de tomada de decisões antes da ação pedagógica, mas visando-a. Com essas decisões didático-pedagógicas, o professor procura gerir o currículo formal, adaptando-o à realidade educativa em que trabalha. A planificação é um importante instrumento na organização da prática pedagógica, contribuindo para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. As decisões pré-ativas sobre conteúdos, objetivos, atividades e avaliação possibilitam organizar esse processo e dar mais segurança ao professor. O professor deve assumir uma postura reflexiva sobre o sucesso ou insucesso da sua ação pedagógica em cada aula, sendo a partir dessa reflexão que continuará a planificar as aulas seguintes. O ato de planificar encontra-se entre os aspetos mais relevantes do processo de ensino e aprendizagem, pelo que tem que ser uma competência que todos os professores têm que ter desenvolvida, quer em benefício da qualidade da sua prática de ensino e do seu desenvolvimento profissional, quer da aprendizagem dos alunos. Dada a relevância da planificação de aulas, no presente relatório de estágio, para além de apresentarmos e refletirmos sobre a prática de ensino na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, fazemos uma reflexão, sustentada teoricamente, sobre a nossa prática de planificação das aulas nos dois níveis de ensino.
id RCAP_3c1a9191960e9954e90d0d203f21ee73
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7433
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A planificação no processo de ensino e de aprendizagem na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoAulasPlanificaçãoEducação pré-escolarEnsino básico 1º cicloPlanificar é um processo de tomada de decisões antes da ação pedagógica, mas visando-a. Com essas decisões didático-pedagógicas, o professor procura gerir o currículo formal, adaptando-o à realidade educativa em que trabalha. A planificação é um importante instrumento na organização da prática pedagógica, contribuindo para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. As decisões pré-ativas sobre conteúdos, objetivos, atividades e avaliação possibilitam organizar esse processo e dar mais segurança ao professor. O professor deve assumir uma postura reflexiva sobre o sucesso ou insucesso da sua ação pedagógica em cada aula, sendo a partir dessa reflexão que continuará a planificar as aulas seguintes. O ato de planificar encontra-se entre os aspetos mais relevantes do processo de ensino e aprendizagem, pelo que tem que ser uma competência que todos os professores têm que ter desenvolvida, quer em benefício da qualidade da sua prática de ensino e do seu desenvolvimento profissional, quer da aprendizagem dos alunos. Dada a relevância da planificação de aulas, no presente relatório de estágio, para além de apresentarmos e refletirmos sobre a prática de ensino na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, fazemos uma reflexão, sustentada teoricamente, sobre a nossa prática de planificação das aulas nos dois níveis de ensino.Planning is a process of decision-making before the pedagogical action, but targeting it. With these didactic and pedagogical decisions, the teacher seeks to manage the formal curriculum, adapting it to the educational scenario in which he belongs. Planning is an important instrument in the organization of teaching practice, contributing to the success of the teaching and learning processes. Pre-active decisions about content, objectives, activities and evaluation make it possible to organize this process and give more security to the teacher. The teacher must take a reflective stance on the success or failure of their pedagogical action in each class, and from that reflection will continue to plan the following classes. The act of planning is one of the most important aspects on the teaching and learning process, so it has to be an ability that all teachers have to develop for a better quality of their teaching practice, their professional development and student learning. Given the importance of planning classes, this stage report, in addition to presenting and reflect on teaching practice in pre-school education and 1st cycle of basic education, we make a reflection, sustained theoretically about our practice planning of lessons in both levels of education.2017-03-21T11:18:07Z2017-03-21T00:00:00Z2017-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7433TID:201980312porSilva, Vânia Filipa dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:45:34Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7433Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:59.351164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A planificação no processo de ensino e de aprendizagem na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title A planificação no processo de ensino e de aprendizagem na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A planificação no processo de ensino e de aprendizagem na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Silva, Vânia Filipa dos Santos
Aulas
Planificação
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
title_short A planificação no processo de ensino e de aprendizagem na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_full A planificação no processo de ensino e de aprendizagem na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A planificação no processo de ensino e de aprendizagem na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A planificação no processo de ensino e de aprendizagem na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_sort A planificação no processo de ensino e de aprendizagem na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
author Silva, Vânia Filipa dos Santos
author_facet Silva, Vânia Filipa dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vânia Filipa dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Aulas
Planificação
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
topic Aulas
Planificação
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
description Planificar é um processo de tomada de decisões antes da ação pedagógica, mas visando-a. Com essas decisões didático-pedagógicas, o professor procura gerir o currículo formal, adaptando-o à realidade educativa em que trabalha. A planificação é um importante instrumento na organização da prática pedagógica, contribuindo para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. As decisões pré-ativas sobre conteúdos, objetivos, atividades e avaliação possibilitam organizar esse processo e dar mais segurança ao professor. O professor deve assumir uma postura reflexiva sobre o sucesso ou insucesso da sua ação pedagógica em cada aula, sendo a partir dessa reflexão que continuará a planificar as aulas seguintes. O ato de planificar encontra-se entre os aspetos mais relevantes do processo de ensino e aprendizagem, pelo que tem que ser uma competência que todos os professores têm que ter desenvolvida, quer em benefício da qualidade da sua prática de ensino e do seu desenvolvimento profissional, quer da aprendizagem dos alunos. Dada a relevância da planificação de aulas, no presente relatório de estágio, para além de apresentarmos e refletirmos sobre a prática de ensino na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, fazemos uma reflexão, sustentada teoricamente, sobre a nossa prática de planificação das aulas nos dois níveis de ensino.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-21T11:18:07Z
2017-03-21T00:00:00Z
2017-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7433
TID:201980312
url http://hdl.handle.net/10348/7433
identifier_str_mv TID:201980312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137125583552512