A planificação do ensino:análise de planificações do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Leonilde Dias
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/15640
Resumo: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_fdf92725560f85edac4776589a8778e3
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/15640
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A planificação do ensino:análise de planificações do 1º ciclo do ensino básicoPlanificação, ensinoDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraA planificação de carácter pré-activo do processo de ensino-aprendizagem constitui uma tarefa central no quadro da docência. Ancorada que deve estar nas orientações curriculares e programáticas vigentes, tal tarefa não dispensa informação científica actualizada. Longe de se pautar, no presente, pela convergência teórica, esta informação permite tomar rumos decisionais vários no que respeita às componentes a incluir nas planificações a longo, a médio e a curto prazo, bem como às características que lhes imprimem identidade. No trabalho empreendido analisam-se planificações a médio prazo realizadas, em contexto colegial, por professores 1.º Ciclo do Ensino Básico, os quais, nessa medida, incluem as áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio. Trata-se de uma análise que incide nas suas componentes e características, sendo que em relação a este último aspecto se considerou relevante recorrer à perspectiva de Robert Gagné, para, com detalhe, se observar a definição de objectivos e as opções metodológicas.La planification de la nature pré- active du processus d´enseignement – apprentissage est une tache centrale dans le cadre de l´enseignement. Cette tache, qui doit être ancrée dans les lignes directrices des programmes existants et des programmes, n´exclut pas l´information scientifique. Loin d´être guidé, en cela, par la convergense théorique, cette information nous permet prendre des mesures décisives en ce qui concerne plusieurs direction des composantes à inclure dans les planifications à long terme, à moyen et court, ainsi que les caractéristiques qui lui conférent une identié. Dans le travail entrepris, nous pouvons analyser les planifications réalisés dans le moyen terme, dans le contexte de colléngiatité, professeurs d’éducation de base, qui comprennent la langue portuguaise, mathématiques et les sciences de l’environnement. C’est l’analyse des composantes et de fonctionnslités, tandis que dans le dernier aspect a été jugé pertinent d’utiliser la perspective de Robert Gagné, afin d’examiner la définition des objectifs et options méthodologiques.The planning of pre-active nature of the teaching process – learning is a central task in the framework of teaching. This task, which should be anchored in the existing curriculum guidelines and program, doesn’t release update scientific information. Far from being guided, in this, by convergence theoretical, this information allows us take several decisive directions as regards the components to include in the planning’s to long, medium and short term, as well the characteristics which give it identity. In the work undertaken we can analyze planning´s made in the medium term, in the collegial context, by 1st cycle of basic education teachers, which, include Portuguese Language, Mathematics and Environment Studies subjects. This is an analysis that focuses on its components and features, while in the latter aspect was considered relevant to use the prospect of Robert Gagné in order to look at the definition of objectives and options methodologically.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/15640http://hdl.handle.net/10316/15640porCardoso, Leonilde Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/15640Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:02.836374Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A planificação do ensino:análise de planificações do 1º ciclo do ensino básico
title A planificação do ensino:análise de planificações do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A planificação do ensino:análise de planificações do 1º ciclo do ensino básico
Cardoso, Leonilde Dias
Planificação, ensino
title_short A planificação do ensino:análise de planificações do 1º ciclo do ensino básico
title_full A planificação do ensino:análise de planificações do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A planificação do ensino:análise de planificações do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A planificação do ensino:análise de planificações do 1º ciclo do ensino básico
title_sort A planificação do ensino:análise de planificações do 1º ciclo do ensino básico
author Cardoso, Leonilde Dias
author_facet Cardoso, Leonilde Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Leonilde Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Planificação, ensino
topic Planificação, ensino
description Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/15640
http://hdl.handle.net/10316/15640
url http://hdl.handle.net/10316/15640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133770736992256