A planificação no processo de ensino e de aprendizagem na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7433 |
Resumo: | Planificar é um processo de tomada de decisões antes da ação pedagógica, mas visando-a. Com essas decisões didático-pedagógicas, o professor procura gerir o currículo formal, adaptando-o à realidade educativa em que trabalha. A planificação é um importante instrumento na organização da prática pedagógica, contribuindo para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. As decisões pré-ativas sobre conteúdos, objetivos, atividades e avaliação possibilitam organizar esse processo e dar mais segurança ao professor. O professor deve assumir uma postura reflexiva sobre o sucesso ou insucesso da sua ação pedagógica em cada aula, sendo a partir dessa reflexão que continuará a planificar as aulas seguintes. O ato de planificar encontra-se entre os aspetos mais relevantes do processo de ensino e aprendizagem, pelo que tem que ser uma competência que todos os professores têm que ter desenvolvida, quer em benefício da qualidade da sua prática de ensino e do seu desenvolvimento profissional, quer da aprendizagem dos alunos. Dada a relevância da planificação de aulas, no presente relatório de estágio, para além de apresentarmos e refletirmos sobre a prática de ensino na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, fazemos uma reflexão, sustentada teoricamente, sobre a nossa prática de planificação das aulas nos dois níveis de ensino. |
id |
RCAP_3c1a9191960e9954e90d0d203f21ee73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7433 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A planificação no processo de ensino e de aprendizagem na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoAulasPlanificaçãoEducação pré-escolarEnsino básico 1º cicloPlanificar é um processo de tomada de decisões antes da ação pedagógica, mas visando-a. Com essas decisões didático-pedagógicas, o professor procura gerir o currículo formal, adaptando-o à realidade educativa em que trabalha. A planificação é um importante instrumento na organização da prática pedagógica, contribuindo para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. As decisões pré-ativas sobre conteúdos, objetivos, atividades e avaliação possibilitam organizar esse processo e dar mais segurança ao professor. O professor deve assumir uma postura reflexiva sobre o sucesso ou insucesso da sua ação pedagógica em cada aula, sendo a partir dessa reflexão que continuará a planificar as aulas seguintes. O ato de planificar encontra-se entre os aspetos mais relevantes do processo de ensino e aprendizagem, pelo que tem que ser uma competência que todos os professores têm que ter desenvolvida, quer em benefício da qualidade da sua prática de ensino e do seu desenvolvimento profissional, quer da aprendizagem dos alunos. Dada a relevância da planificação de aulas, no presente relatório de estágio, para além de apresentarmos e refletirmos sobre a prática de ensino na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, fazemos uma reflexão, sustentada teoricamente, sobre a nossa prática de planificação das aulas nos dois níveis de ensino.Planning is a process of decision-making before the pedagogical action, but targeting it. With these didactic and pedagogical decisions, the teacher seeks to manage the formal curriculum, adapting it to the educational scenario in which he belongs. Planning is an important instrument in the organization of teaching practice, contributing to the success of the teaching and learning processes. Pre-active decisions about content, objectives, activities and evaluation make it possible to organize this process and give more security to the teacher. The teacher must take a reflective stance on the success or failure of their pedagogical action in each class, and from that reflection will continue to plan the following classes. The act of planning is one of the most important aspects on the teaching and learning process, so it has to be an ability that all teachers have to develop for a better quality of their teaching practice, their professional development and student learning. Given the importance of planning classes, this stage report, in addition to presenting and reflect on teaching practice in pre-school education and 1st cycle of basic education, we make a reflection, sustained theoretically about our practice planning of lessons in both levels of education.2017-03-21T11:18:07Z2017-03-21T00:00:00Z2017-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7433TID:201980312porSilva, Vânia Filipa dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:45:34Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7433Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:59.351164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A planificação no processo de ensino e de aprendizagem na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
title |
A planificação no processo de ensino e de aprendizagem na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
A planificação no processo de ensino e de aprendizagem na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico Silva, Vânia Filipa dos Santos Aulas Planificação Educação pré-escolar Ensino básico 1º ciclo |
title_short |
A planificação no processo de ensino e de aprendizagem na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
A planificação no processo de ensino e de aprendizagem na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
A planificação no processo de ensino e de aprendizagem na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A planificação no processo de ensino e de aprendizagem na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
A planificação no processo de ensino e de aprendizagem na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
author |
Silva, Vânia Filipa dos Santos |
author_facet |
Silva, Vânia Filipa dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Vânia Filipa dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aulas Planificação Educação pré-escolar Ensino básico 1º ciclo |
topic |
Aulas Planificação Educação pré-escolar Ensino básico 1º ciclo |
description |
Planificar é um processo de tomada de decisões antes da ação pedagógica, mas visando-a. Com essas decisões didático-pedagógicas, o professor procura gerir o currículo formal, adaptando-o à realidade educativa em que trabalha. A planificação é um importante instrumento na organização da prática pedagógica, contribuindo para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. As decisões pré-ativas sobre conteúdos, objetivos, atividades e avaliação possibilitam organizar esse processo e dar mais segurança ao professor. O professor deve assumir uma postura reflexiva sobre o sucesso ou insucesso da sua ação pedagógica em cada aula, sendo a partir dessa reflexão que continuará a planificar as aulas seguintes. O ato de planificar encontra-se entre os aspetos mais relevantes do processo de ensino e aprendizagem, pelo que tem que ser uma competência que todos os professores têm que ter desenvolvida, quer em benefício da qualidade da sua prática de ensino e do seu desenvolvimento profissional, quer da aprendizagem dos alunos. Dada a relevância da planificação de aulas, no presente relatório de estágio, para além de apresentarmos e refletirmos sobre a prática de ensino na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, fazemos uma reflexão, sustentada teoricamente, sobre a nossa prática de planificação das aulas nos dois níveis de ensino. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-21T11:18:07Z 2017-03-21T00:00:00Z 2017-03-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7433 TID:201980312 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7433 |
identifier_str_mv |
TID:201980312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137125583552512 |