Dificuldades do ensino-aprendizagem da matemática na Escola II Ciclo BG n.º 7000-Bocoio-Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bunze, Hendrick Laurindo Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/4419
Resumo: Esta dissertação tem como tema “Dificuldades do Ensino-Aprendizagem da Matemática, na Escola do II º Ciclo BG nº 7000 – Bocoio”. A escolha do tema fica a dever-se à pouca participação e aproveitamento dos alunos nesta disciplina e neste Ciclo, tendo verificado, assistido, presenciado e constatado o processo de ensino-aprendizagem no contexto da Instituição em estudo, uma vez que a referida instituição, normalmente, tem uma Direção mais vertical do que horizontal, dificultando, por vezes, a nossa investigação, sobretudo, ao não nos conceder algumas informações a tempo, oferecer uma certa resistência para facultar dados relativos ao desenvolvimento do processo de ensinoaprendizagem. Todos estes desafios têm como objetivo engrandecer e desenvolver os protagonistas do processo que são o professor e o aluno, para que haja uma cooperação entre sie os conhecimentos adquiridos com o meio social Para que esta dissertação se evidencie com a realidade, temos como proposta de trabalho as entrevistas, questionários, assim como técnicas de análises de dados, tal como análise documental e de conteúdo, destacando professores, coordenadores e alunos da Instituição escolar em referência. O resultado da pesquisa confirma o processo de ensino-aprendizagem, focando no procedimento de articulação dos objetivos a propor e de forma clara e acessível, que é necessário que o processo tem de melhorar a forma de atuação. Uma vez que o processo de ensino-aprendizagem não é estático, mas sim dinâmico, achamos que o processo de ensinoaprendizagem está a ser negligenciado, por um lado, pela falta de competência adequada dos profissionais e, assim, apresentamos algumas propostas para acrescentar à capacidade de superação dos educandos, acreditando que estes apoios possam melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, sem passar despercebido o potencial do professor e a performance do estudante. Esta experiência deu-nos a perceção dos diversos graus de dificuldades na compreensão dos vários assuntos e temas por parte dos alunos e, para compreensão privilegiada, pedagogicamente, aconselhamos estudar os conceitos e os resultados aqui apresentados e nesta escola. Ao abordar este assunto que envolve um processo de ensino-aprendizagem, em geral, e discente e professor, em particular, esta dissertação visa ampliar o leque de conhecimento que todo o pessoal, envolvido no sistema e no processo, necessita para explorar mais um valor acrescentado aos conhecimentos já adquiridos, de modo a melhor executar o seu trabalho e evitar muitas dificuldades no momento da execução do mesmo, e não só. Pretendemos ainda que esta obra tenha um grande contributo na metodologia do ensino da matemática e que, com um grande rigor científico, proporcione ao leitor as bases necessárias para servirem de apoio noutras áreas do saber.
id RCAP_3c1f07078ea42ca806fa68bb424ea63d
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/4419
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Dificuldades do ensino-aprendizagem da matemática na Escola II Ciclo BG n.º 7000-Bocoio-AngolaDificuldade de aprendizagemMatemáticaProcesso de ensino-aprendizagemProfessor e alunosEsta dissertação tem como tema “Dificuldades do Ensino-Aprendizagem da Matemática, na Escola do II º Ciclo BG nº 7000 – Bocoio”. A escolha do tema fica a dever-se à pouca participação e aproveitamento dos alunos nesta disciplina e neste Ciclo, tendo verificado, assistido, presenciado e constatado o processo de ensino-aprendizagem no contexto da Instituição em estudo, uma vez que a referida instituição, normalmente, tem uma Direção mais vertical do que horizontal, dificultando, por vezes, a nossa investigação, sobretudo, ao não nos conceder algumas informações a tempo, oferecer uma certa resistência para facultar dados relativos ao desenvolvimento do processo de ensinoaprendizagem. Todos estes desafios têm como objetivo engrandecer e desenvolver os protagonistas do processo que são o professor e o aluno, para que haja uma cooperação entre sie os conhecimentos adquiridos com o meio social Para que esta dissertação se evidencie com a realidade, temos como proposta de trabalho as entrevistas, questionários, assim como técnicas de análises de dados, tal como análise documental e de conteúdo, destacando professores, coordenadores e alunos da Instituição escolar em referência. O resultado da pesquisa confirma o processo de ensino-aprendizagem, focando no procedimento de articulação dos objetivos a propor e de forma clara e acessível, que é necessário que o processo tem de melhorar a forma de atuação. Uma vez que o processo de ensino-aprendizagem não é estático, mas sim dinâmico, achamos que o processo de ensinoaprendizagem está a ser negligenciado, por um lado, pela falta de competência adequada dos profissionais e, assim, apresentamos algumas propostas para acrescentar à capacidade de superação dos educandos, acreditando que estes apoios possam melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, sem passar despercebido o potencial do professor e a performance do estudante. Esta experiência deu-nos a perceção dos diversos graus de dificuldades na compreensão dos vários assuntos e temas por parte dos alunos e, para compreensão privilegiada, pedagogicamente, aconselhamos estudar os conceitos e os resultados aqui apresentados e nesta escola. Ao abordar este assunto que envolve um processo de ensino-aprendizagem, em geral, e discente e professor, em particular, esta dissertação visa ampliar o leque de conhecimento que todo o pessoal, envolvido no sistema e no processo, necessita para explorar mais um valor acrescentado aos conhecimentos já adquiridos, de modo a melhor executar o seu trabalho e evitar muitas dificuldades no momento da execução do mesmo, e não só. Pretendemos ainda que esta obra tenha um grande contributo na metodologia do ensino da matemática e que, com um grande rigor científico, proporcione ao leitor as bases necessárias para servirem de apoio noutras áreas do saber.This dissertation has as its theme: Difficulties in the teaching and learning of mathematics at the School of the 2nd Cycle BG nº 7000 - Bocoio,we had the choice of the theme because of the little participation and achievement of the students in this discipline and this Cycle, because it verifies assisting, witnessing, verifying the teaching-learning process, in the context of the institution under study, since the institution, normally this institution has a more vertical than horizontal direction, and on the one hand made our research difficult, because of not giving us some information in time, there was some resistance to provide us with the development of the teaching-learning process, these challenges aim to enhance, develop the protagonists of the process that is the teacher and the student, so that there is a cooperation with each other, with the knowledge acquired in the social environment. For the dissertation to become evident with reality we have as a work proposal, interviews, questionnaires, as well as data analysis techniques such as documentary and content analysis, highlighting teachers, coordinators and students of the school in reference. The result of the research confirms the teaching-learning process, focusing on the articulation procedure of the objectives to be proposed in a clear and accessible way, it is necessary that the process has to improve the way of acting. Since the teaching-learning process is not a static process but a dynamic one. We think that the teaching-learning process is being neglected on the one hand due to the lack of adequate competence of the professionals and thus we present some proposals to add to the ability of the students to overcome themselves. And so we believe that these supports can improve the quality of the teaching-learning process, without ignoring the potential of the teacher and the student's performance. This experience gave us the perception of the various degrees of difficulty in understanding, by students, the various subjects, theme, for privileged understanding, we advise to study the concepts and results presented here and in this School. In addressing this subject it involves a process of teaching learning in general and in particular student and teacher. This dissertation aims to broaden the range of knowledge that all personnel involved in the system, process, need to exploit more added value in the knowledge already acquired to better perform their work, and avoid many difficulties at work and beyond. We also intend that this work has a great contribution in the methodology of Mathematics Teaching, the present work approached with great scientific rigor, provides the reader with the necessary bases to other area of knowledge, themes covered here.2022-08-17T09:04:45Z2022-06-23T00:00:00Z2022-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/4419TID:203053907porBunze, Hendrick Laurindo Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:13:04ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades do ensino-aprendizagem da matemática na Escola II Ciclo BG n.º 7000-Bocoio-Angola
title Dificuldades do ensino-aprendizagem da matemática na Escola II Ciclo BG n.º 7000-Bocoio-Angola
spellingShingle Dificuldades do ensino-aprendizagem da matemática na Escola II Ciclo BG n.º 7000-Bocoio-Angola
Bunze, Hendrick Laurindo Gonçalves
Dificuldade de aprendizagem
Matemática
Processo de ensino-aprendizagem
Professor e alunos
title_short Dificuldades do ensino-aprendizagem da matemática na Escola II Ciclo BG n.º 7000-Bocoio-Angola
title_full Dificuldades do ensino-aprendizagem da matemática na Escola II Ciclo BG n.º 7000-Bocoio-Angola
title_fullStr Dificuldades do ensino-aprendizagem da matemática na Escola II Ciclo BG n.º 7000-Bocoio-Angola
title_full_unstemmed Dificuldades do ensino-aprendizagem da matemática na Escola II Ciclo BG n.º 7000-Bocoio-Angola
title_sort Dificuldades do ensino-aprendizagem da matemática na Escola II Ciclo BG n.º 7000-Bocoio-Angola
author Bunze, Hendrick Laurindo Gonçalves
author_facet Bunze, Hendrick Laurindo Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bunze, Hendrick Laurindo Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldade de aprendizagem
Matemática
Processo de ensino-aprendizagem
Professor e alunos
topic Dificuldade de aprendizagem
Matemática
Processo de ensino-aprendizagem
Professor e alunos
description Esta dissertação tem como tema “Dificuldades do Ensino-Aprendizagem da Matemática, na Escola do II º Ciclo BG nº 7000 – Bocoio”. A escolha do tema fica a dever-se à pouca participação e aproveitamento dos alunos nesta disciplina e neste Ciclo, tendo verificado, assistido, presenciado e constatado o processo de ensino-aprendizagem no contexto da Instituição em estudo, uma vez que a referida instituição, normalmente, tem uma Direção mais vertical do que horizontal, dificultando, por vezes, a nossa investigação, sobretudo, ao não nos conceder algumas informações a tempo, oferecer uma certa resistência para facultar dados relativos ao desenvolvimento do processo de ensinoaprendizagem. Todos estes desafios têm como objetivo engrandecer e desenvolver os protagonistas do processo que são o professor e o aluno, para que haja uma cooperação entre sie os conhecimentos adquiridos com o meio social Para que esta dissertação se evidencie com a realidade, temos como proposta de trabalho as entrevistas, questionários, assim como técnicas de análises de dados, tal como análise documental e de conteúdo, destacando professores, coordenadores e alunos da Instituição escolar em referência. O resultado da pesquisa confirma o processo de ensino-aprendizagem, focando no procedimento de articulação dos objetivos a propor e de forma clara e acessível, que é necessário que o processo tem de melhorar a forma de atuação. Uma vez que o processo de ensino-aprendizagem não é estático, mas sim dinâmico, achamos que o processo de ensinoaprendizagem está a ser negligenciado, por um lado, pela falta de competência adequada dos profissionais e, assim, apresentamos algumas propostas para acrescentar à capacidade de superação dos educandos, acreditando que estes apoios possam melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, sem passar despercebido o potencial do professor e a performance do estudante. Esta experiência deu-nos a perceção dos diversos graus de dificuldades na compreensão dos vários assuntos e temas por parte dos alunos e, para compreensão privilegiada, pedagogicamente, aconselhamos estudar os conceitos e os resultados aqui apresentados e nesta escola. Ao abordar este assunto que envolve um processo de ensino-aprendizagem, em geral, e discente e professor, em particular, esta dissertação visa ampliar o leque de conhecimento que todo o pessoal, envolvido no sistema e no processo, necessita para explorar mais um valor acrescentado aos conhecimentos já adquiridos, de modo a melhor executar o seu trabalho e evitar muitas dificuldades no momento da execução do mesmo, e não só. Pretendemos ainda que esta obra tenha um grande contributo na metodologia do ensino da matemática e que, com um grande rigor científico, proporcione ao leitor as bases necessárias para servirem de apoio noutras áreas do saber.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-17T09:04:45Z
2022-06-23T00:00:00Z
2022-06-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/4419
TID:203053907
url http://hdl.handle.net/11328/4419
identifier_str_mv TID:203053907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302557344923648