Do Ensino à aprendizagem dos conceitos de moda e média numa turma do 5º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Marina Daniela Moreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1879
Resumo: O presente relatório enquadra-se no trabalho desenvolvido ao longo da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II). A primeira parte deste relatório descreve o trabalho desenvolvido no contexto do 2º Ciclo de Ensino Básico, no qual foram lecionadas diversas áreas curriculares: História e Geografia de Portugal, Ciências da Natureza, Português e Matemática. A segunda parte recai sobre a investigação desenvolvida aquando da PES II, com uma turma de 5º ano de escolaridade, na área curricular de Matemática, em concreto sobre o tema matemático Organização e Tratamento de Dados (OTD). Esta teve como principal objetivo compreender o desempenho dos alunos nas tarefas de OTD, em particular em tarefas que envolviam conceito de moda e média. Assim foram delineadas três questões orientadoras: (i) Como se pode caraterizar o desempenho dos alunos em OTD? (ii) Que dificuldades apresentaram os alunos na resolução de tarefas que envolvam conceitos de média e moda? (iii) Que tipo de raciocínio utilizam os alunos nas tarefas que envolvam o conceito de média e moda? Para o desenvolvimento deste estudo optou-se por uma metodologia qualitativa com design estudo de caso, tendo sido utilizados diversos instrumentos de recolhas de dados: observação, entrevistas semiestruturadas, questionários, gravações áudio e vídeo e registo fotográfico. Após a análise detalhada dos dados podemos concluir que o desempenho dos alunos, relativamente ao tema OTD foi satisfatório. No entanto, foi possível identificar algumas dificuldades na construção de gráficos, em particular nos gráficos de barras e na compreensão dos conceitos moda e média. Quanto à comunicação e ao raciocínio utilizados na realização das tarefas propostas constatou-se que os alunos sentem mais facilidade em expressar-se oralmente do que por escrito, no entanto, a comunicação oral é mais descuidada, recorrendo com frequência a conceitos “populares” esquecendo-se dos termos matemáticos. No que respeita, ao raciocínio que os alunos mais mobilizaram foi o raciocínio sobre dados, ao invés do raciocínio sobre representação de dados, que foi o menos utilizado. Em relação as medidas de posição central destaca-se a dificuldade para as tarefas que envolviam um conhecimento conceptual do conceito de média, uma vez que exigem mais do que a aplicação direta da fórmula do cálculo da média. Na terceira e última parte, apresenta-se uma reflexão global sobre a prática de ensino supervisionada I e II, destacando-se a PES II.
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Esta teve como principal objetivo compreender o desempenho dos alunos nas tarefas de OTD, em particular em tarefas que envolviam conceito de moda e média. Assim foram delineadas três questões orientadoras: (i) Como se pode caraterizar o desempenho dos alunos em OTD? (ii) Que dificuldades apresentaram os alunos na resolução de tarefas que envolvam conceitos de média e moda? (iii) Que tipo de raciocínio utilizam os alunos nas tarefas que envolvam o conceito de média e moda? Para o desenvolvimento deste estudo optou-se por uma metodologia qualitativa com design estudo de caso, tendo sido utilizados diversos instrumentos de recolhas de dados: observação, entrevistas semiestruturadas, questionários, gravações áudio e vídeo e registo fotográfico. Após a análise detalhada dos dados podemos concluir que o desempenho dos alunos, relativamente ao tema OTD foi satisfatório. No entanto, foi possível identificar algumas dificuldades na construção de gráficos, em particular nos gráficos de barras e na compreensão dos conceitos moda e média. Quanto à comunicação e ao raciocínio utilizados na realização das tarefas propostas constatou-se que os alunos sentem mais facilidade em expressar-se oralmente do que por escrito, no entanto, a comunicação oral é mais descuidada, recorrendo com frequência a conceitos “populares” esquecendo-se dos termos matemáticos. No que respeita, ao raciocínio que os alunos mais mobilizaram foi o raciocínio sobre dados, ao invés do raciocínio sobre representação de dados, que foi o menos utilizado. Em relação as medidas de posição central destaca-se a dificuldade para as tarefas que envolviam um conhecimento conceptual do conceito de média, uma vez que exigem mais do que a aplicação direta da fórmula do cálculo da média. Na terceira e última parte, apresenta-se uma reflexão global sobre a prática de ensino supervisionada I e II, destacando-se a PES II.This report is part of the work developed throughout the course of Practice Teaching Supervised II (SEP II). The first part of this report describes the work done in the context of the 2nd Basic Education Cycle, in which were taught various curriculum areas: History and Geography of Portugal, Natural Sciences, Mathematics and Portuguese. The second part lies on the research developed at the time of PES II, with a class of 5th grade about the subject of Mathematics, specifically about the mathematical topic Organization and Data Processing (OTD). This aimed to understand the performance of students in OTD tasks, especially in tasks involving the concepts of mean and mode. So three guiding questions were outlined: (i) How can we characterize the performance of students in OTD? (Ii) What are the resolution methods used by students in mathematical problems that involve the concepts of mean and mode? (Iii) What were the main difficulties encountered by students when faced with mathematical problems related to the concepts of mean and mode? To develop this study we chose a qualitative approach with a case study, having been used several instruments of data collection: observation, semi-structured interviews, questionnaires, audio and video recordings and photographic record. After detailed analysis of the data we can conclude that the performance of students on the subject OTD was satisfactory. However, it was possible to verify some difficulties in building graphics, particularly with the construction of bar charts and understanding of the mean and mode. As for communication and reasoning used by students in the proposed tasks, it was possible to verify that students feel more comfortable expressing themselves orally than on paper, using writing skills. However, this oral communication is often careless because students use several popular concepts and forget to use mathematical terms. The reasoning used by most students was the reasoning about data instead of the reasoning about the representation of data, which was the least used. Regarding to the central position highlighted in this study it is possible to identify the main difficulty of the students as being performing tasks that involved a conceptual understanding of the term “mean”, since this requires more than the direct application of the mean algorithm. In the third and final part, we present a comprehensive assessment of the supervised teaching practice I and II, especially ESP II.2017-07-04T14:51:02Z2017-02-22T00:00:00Z2017-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1879TID:201711028porBarbosa, Marina Daniela Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:45:10Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:54.349898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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