Organização e tratamento de dados no 5º ano de escolaridade : Do Manual escolar ao desempenho dos alunos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1896 |
Resumo: | O presente relatório está inserido no trabalho efetuado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, realizada num contexto do 2º Ciclo do Ensino Básico, tendo sido lecionadas quatro áreas disciplinares: Português, Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal e Matemática. Para cada área é apresentada uma aula lecionada pela investigadora, bem como uma reflexão da mesma. No decorrer do período de investigação, foi desenvolvido o estudo, numa turma do 5º ano de escolaridade, na área disciplinar de Matemática, cujo objetivo principal era compreender o desempenho dos alunos em tarefas de Organização e Tratamento de Dados centradas na utilização do manual escolar. Para uma melhor orientação do estudo foram delineadas duas questões de investigação: (i) como é que se pode caracterizar a abordagem ao nível das tarefas de OTD no manual escolar utilizado com os alunos deste estudo e o seu contributo para as aprendizagens dos alunos? (ii) como é que se pode caracterizar o desempenho dos alunos em tarefas de OTD, identificando as principais dificuldades sentidas? Para a concretização deste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de carater qualitativa. Para tal, a recolha de dados foi realizada através de: observações, gravações vídeo/áudio e registos fotográficos e documentos escritos, quer de natureza administrativa quer ao nível das produções dos alunos. Após a análise de dados recolhidos foi possível concluir que, apesar do manual não apresentar diversidade nas tarefas propostas, contribuiu, de modo geral, para que os alunos apresentem um desempenho considerado satisfatório e atinjam os objetivos propostos pelos currículos nacionais. No entanto, há aspetos onde os alunos demonstram ter mais fragilidades e que devem ser melhorados e trabalhados de forma mais consistente, como o caso da construção de gráficos, conceito de média e o raciocínio estatístico. |
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Organização e tratamento de dados no 5º ano de escolaridade : Do Manual escolar ao desempenho dos alunosMatemáticaOrganização de tratamento de dadosManual escolarRaciocínio estatísticoDificuldadesMathematicsOrganization and data analysisTextbookStatistical reasoningDifficultiesO presente relatório está inserido no trabalho efetuado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, realizada num contexto do 2º Ciclo do Ensino Básico, tendo sido lecionadas quatro áreas disciplinares: Português, Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal e Matemática. Para cada área é apresentada uma aula lecionada pela investigadora, bem como uma reflexão da mesma. No decorrer do período de investigação, foi desenvolvido o estudo, numa turma do 5º ano de escolaridade, na área disciplinar de Matemática, cujo objetivo principal era compreender o desempenho dos alunos em tarefas de Organização e Tratamento de Dados centradas na utilização do manual escolar. Para uma melhor orientação do estudo foram delineadas duas questões de investigação: (i) como é que se pode caracterizar a abordagem ao nível das tarefas de OTD no manual escolar utilizado com os alunos deste estudo e o seu contributo para as aprendizagens dos alunos? (ii) como é que se pode caracterizar o desempenho dos alunos em tarefas de OTD, identificando as principais dificuldades sentidas? Para a concretização deste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de carater qualitativa. Para tal, a recolha de dados foi realizada através de: observações, gravações vídeo/áudio e registos fotográficos e documentos escritos, quer de natureza administrativa quer ao nível das produções dos alunos. Após a análise de dados recolhidos foi possível concluir que, apesar do manual não apresentar diversidade nas tarefas propostas, contribuiu, de modo geral, para que os alunos apresentem um desempenho considerado satisfatório e atinjam os objetivos propostos pelos currículos nacionais. No entanto, há aspetos onde os alunos demonstram ter mais fragilidades e que devem ser melhorados e trabalhados de forma mais consistente, como o caso da construção de gráficos, conceito de média e o raciocínio estatístico.The presente study is part of the work done during Supervised Teaching Practice II, within a context of the 2nd Cycle of Basic Education, in which was lectured four curriculum areas: Portuguese, Natural Sciences, History and Geography of Portugal, and Mathematics. For cach area we presente a lesson oriented by lhe invetigator. During the intervention period in education context a study was developed involving students of the 5th grade, in the subject area of Mathematics which had as main objective understanding students performance in conducting Organization and Data Analysis (OTD) tasks based in the textbook. In order to guide the study, two guiding questions were outlined: i) How can we characterize the approach of OTD presented on the textbook used by the students of this study? ii) How can tou characterize the students perfonrmance in OTD tasks, identifyinf the main difficulties? For the development of this study, a qualitative research methodology was adopted. This, data collection was privileged througt the following instruments: observation, audio and video recordings, photograph and documents with administrative nature and the studens work production. After analyzing de collected data, it was possible to conclude that the students reveal a satisfactory performance. However, there are some aspects that must be improved, for instance the graphic construction, average concept and statistical reasoning.2017-08-04T14:49:39Z2017-02-22T00:00:00Z2017-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1896TID:201724855porFreitas, Maria do Rosário Oliveira Almeida Alãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:39:59Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1896Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:05.113612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório está inserido no trabalho efetuado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, realizada num contexto do 2º Ciclo do Ensino Básico, tendo sido lecionadas quatro áreas disciplinares: Português, Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal e Matemática. Para cada área é apresentada uma aula lecionada pela investigadora, bem como uma reflexão da mesma. No decorrer do período de investigação, foi desenvolvido o estudo, numa turma do 5º ano de escolaridade, na área disciplinar de Matemática, cujo objetivo principal era compreender o desempenho dos alunos em tarefas de Organização e Tratamento de Dados centradas na utilização do manual escolar. Para uma melhor orientação do estudo foram delineadas duas questões de investigação: (i) como é que se pode caracterizar a abordagem ao nível das tarefas de OTD no manual escolar utilizado com os alunos deste estudo e o seu contributo para as aprendizagens dos alunos? (ii) como é que se pode caracterizar o desempenho dos alunos em tarefas de OTD, identificando as principais dificuldades sentidas? Para a concretização deste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de carater qualitativa. Para tal, a recolha de dados foi realizada através de: observações, gravações vídeo/áudio e registos fotográficos e documentos escritos, quer de natureza administrativa quer ao nível das produções dos alunos. Após a análise de dados recolhidos foi possível concluir que, apesar do manual não apresentar diversidade nas tarefas propostas, contribuiu, de modo geral, para que os alunos apresentem um desempenho considerado satisfatório e atinjam os objetivos propostos pelos currículos nacionais. No entanto, há aspetos onde os alunos demonstram ter mais fragilidades e que devem ser melhorados e trabalhados de forma mais consistente, como o caso da construção de gráficos, conceito de média e o raciocínio estatístico. |
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