Organização e tratamento de dados no 5º ano de escolaridade : Do Manual escolar ao desempenho dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Maria do Rosário Oliveira Almeida Alão
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1896
Resumo: O presente relatório está inserido no trabalho efetuado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, realizada num contexto do 2º Ciclo do Ensino Básico, tendo sido lecionadas quatro áreas disciplinares: Português, Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal e Matemática. Para cada área é apresentada uma aula lecionada pela investigadora, bem como uma reflexão da mesma. No decorrer do período de investigação, foi desenvolvido o estudo, numa turma do 5º ano de escolaridade, na área disciplinar de Matemática, cujo objetivo principal era compreender o desempenho dos alunos em tarefas de Organização e Tratamento de Dados centradas na utilização do manual escolar. Para uma melhor orientação do estudo foram delineadas duas questões de investigação: (i) como é que se pode caracterizar a abordagem ao nível das tarefas de OTD no manual escolar utilizado com os alunos deste estudo e o seu contributo para as aprendizagens dos alunos? (ii) como é que se pode caracterizar o desempenho dos alunos em tarefas de OTD, identificando as principais dificuldades sentidas? Para a concretização deste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de carater qualitativa. Para tal, a recolha de dados foi realizada através de: observações, gravações vídeo/áudio e registos fotográficos e documentos escritos, quer de natureza administrativa quer ao nível das produções dos alunos. Após a análise de dados recolhidos foi possível concluir que, apesar do manual não apresentar diversidade nas tarefas propostas, contribuiu, de modo geral, para que os alunos apresentem um desempenho considerado satisfatório e atinjam os objetivos propostos pelos currículos nacionais. No entanto, há aspetos onde os alunos demonstram ter mais fragilidades e que devem ser melhorados e trabalhados de forma mais consistente, como o caso da construção de gráficos, conceito de média e o raciocínio estatístico.
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