Os recursos educativos e a utilização das TIC no Ensino Secundário na Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.3009 |
Resumo: | A problemática subjacente ao estudo considera que a integração de recursos educativos de tipologia diversa, assim como a evidência da sua quantidade, revela uma forma de atuar da qual derivam, entre outros aspetos, as estratégias didáticas que envolvem o processo formativo. Por este motivo, neste estudo, pretende-se principalmente descobrir quais são, em geral, os recursos utilizados no Ensino Secundário e, em particular, na disciplina de Matemática, assim como conhecer os relativos às TIC. Trata-se de uma investigação por estudo de caso, tendo-se utilizado o questionário como instrumento para a recolha de dados, envolvendo 97 alunos do Norte de Portugal. Como conclusão, ressalta-se que os recursos educativos mais utilizados nas diferentes disciplinas continuam a ser os manuais e as fichas de trabalho, apesar de não motivarem os alunos. A mesma realidade está patente nas aulas de Matemática, usando-se apenas pontualmente algum outro recurso, como a calculadora gráfica, os computadores e a Internet. Palavras-chave Recursos educativos; TIC; Ensino Secundário; Matemática |
id |
RCAP_3c368647b8a6e4a345514e6792b4cc2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3009 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os recursos educativos e a utilização das TIC no Ensino Secundário na MatemáticaLOS RECURSOS EDUCATIVOS Y LA UTILIZACIÓN DE LAS TIC EN LA ENSEÑANZA SECUNDARIA DE LAS MATEMÁTICASOs recursos educativos e a utilização das TIC no Ensino Secundário na MatemáticaArtigosA problemática subjacente ao estudo considera que a integração de recursos educativos de tipologia diversa, assim como a evidência da sua quantidade, revela uma forma de atuar da qual derivam, entre outros aspetos, as estratégias didáticas que envolvem o processo formativo. Por este motivo, neste estudo, pretende-se principalmente descobrir quais são, em geral, os recursos utilizados no Ensino Secundário e, em particular, na disciplina de Matemática, assim como conhecer os relativos às TIC. Trata-se de uma investigação por estudo de caso, tendo-se utilizado o questionário como instrumento para a recolha de dados, envolvendo 97 alunos do Norte de Portugal. Como conclusão, ressalta-se que os recursos educativos mais utilizados nas diferentes disciplinas continuam a ser os manuais e as fichas de trabalho, apesar de não motivarem os alunos. A mesma realidade está patente nas aulas de Matemática, usando-se apenas pontualmente algum outro recurso, como a calculadora gráfica, os computadores e a Internet. Palavras-chave Recursos educativos; TIC; Ensino Secundário; MatemáticaThe problem underlying the study considers that the integration of resources from diverse typologies, as well as the evidence of its quantity, reveals a way of acting from which teaching strategies that involve the training process were derived. For this reason, this study is mainly intended to find out what are, in general, the resources used in Secondary Education and, particularly, in Mathematics, as well as meet those relating to the use of ICT. This is a case study, which used a questionnaire to collect data, and involved 97 students from northern Portugal. As a conclusion, we note that the educational resources that are more used in different disciplines still are the textbooks and worksheets, although they didn’t motivate the students. The same reality is visible in the Mathematics classes, where only occasionally other resources such as graphic calculators, computers and Internet are used. Keywords Educational resources; ICT; Secondary Education; MathematicsLa problemática subyacente al estudio considera que la integración de recursos educativos de tipología diversa, así como la evidencia de su cantidad, revela una forma de actuar de la cual derivan las estrategias didácticas que se utilizan en el proceso formativo. Por este motivo, en este estudio, se pretende principalmente descubrir cuáles son los recursos utilizados en la Enseñanza Secundaria y, en particular, en la disciplina de Matemáticas, así como conocer los relativos a las TIC. Se trata de una investigación por estudio de caso, utilizándose el cuestionario como instrumento para la recogida de datos, implicando a un total de 97 estudiantes del Norte de Portugal. Como conclusione, resaltar que los recursos educativos más utilizados en las diferentes asignaturas continúan siendo los libros de texto y las fichas de trabajo, a pesar de que no motivan al alumnado. La misma realidad está patente en las aulas de Matemáticas, utilizándose sólo puntualmente algún otro recurso, como la calculadora gráfica, los ordenadores e la Internet. Palabras-clave Recursos educativos; TIC; Enseñanza Secundaria; MatemáticasInstituto de Educação - Universidade do Minho2012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.3009por2183-04520871-9187Ricoy, María CarmenCouto, Maria João V. S.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:08Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:27.361422Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os recursos educativos e a utilização das TIC no Ensino Secundário na Matemática LOS RECURSOS EDUCATIVOS Y LA UTILIZACIÓN DE LAS TIC EN LA ENSEÑANZA SECUNDARIA DE LAS MATEMÁTICAS Os recursos educativos e a utilização das TIC no Ensino Secundário na Matemática |
title |
Os recursos educativos e a utilização das TIC no Ensino Secundário na Matemática |
spellingShingle |
Os recursos educativos e a utilização das TIC no Ensino Secundário na Matemática Ricoy, María Carmen Artigos |
title_short |
Os recursos educativos e a utilização das TIC no Ensino Secundário na Matemática |
title_full |
Os recursos educativos e a utilização das TIC no Ensino Secundário na Matemática |
title_fullStr |
Os recursos educativos e a utilização das TIC no Ensino Secundário na Matemática |
title_full_unstemmed |
Os recursos educativos e a utilização das TIC no Ensino Secundário na Matemática |
title_sort |
Os recursos educativos e a utilização das TIC no Ensino Secundário na Matemática |
author |
Ricoy, María Carmen |
author_facet |
Ricoy, María Carmen Couto, Maria João V. S. |
author_role |
author |
author2 |
Couto, Maria João V. S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ricoy, María Carmen Couto, Maria João V. S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
A problemática subjacente ao estudo considera que a integração de recursos educativos de tipologia diversa, assim como a evidência da sua quantidade, revela uma forma de atuar da qual derivam, entre outros aspetos, as estratégias didáticas que envolvem o processo formativo. Por este motivo, neste estudo, pretende-se principalmente descobrir quais são, em geral, os recursos utilizados no Ensino Secundário e, em particular, na disciplina de Matemática, assim como conhecer os relativos às TIC. Trata-se de uma investigação por estudo de caso, tendo-se utilizado o questionário como instrumento para a recolha de dados, envolvendo 97 alunos do Norte de Portugal. Como conclusão, ressalta-se que os recursos educativos mais utilizados nas diferentes disciplinas continuam a ser os manuais e as fichas de trabalho, apesar de não motivarem os alunos. A mesma realidade está patente nas aulas de Matemática, usando-se apenas pontualmente algum outro recurso, como a calculadora gráfica, os computadores e a Internet. Palavras-chave Recursos educativos; TIC; Ensino Secundário; Matemática |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/rpe.3009 |
url |
https://doi.org/10.21814/rpe.3009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0452 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130219671453696 |