A relevância dos fatores motivacionais nos estilos de aprendizagem da Matemática no início do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Miguel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Guimarães, Henrique Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22973
Resumo: O presente artigo apresenta um estudo com o objetivo de caracterizar os estilos de aprendizagem na disciplina de Matemática em alunos do 10.º ano, relacionando-os com o desempenho escolar nesta disciplina. Para esta investigação quantitativa, descritiva, correlacional, adotámos como instrumento de recolha de dados primários um questionário baseado no Inventory of Learning Styles de Vermunt (1994), que adaptámos para o contexto da aprendizagem da disciplina de Matemática no ensino secundário em Portugal. Através de um método de amostragem multietapas, constituímos uma amostra de 579 alunos de 28 escolas públicas. Como conclusões do estudo, destacamos a deteção de um estilo de aprendizagem caracterizado por fatores motivacionais de realização pessoal e pela autorregulação da aprendizagem, mas indefinido quanto às estratégias de processamento cognitivo, que denominámos estilo orientado para a realização pessoal. Este estilo poderá evoluir para um estilo orientado para o significado, mediante contextos de aprendizagem que favoreçam essa evolução. Também observámos os quatro estilos identificados por Vermunt: orientação para o significado, orientação para a reprodução, orientação para a aplicação e ausência de orientação. As orientações para o significado e para a realização pessoal revelaram-se positivamente correlacionadas com o desempenho escolar, contrariamente ao que sucede com a orientação para a reprodução.
id RCAP_b6c46ca8174ea6eb7355ded76be211cb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22973
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relevância dos fatores motivacionais nos estilos de aprendizagem da Matemática no início do ensino secundárioA relevância dos fatores motivacionais nos estilos de aprendizagem da Matemática no início do ensino secundárioArtigosO presente artigo apresenta um estudo com o objetivo de caracterizar os estilos de aprendizagem na disciplina de Matemática em alunos do 10.º ano, relacionando-os com o desempenho escolar nesta disciplina. Para esta investigação quantitativa, descritiva, correlacional, adotámos como instrumento de recolha de dados primários um questionário baseado no Inventory of Learning Styles de Vermunt (1994), que adaptámos para o contexto da aprendizagem da disciplina de Matemática no ensino secundário em Portugal. Através de um método de amostragem multietapas, constituímos uma amostra de 579 alunos de 28 escolas públicas. Como conclusões do estudo, destacamos a deteção de um estilo de aprendizagem caracterizado por fatores motivacionais de realização pessoal e pela autorregulação da aprendizagem, mas indefinido quanto às estratégias de processamento cognitivo, que denominámos estilo orientado para a realização pessoal. Este estilo poderá evoluir para um estilo orientado para o significado, mediante contextos de aprendizagem que favoreçam essa evolução. Também observámos os quatro estilos identificados por Vermunt: orientação para o significado, orientação para a reprodução, orientação para a aplicação e ausência de orientação. As orientações para o significado e para a realização pessoal revelaram-se positivamente correlacionadas com o desempenho escolar, contrariamente ao que sucede com a orientação para a reprodução.This paper presents a research project aimed at describing the learning styles in Mathematics of 10th grade students, and at analyzing how those learning styles relate to the students’ performance. For this quantitative, descriptive and correlational research, we used a questionnaire based on the Inventory of Learning Styles of Vermunt (1994), which we have adapted to the context of the learning of mathematics by the students at the Portuguese secondary schools. By means of a multi-stage method, the sample was composed by 579 students of 28 public schools. Among the conclusions of the research, we emphasize the detection of a learning style that is correlated with motivational factors of personal fulfillment and to self-regulated learning, being, however, undefined in what concerns cognitive processing strategies. This style, which we named personal fulfillment oriented learning style, may turn into a meaning oriented learning style, if the learning context is favorable to this evolution. We also detected the four styles reported by Vermunt: meaning oriented, reproduction oriented, application oriented and not oriented. The meaning oriented and the personal fulfilment oriented learning styles correlate positively with the scholar performance in mathematics, opposite to the effect of the reproduction oriented learning style.APM - Associação de Professores de Matemática2019-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22973por2183-28380872-3915Figueiredo, MiguelGuimarães, Henrique Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:07:04Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:30.369436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relevância dos fatores motivacionais nos estilos de aprendizagem da Matemática no início do ensino secundário
A relevância dos fatores motivacionais nos estilos de aprendizagem da Matemática no início do ensino secundário
title A relevância dos fatores motivacionais nos estilos de aprendizagem da Matemática no início do ensino secundário
spellingShingle A relevância dos fatores motivacionais nos estilos de aprendizagem da Matemática no início do ensino secundário
Figueiredo, Miguel
Artigos
title_short A relevância dos fatores motivacionais nos estilos de aprendizagem da Matemática no início do ensino secundário
title_full A relevância dos fatores motivacionais nos estilos de aprendizagem da Matemática no início do ensino secundário
title_fullStr A relevância dos fatores motivacionais nos estilos de aprendizagem da Matemática no início do ensino secundário
title_full_unstemmed A relevância dos fatores motivacionais nos estilos de aprendizagem da Matemática no início do ensino secundário
title_sort A relevância dos fatores motivacionais nos estilos de aprendizagem da Matemática no início do ensino secundário
author Figueiredo, Miguel
author_facet Figueiredo, Miguel
Guimarães, Henrique Manuel
author_role author
author2 Guimarães, Henrique Manuel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Miguel
Guimarães, Henrique Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente artigo apresenta um estudo com o objetivo de caracterizar os estilos de aprendizagem na disciplina de Matemática em alunos do 10.º ano, relacionando-os com o desempenho escolar nesta disciplina. Para esta investigação quantitativa, descritiva, correlacional, adotámos como instrumento de recolha de dados primários um questionário baseado no Inventory of Learning Styles de Vermunt (1994), que adaptámos para o contexto da aprendizagem da disciplina de Matemática no ensino secundário em Portugal. Através de um método de amostragem multietapas, constituímos uma amostra de 579 alunos de 28 escolas públicas. Como conclusões do estudo, destacamos a deteção de um estilo de aprendizagem caracterizado por fatores motivacionais de realização pessoal e pela autorregulação da aprendizagem, mas indefinido quanto às estratégias de processamento cognitivo, que denominámos estilo orientado para a realização pessoal. Este estilo poderá evoluir para um estilo orientado para o significado, mediante contextos de aprendizagem que favoreçam essa evolução. Também observámos os quatro estilos identificados por Vermunt: orientação para o significado, orientação para a reprodução, orientação para a aplicação e ausência de orientação. As orientações para o significado e para a realização pessoal revelaram-se positivamente correlacionadas com o desempenho escolar, contrariamente ao que sucede com a orientação para a reprodução.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22973
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130480454402048