A relevância dos fatores motivacionais nos estilos de aprendizagem da Matemática no início do ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22973 |
Resumo: | O presente artigo apresenta um estudo com o objetivo de caracterizar os estilos de aprendizagem na disciplina de Matemática em alunos do 10.º ano, relacionando-os com o desempenho escolar nesta disciplina. Para esta investigação quantitativa, descritiva, correlacional, adotámos como instrumento de recolha de dados primários um questionário baseado no Inventory of Learning Styles de Vermunt (1994), que adaptámos para o contexto da aprendizagem da disciplina de Matemática no ensino secundário em Portugal. Através de um método de amostragem multietapas, constituímos uma amostra de 579 alunos de 28 escolas públicas. Como conclusões do estudo, destacamos a deteção de um estilo de aprendizagem caracterizado por fatores motivacionais de realização pessoal e pela autorregulação da aprendizagem, mas indefinido quanto às estratégias de processamento cognitivo, que denominámos estilo orientado para a realização pessoal. Este estilo poderá evoluir para um estilo orientado para o significado, mediante contextos de aprendizagem que favoreçam essa evolução. Também observámos os quatro estilos identificados por Vermunt: orientação para o significado, orientação para a reprodução, orientação para a aplicação e ausência de orientação. As orientações para o significado e para a realização pessoal revelaram-se positivamente correlacionadas com o desempenho escolar, contrariamente ao que sucede com a orientação para a reprodução. |
id |
RCAP_b6c46ca8174ea6eb7355ded76be211cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22973 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A relevância dos fatores motivacionais nos estilos de aprendizagem da Matemática no início do ensino secundárioA relevância dos fatores motivacionais nos estilos de aprendizagem da Matemática no início do ensino secundárioArtigosO presente artigo apresenta um estudo com o objetivo de caracterizar os estilos de aprendizagem na disciplina de Matemática em alunos do 10.º ano, relacionando-os com o desempenho escolar nesta disciplina. Para esta investigação quantitativa, descritiva, correlacional, adotámos como instrumento de recolha de dados primários um questionário baseado no Inventory of Learning Styles de Vermunt (1994), que adaptámos para o contexto da aprendizagem da disciplina de Matemática no ensino secundário em Portugal. Através de um método de amostragem multietapas, constituímos uma amostra de 579 alunos de 28 escolas públicas. Como conclusões do estudo, destacamos a deteção de um estilo de aprendizagem caracterizado por fatores motivacionais de realização pessoal e pela autorregulação da aprendizagem, mas indefinido quanto às estratégias de processamento cognitivo, que denominámos estilo orientado para a realização pessoal. Este estilo poderá evoluir para um estilo orientado para o significado, mediante contextos de aprendizagem que favoreçam essa evolução. Também observámos os quatro estilos identificados por Vermunt: orientação para o significado, orientação para a reprodução, orientação para a aplicação e ausência de orientação. As orientações para o significado e para a realização pessoal revelaram-se positivamente correlacionadas com o desempenho escolar, contrariamente ao que sucede com a orientação para a reprodução.This paper presents a research project aimed at describing the learning styles in Mathematics of 10th grade students, and at analyzing how those learning styles relate to the students’ performance. For this quantitative, descriptive and correlational research, we used a questionnaire based on the Inventory of Learning Styles of Vermunt (1994), which we have adapted to the context of the learning of mathematics by the students at the Portuguese secondary schools. By means of a multi-stage method, the sample was composed by 579 students of 28 public schools. Among the conclusions of the research, we emphasize the detection of a learning style that is correlated with motivational factors of personal fulfillment and to self-regulated learning, being, however, undefined in what concerns cognitive processing strategies. This style, which we named personal fulfillment oriented learning style, may turn into a meaning oriented learning style, if the learning context is favorable to this evolution. We also detected the four styles reported by Vermunt: meaning oriented, reproduction oriented, application oriented and not oriented. The meaning oriented and the personal fulfilment oriented learning styles correlate positively with the scholar performance in mathematics, opposite to the effect of the reproduction oriented learning style.APM - Associação de Professores de Matemática2019-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22973por2183-28380872-3915Figueiredo, MiguelGuimarães, Henrique Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:07:04Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:30.369436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relevância dos fatores motivacionais nos estilos de aprendizagem da Matemática no início do ensino secundário A relevância dos fatores motivacionais nos estilos de aprendizagem da Matemática no início do ensino secundário |
title |
A relevância dos fatores motivacionais nos estilos de aprendizagem da Matemática no início do ensino secundário |
spellingShingle |
A relevância dos fatores motivacionais nos estilos de aprendizagem da Matemática no início do ensino secundário Figueiredo, Miguel Artigos |
title_short |
A relevância dos fatores motivacionais nos estilos de aprendizagem da Matemática no início do ensino secundário |
title_full |
A relevância dos fatores motivacionais nos estilos de aprendizagem da Matemática no início do ensino secundário |
title_fullStr |
A relevância dos fatores motivacionais nos estilos de aprendizagem da Matemática no início do ensino secundário |
title_full_unstemmed |
A relevância dos fatores motivacionais nos estilos de aprendizagem da Matemática no início do ensino secundário |
title_sort |
A relevância dos fatores motivacionais nos estilos de aprendizagem da Matemática no início do ensino secundário |
author |
Figueiredo, Miguel |
author_facet |
Figueiredo, Miguel Guimarães, Henrique Manuel |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Henrique Manuel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Miguel Guimarães, Henrique Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O presente artigo apresenta um estudo com o objetivo de caracterizar os estilos de aprendizagem na disciplina de Matemática em alunos do 10.º ano, relacionando-os com o desempenho escolar nesta disciplina. Para esta investigação quantitativa, descritiva, correlacional, adotámos como instrumento de recolha de dados primários um questionário baseado no Inventory of Learning Styles de Vermunt (1994), que adaptámos para o contexto da aprendizagem da disciplina de Matemática no ensino secundário em Portugal. Através de um método de amostragem multietapas, constituímos uma amostra de 579 alunos de 28 escolas públicas. Como conclusões do estudo, destacamos a deteção de um estilo de aprendizagem caracterizado por fatores motivacionais de realização pessoal e pela autorregulação da aprendizagem, mas indefinido quanto às estratégias de processamento cognitivo, que denominámos estilo orientado para a realização pessoal. Este estilo poderá evoluir para um estilo orientado para o significado, mediante contextos de aprendizagem que favoreçam essa evolução. Também observámos os quatro estilos identificados por Vermunt: orientação para o significado, orientação para a reprodução, orientação para a aplicação e ausência de orientação. As orientações para o significado e para a realização pessoal revelaram-se positivamente correlacionadas com o desempenho escolar, contrariamente ao que sucede com a orientação para a reprodução. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22973 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130480454402048 |