As fontes de informação televisivas: o caso do Porto Canal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Isabel Leite
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6825
Resumo: No século em que vivemos a sociedade transformou-se numa comunidade de informação, evoluída social e economicamente, o que torna a comunicação uma parte fundamental da mesma. Nesta sociedade mediática, em que o cidadão a cada passo que dá “respira” informação, encontram-se dois agentes que influenciam essa informação, são eles os jornalistas e as fontes de informação. Hoje em dia um cidadão comum passou a preocupar-se em partilhar informação, e com a vinda das novas tecnologias, principalmente da internet, essa preocupação passou a ser real. Podendo assim ser ele a produzir informação, através de partilha de fotografias, vídeos e opiniões. Passando a existir uma troca de informações mais fluente entre cidadão e o jornalista. Neste relatório é abordada a complexa relação que existe entre fontes de informação e os profissionais da comunicação, bem como a classificação que estas tiveram ao longo dos tempos. Serão também tratados os locais de estágio, o Porto Canal e a Universidade FM, bem como a sua apresentação e as atividades aí desenvolvidas. Por último será desenvolvido um estudo de caso sobre as fontes de informação do Porto Canal.
id RCAP_3c3701ccfdad263f3377f3e7a4f0e0a3
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6825
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling As fontes de informação televisivas: o caso do Porto CanalFontes de informaçãoTelevisãoRádioJornalismoNo século em que vivemos a sociedade transformou-se numa comunidade de informação, evoluída social e economicamente, o que torna a comunicação uma parte fundamental da mesma. Nesta sociedade mediática, em que o cidadão a cada passo que dá “respira” informação, encontram-se dois agentes que influenciam essa informação, são eles os jornalistas e as fontes de informação. Hoje em dia um cidadão comum passou a preocupar-se em partilhar informação, e com a vinda das novas tecnologias, principalmente da internet, essa preocupação passou a ser real. Podendo assim ser ele a produzir informação, através de partilha de fotografias, vídeos e opiniões. Passando a existir uma troca de informações mais fluente entre cidadão e o jornalista. Neste relatório é abordada a complexa relação que existe entre fontes de informação e os profissionais da comunicação, bem como a classificação que estas tiveram ao longo dos tempos. Serão também tratados os locais de estágio, o Porto Canal e a Universidade FM, bem como a sua apresentação e as atividades aí desenvolvidas. Por último será desenvolvido um estudo de caso sobre as fontes de informação do Porto Canal.In this century in which we live, society became an information community, social- and economically developed, what makes communication an important part of it. In this media world, every step you take, you breathe information, and this happens because you have two agents that influence this: these are the journalists and the information sources. Nowadays, a normal citizen has worries about sharing information, and with the evolution of new technologies, especially the internet, this concern became real. This way, he is capable of producing information, when he shares photos, videos and opinions. That allows a fast exchange of information between a normal citizen and a journalist. This research will study the complex relationship between information sources and journalists, as well as the classification that those had throughout time.2016-11-15T10:29:55Z2016-11-15T00:00:00Z2016-11-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6825porSilva, Ana Isabel Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-23T17:02:46ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv As fontes de informação televisivas: o caso do Porto Canal
title As fontes de informação televisivas: o caso do Porto Canal
spellingShingle As fontes de informação televisivas: o caso do Porto Canal
Silva, Ana Isabel Leite
Fontes de informação
Televisão
Rádio
Jornalismo
title_short As fontes de informação televisivas: o caso do Porto Canal
title_full As fontes de informação televisivas: o caso do Porto Canal
title_fullStr As fontes de informação televisivas: o caso do Porto Canal
title_full_unstemmed As fontes de informação televisivas: o caso do Porto Canal
title_sort As fontes de informação televisivas: o caso do Porto Canal
author Silva, Ana Isabel Leite
author_facet Silva, Ana Isabel Leite
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Isabel Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Fontes de informação
Televisão
Rádio
Jornalismo
topic Fontes de informação
Televisão
Rádio
Jornalismo
description No século em que vivemos a sociedade transformou-se numa comunidade de informação, evoluída social e economicamente, o que torna a comunicação uma parte fundamental da mesma. Nesta sociedade mediática, em que o cidadão a cada passo que dá “respira” informação, encontram-se dois agentes que influenciam essa informação, são eles os jornalistas e as fontes de informação. Hoje em dia um cidadão comum passou a preocupar-se em partilhar informação, e com a vinda das novas tecnologias, principalmente da internet, essa preocupação passou a ser real. Podendo assim ser ele a produzir informação, através de partilha de fotografias, vídeos e opiniões. Passando a existir uma troca de informações mais fluente entre cidadão e o jornalista. Neste relatório é abordada a complexa relação que existe entre fontes de informação e os profissionais da comunicação, bem como a classificação que estas tiveram ao longo dos tempos. Serão também tratados os locais de estágio, o Porto Canal e a Universidade FM, bem como a sua apresentação e as atividades aí desenvolvidas. Por último será desenvolvido um estudo de caso sobre as fontes de informação do Porto Canal.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-15T10:29:55Z
2016-11-15T00:00:00Z
2016-11-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6825
url http://hdl.handle.net/10348/6825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302030516224000