Evolução de Matriz Organizacional dos Produtos da Pera Rocha na Região Oeste
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/19535 |
Resumo: | A forma como as empresas se organizam resultam dos seus planos estratégicos. Considerando que, inicialmente se caraterizavam por opções individuais, com o tempo e face aos desafios crescentes, as empresas tenderam a: i) agrupar-se em Agrupamento Complementar de Empresa (ACE) e ou Organização de Produtores (OP); ii) enveredar pelo processo de internacionalização; iii) ter atividades partilhadas, nomeadamente esforço de marketing, armazenamento e logística, I&DE; iv) promover a mobilidade de recursos humanos. No contexto de elevada incerteza eleva a tendência para novas formas organizacionais e, em particular, cooperativas. Importa, pois, analisar porque é que algumas cooperam? Quais são os tipos de cooperação mais apropriados em cada circunstância? Quais os fatores organizacionais e de gestão que afetam o sucesso de uma aliança? E como é que uma empresa pode explorar melhor as alianças para aprender novas competências tecnológicas e de mercado? Quando é que as empresas se internacionalizam? O estudo qualitativo foi baseado em inquéritos e entrevistas a seis Organizações de Produtores em processo de internacionalização. Os dados recolhidos nos inquéritos foram analisados de forma descritiva e as entrevistas foram dissecados quanto ao seu conteúdo. O inquérito recolheu dados acerca da evolução da matriz organizacional das empresas e do comércio internacional. A análise ao conteúdo das entrevistas apoia e interpreta a evolução dos processos de internacionalização e de parcerias, ajudando a tipificar, os motivos e os constrangimentos, tidos pelas Organizações de Produtores de Pera Rocha. Constatou-se um aumento da importância do comércio internacional, tanto em quantidade como em valor exportado de Pera Rocha. Observou-se que o crescimento da formação de parcerias tem providenciado visões no que diz respeito (a) à forma como as empresas e os países podem aumentar as vantagens competitivas, (b) ao conteúdo e valor dos portfólios locais e (c) às formas como se podem promover melhor as relações de cooperação entre empresas na procura de escala, notoriedade e competitividade. |
id |
RCAP_3c375e0d098d579fc59ee84a660c8fc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/19535 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Evolução de Matriz Organizacional dos Produtos da Pera Rocha na Região OesteInternacionalização; Parcerias; Associações; Pera RochaA forma como as empresas se organizam resultam dos seus planos estratégicos. Considerando que, inicialmente se caraterizavam por opções individuais, com o tempo e face aos desafios crescentes, as empresas tenderam a: i) agrupar-se em Agrupamento Complementar de Empresa (ACE) e ou Organização de Produtores (OP); ii) enveredar pelo processo de internacionalização; iii) ter atividades partilhadas, nomeadamente esforço de marketing, armazenamento e logística, I&DE; iv) promover a mobilidade de recursos humanos. No contexto de elevada incerteza eleva a tendência para novas formas organizacionais e, em particular, cooperativas. Importa, pois, analisar porque é que algumas cooperam? Quais são os tipos de cooperação mais apropriados em cada circunstância? Quais os fatores organizacionais e de gestão que afetam o sucesso de uma aliança? E como é que uma empresa pode explorar melhor as alianças para aprender novas competências tecnológicas e de mercado? Quando é que as empresas se internacionalizam? O estudo qualitativo foi baseado em inquéritos e entrevistas a seis Organizações de Produtores em processo de internacionalização. Os dados recolhidos nos inquéritos foram analisados de forma descritiva e as entrevistas foram dissecados quanto ao seu conteúdo. O inquérito recolheu dados acerca da evolução da matriz organizacional das empresas e do comércio internacional. A análise ao conteúdo das entrevistas apoia e interpreta a evolução dos processos de internacionalização e de parcerias, ajudando a tipificar, os motivos e os constrangimentos, tidos pelas Organizações de Produtores de Pera Rocha. Constatou-se um aumento da importância do comércio internacional, tanto em quantidade como em valor exportado de Pera Rocha. Observou-se que o crescimento da formação de parcerias tem providenciado visões no que diz respeito (a) à forma como as empresas e os países podem aumentar as vantagens competitivas, (b) ao conteúdo e valor dos portfólios locais e (c) às formas como se podem promover melhor as relações de cooperação entre empresas na procura de escala, notoriedade e competitividade.Moreira de Carvalho, RuiRepositório Comumda Silva Serra, João José2017-11-28T16:41:39Z2017-01-172017-01-31T00:00:00Z2017-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/19535201765020porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/19535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:54.390901Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evolução de Matriz Organizacional dos Produtos da Pera Rocha na Região Oeste |
title |
Evolução de Matriz Organizacional dos Produtos da Pera Rocha na Região Oeste |
spellingShingle |
Evolução de Matriz Organizacional dos Produtos da Pera Rocha na Região Oeste da Silva Serra, João José Internacionalização; Parcerias; Associações; Pera Rocha |
title_short |
Evolução de Matriz Organizacional dos Produtos da Pera Rocha na Região Oeste |
title_full |
Evolução de Matriz Organizacional dos Produtos da Pera Rocha na Região Oeste |
title_fullStr |
Evolução de Matriz Organizacional dos Produtos da Pera Rocha na Região Oeste |
title_full_unstemmed |
Evolução de Matriz Organizacional dos Produtos da Pera Rocha na Região Oeste |
title_sort |
Evolução de Matriz Organizacional dos Produtos da Pera Rocha na Região Oeste |
author |
da Silva Serra, João José |
author_facet |
da Silva Serra, João José |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moreira de Carvalho, Rui Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Serra, João José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização; Parcerias; Associações; Pera Rocha |
topic |
Internacionalização; Parcerias; Associações; Pera Rocha |
description |
A forma como as empresas se organizam resultam dos seus planos estratégicos. Considerando que, inicialmente se caraterizavam por opções individuais, com o tempo e face aos desafios crescentes, as empresas tenderam a: i) agrupar-se em Agrupamento Complementar de Empresa (ACE) e ou Organização de Produtores (OP); ii) enveredar pelo processo de internacionalização; iii) ter atividades partilhadas, nomeadamente esforço de marketing, armazenamento e logística, I&DE; iv) promover a mobilidade de recursos humanos. No contexto de elevada incerteza eleva a tendência para novas formas organizacionais e, em particular, cooperativas. Importa, pois, analisar porque é que algumas cooperam? Quais são os tipos de cooperação mais apropriados em cada circunstância? Quais os fatores organizacionais e de gestão que afetam o sucesso de uma aliança? E como é que uma empresa pode explorar melhor as alianças para aprender novas competências tecnológicas e de mercado? Quando é que as empresas se internacionalizam? O estudo qualitativo foi baseado em inquéritos e entrevistas a seis Organizações de Produtores em processo de internacionalização. Os dados recolhidos nos inquéritos foram analisados de forma descritiva e as entrevistas foram dissecados quanto ao seu conteúdo. O inquérito recolheu dados acerca da evolução da matriz organizacional das empresas e do comércio internacional. A análise ao conteúdo das entrevistas apoia e interpreta a evolução dos processos de internacionalização e de parcerias, ajudando a tipificar, os motivos e os constrangimentos, tidos pelas Organizações de Produtores de Pera Rocha. Constatou-se um aumento da importância do comércio internacional, tanto em quantidade como em valor exportado de Pera Rocha. Observou-se que o crescimento da formação de parcerias tem providenciado visões no que diz respeito (a) à forma como as empresas e os países podem aumentar as vantagens competitivas, (b) ao conteúdo e valor dos portfólios locais e (c) às formas como se podem promover melhor as relações de cooperação entre empresas na procura de escala, notoriedade e competitividade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-28T16:41:39Z 2017-01-17 2017-01-31T00:00:00Z 2017-01-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/19535 201765020 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/19535 |
identifier_str_mv |
201765020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130040850448384 |