Nossa paixão será o corpo: a questão do corpo censurado e liberto em Novas Cartas Portuguesas (1972)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/4950 |
Resumo: | Esta investigação pretende analisar Novas Cartas Portuguesas (1972), de Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa e Maria Isabel Barreno, sob a perspetiva dos estudos de género, nomeadamente de teorias sobre o corpo. No âmbito dos estudos de género e dos feminismos em Portugal, podemos afirmar que existe um antes e um depois da obra das “três Marias”. A repercussão desta obra colocou Portugal no centro das atenções, uma vez que a sua censura e consequente julgamento das autoras levou a que vozes de renome manifestassem publicamente e ao nível internacional o seu apoio às autoras, como, por exemplo, Simone de Beauvoir. A presente dissertação terá como foco as questões do corpo livremente representado nos textos que levaram a obra a ser censurada. Em Novas Cartas Portuguesas (1972) Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa e Maria Isabel Barreno reivindicam o direito das mulheres sobre o seu próprio corpo, colocando-o como objeto passível de ser representado na literatura. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o modo como as questões do corpo são abordadas na obra, à luz das reflexões sobre o corpo expressas por Judith Butler em Problemas de Género, de 1990, que foi publicado na tradução para língua portuguesa em 2017. |
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Nossa paixão será o corpo: a questão do corpo censurado e liberto em Novas Cartas Portuguesas (1972)CorpoFeminismosEstudos de géneroEstado NovoCensuraNovas Cartas Portuguesas (1972)BodyFeminismsGender studiesEstado NovoCensorshipLiteratura, Cultura e Diversidade.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEsta investigação pretende analisar Novas Cartas Portuguesas (1972), de Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa e Maria Isabel Barreno, sob a perspetiva dos estudos de género, nomeadamente de teorias sobre o corpo. No âmbito dos estudos de género e dos feminismos em Portugal, podemos afirmar que existe um antes e um depois da obra das “três Marias”. A repercussão desta obra colocou Portugal no centro das atenções, uma vez que a sua censura e consequente julgamento das autoras levou a que vozes de renome manifestassem publicamente e ao nível internacional o seu apoio às autoras, como, por exemplo, Simone de Beauvoir. A presente dissertação terá como foco as questões do corpo livremente representado nos textos que levaram a obra a ser censurada. Em Novas Cartas Portuguesas (1972) Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa e Maria Isabel Barreno reivindicam o direito das mulheres sobre o seu próprio corpo, colocando-o como objeto passível de ser representado na literatura. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o modo como as questões do corpo são abordadas na obra, à luz das reflexões sobre o corpo expressas por Judith Butler em Problemas de Género, de 1990, que foi publicado na tradução para língua portuguesa em 2017.This research aims to examine Novas Cartas Portuguesas [New Portuguese Letters] (1972), by Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa and Maria Isabel Barreno, from the perspective of gender studies, namely theories about the body. Within the scope of gender studies and feminisms in Portugal, we could state that there is a before and an after the work of the “three Marias”. The outcome of this work placed Portugal in the spotlight, as its censorship and subsequent judgment of the authors led renowned voices to publicly and internationally express their support in favour of the authors, such as Simone de Beauvoir. This dissertation will focus on the body matters freely portrayed in the texts that led the work to be censored. In Novas Cartas Portuguesas (1972) Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa and Maria Isabel Barreno claim women's right over their own body, placing it as an object passable of being represented in literature. This paper aims to reflect on how the body is addressed in the work, in light of the reflections expressed by Judith Butler in Gender Trouble, 1990, which was published in Portuguese in 2017.Emonts, Anne MartinaDigitUMaGouveia, Liliana Sousa2023-01-24T11:24:52Z2022-01-242022-01-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4950TID:203183762porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-29T03:30:33Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:55.380753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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