Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14176 |
Resumo: | LEITINHO, Meirecele Calíope. Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 15, n. 23, 24, 25 e 26, p. 113-117, 1992/1993. |
id |
UFC-7_bed3482745ae1dbcddd8c0c593274229 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/14176 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículosCurrículosAnálise de paradigmasOrganizaçãoLEITINHO, Meirecele Calíope. Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 15, n. 23, 24, 25 e 26, p. 113-117, 1992/1993.No processo de análise dos paradigmas de desenvolvimento de Currículos, é de fundamental importância a compreensão dos significados e práticas que cada um encerra, bem como as possíveis relações estabelecidas entre eles e os vários movimentos educacionais surgidos no Brasil no período em que, de forma sistemática e institucionalizada, se desenvolveram os estudos sobre currículo (décadas de 60, 70, 80). Segundo Domingues(1986) há três tipos de paradigmas curriculares: "o técnico linear, o circular-consensual e o dinâmico- dialógico." Cada um deles está ligado a um interesse determinado,de pessoas ou grupos sociais. Utilizando a classificação de interesses realizada por Habermas, Domingues afirma que, o paradigma técnico-linear está associado ao interesse no controle técnico; o circular/consensual ao interesse na compreensão; e o dinâmico-dialógico ao interesse emancipatório. Ele afirma, ainda, que o paradigma técnico-linear fundamenta-se no controle técnico "com uma reação em cadeia, definindo variáveis envolvidas no currículo, criando um sistema para a tomada de decisões para o seu desenvolvimento"...Revista Educação em Debate2015-11-26T14:03:24Z2015-11-26T14:03:24Z1993info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEITINHO, M. C. (1993)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14176Leitinho, Meirecele Calíopeinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:34:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14176Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:26.018189Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos |
title |
Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos |
spellingShingle |
Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos Leitinho, Meirecele Calíope Currículos Análise de paradigmas Organização |
title_short |
Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos |
title_full |
Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos |
title_fullStr |
Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos |
title_full_unstemmed |
Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos |
title_sort |
Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos |
author |
Leitinho, Meirecele Calíope |
author_facet |
Leitinho, Meirecele Calíope |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leitinho, Meirecele Calíope |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículos Análise de paradigmas Organização |
topic |
Currículos Análise de paradigmas Organização |
description |
LEITINHO, Meirecele Calíope. Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 15, n. 23, 24, 25 e 26, p. 113-117, 1992/1993. |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993 2015-11-26T14:03:24Z 2015-11-26T14:03:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEITINHO, M. C. (1993) 0102-1117 (impresso) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14176 |
identifier_str_mv |
LEITINHO, M. C. (1993) 0102-1117 (impresso) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028811144429568 |