Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitinho, Meirecele Calíope
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14176
Resumo: LEITINHO, Meirecele Calíope. Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 15, n. 23, 24, 25 e 26, p. 113-117, 1992/1993.
id UFC-7_bed3482745ae1dbcddd8c0c593274229
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/14176
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículosCurrículosAnálise de paradigmasOrganizaçãoLEITINHO, Meirecele Calíope. Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 15, n. 23, 24, 25 e 26, p. 113-117, 1992/1993.No processo de análise dos paradigmas de desenvolvimento de Currículos, é de fundamental importância a compreensão dos significados e práticas que cada um encerra, bem como as possíveis relações estabelecidas entre eles e os vários movimentos educacionais surgidos no Brasil no período em que, de forma sistemática e institucionalizada, se desenvolveram os estudos sobre currículo (décadas de 60, 70, 80). Segundo Domingues(1986) há três tipos de paradigmas curriculares: "o técnico linear, o circular-consensual e o dinâmico- dialógico." Cada um deles está ligado a um interesse determinado,de pessoas ou grupos sociais. Utilizando a classificação de interesses realizada por Habermas, Domingues afirma que, o paradigma técnico-linear está associado ao interesse no controle técnico; o circular/consensual ao interesse na compreensão; e o dinâmico-dialógico ao interesse emancipatório. Ele afirma, ainda, que o paradigma técnico-linear fundamenta-se no controle técnico "com uma reação em cadeia, definindo variáveis envolvidas no currículo, criando um sistema para a tomada de decisões para o seu desenvolvimento"...Revista Educação em Debate2015-11-26T14:03:24Z2015-11-26T14:03:24Z1993info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEITINHO, M. C. (1993)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14176Leitinho, Meirecele Calíopeinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:34:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14176Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:26.018189Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos
title Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos
spellingShingle Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos
Leitinho, Meirecele Calíope
Currículos
Análise de paradigmas
Organização
title_short Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos
title_full Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos
title_fullStr Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos
title_full_unstemmed Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos
title_sort Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos
author Leitinho, Meirecele Calíope
author_facet Leitinho, Meirecele Calíope
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitinho, Meirecele Calíope
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos
Análise de paradigmas
Organização
topic Currículos
Análise de paradigmas
Organização
description LEITINHO, Meirecele Calíope. Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 15, n. 23, 24, 25 e 26, p. 113-117, 1992/1993.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993
2015-11-26T14:03:24Z
2015-11-26T14:03:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITINHO, M. C. (1993)
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14176
identifier_str_mv LEITINHO, M. C. (1993)
0102-1117 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028811144429568