A avaliação de desempenho docente no ensino particular e cooperativo, em Portugal e no Brasil: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Pedro Miguel Marques da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19707
Resumo: A Avaliação de Desempenho Docente é um importante instrumento, para as escolas e para os professores, pois promove o desenvolvimento profissional, a responsabilização, a motivação do corpo docente e conduz à reflexão, à melhoria do desempenho dos professores e da qualidade do ensino. A Avaliação de Desempenho Docente é o objeto de estudo central deste trabalho, através de uma análise comparativa entre duas instituições de ensino particular, com culturas diferentes, uma localizada em Portugal e outra no Brasil. Para o efeito procedeu-se à comparação dos modelos de Avaliação de Desempenho Docente, das duas instituições, e, foram realizadas entrevistas aos professores, para perceber qual a importância e o impacto desta avaliação no seu desempenho, verificar a concordância dos docentes quanto à intervenção dos pais e dos alunos neste processo, sobre os novos desafios colocados atualmente aos professores, com o uso das novas tecnologias e novas metodologias, e a saúde dos professores. Os professores da escola brasileira consideram que a Avaliação de Desempenho Docente tem impacto na sua prática docente, enquanto que a maioria dos professores da escola portuguesa considera que esta não tem qualquer impacto. Ambas as escolas incentivam ao uso da tecnologia e providenciam formação nesta área, por considerarem que a tecnologia facilita o desempenho do professor. Os professores, em geral, consideram que as condições de trabalho interferem com a saúde e o seu desempenho e que, os professores com melhor desempenho são os mais motivados.
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