Tarefas de vizualização espacial: uma experiência com alunos de 3º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Eliana Soraia Almeida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29479
Resumo: A visualização espacial e os recursos educativos, utilizados nas atividades de visualização, são elementos fundamentais da aprendizagem da Geometria, logo a partir dos primeiros anos de escolaridade. A visualização espacial inclui capacidades relacionadas com o modo de ver o Mundo que nos rodeia e com a transformação e antecipação da posição de objetos. É importante que desde o 1.º ciclo do ensino básico os alunos desenvolvam a sua observação do espaço e do plano, especificando posições, descrevendo relações espaciais e adquirindo experiência na utilização de diversos tipos de representações. O presente estudo envolve a implementação de tarefas de visualização, com recurso a materiais estruturados que são concebidos com o propósito da sua utilização na realização das tarefas. A questão de investigação do presente estudo é a seguinte: Quais as estratégias utilizadas por alunos do 3.º ano do primeiro ciclo do ensino básico, na resolução de tarefas de visualização? Seguindo-se uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, foi realizada a recolha de dados através de observações, registos fotográficos e registos vídeo. Os participantes no estudo foram alunos de uma turma do 3.ºano do agrupamento de escolas de Aveiro. Os resultados do mesmo revelam que os alunos manifestaram mais interesse e dedicação na Tarefa que implicou contacto com o Recurso Educativo, tendo sido visto como um desafio (a construção do mesmo) e não como um exercício onde se revelou que as estratégias foram diversificadas e todos os grupos se regeram pelo método de tentativaerro, onde os grupos com os resultados menos positivos foram os grupos constituídos apenas por elementos do mesmo género.
id RCAP_3c8783a8e361869017a31be7f3eedf61
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/29479
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tarefas de vizualização espacial: uma experiência com alunos de 3º anoVisualização espacialRecursos educativosCubosPrimeiro Ciclo do Ensino BásicoA visualização espacial e os recursos educativos, utilizados nas atividades de visualização, são elementos fundamentais da aprendizagem da Geometria, logo a partir dos primeiros anos de escolaridade. A visualização espacial inclui capacidades relacionadas com o modo de ver o Mundo que nos rodeia e com a transformação e antecipação da posição de objetos. É importante que desde o 1.º ciclo do ensino básico os alunos desenvolvam a sua observação do espaço e do plano, especificando posições, descrevendo relações espaciais e adquirindo experiência na utilização de diversos tipos de representações. O presente estudo envolve a implementação de tarefas de visualização, com recurso a materiais estruturados que são concebidos com o propósito da sua utilização na realização das tarefas. A questão de investigação do presente estudo é a seguinte: Quais as estratégias utilizadas por alunos do 3.º ano do primeiro ciclo do ensino básico, na resolução de tarefas de visualização? Seguindo-se uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, foi realizada a recolha de dados através de observações, registos fotográficos e registos vídeo. Os participantes no estudo foram alunos de uma turma do 3.ºano do agrupamento de escolas de Aveiro. Os resultados do mesmo revelam que os alunos manifestaram mais interesse e dedicação na Tarefa que implicou contacto com o Recurso Educativo, tendo sido visto como um desafio (a construção do mesmo) e não como um exercício onde se revelou que as estratégias foram diversificadas e todos os grupos se regeram pelo método de tentativaerro, onde os grupos com os resultados menos positivos foram os grupos constituídos apenas por elementos do mesmo género.Spatial visualization and the educational resources used in visualization activities are fundamental elements in geometry's learning, right from the first years of schooling. Spatial visualization includes capabilities related to the way of seeing the world around us and the transformation and anticipation of the position of objects. It is important that students develop their observation of space and plan from the first cycle of basic education, specifying positions, describing spatial relationships and gaining experience in the use of various types of representations. This study involves the implementation of visualization tasks, using structured materials that are designed with the purpose of their use in the performance of tasks. The research question in this study is as follows: What are the strategies used by students of the 3rd year of primary school, in the resolution of visualization tasks? Following a qualitative research methodology, data were collected through observations, photographic records and video records. The participants in the study were students from a 3rd grade class of Aveiro school’s group. The results reveal that the students showed more interest and dedication in the Task that involved contact with the Educational Resource, having been seen as a challenge (its construction) and not as an exercise where it was revealed that the strategies were diversified and all the groups were guided by the trial-error method, where the groups with the least positive results were the groups composed only of members of the same gender.2020-10-19T14:39:05Z2019-12-18T00:00:00Z2019-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29479porMartins, Eliana Soraia Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:03Zoai:ria.ua.pt:10773/29479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:48.853935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tarefas de vizualização espacial: uma experiência com alunos de 3º ano
title Tarefas de vizualização espacial: uma experiência com alunos de 3º ano
spellingShingle Tarefas de vizualização espacial: uma experiência com alunos de 3º ano
Martins, Eliana Soraia Almeida
Visualização espacial
Recursos educativos
Cubos
Primeiro Ciclo do Ensino Básico
title_short Tarefas de vizualização espacial: uma experiência com alunos de 3º ano
title_full Tarefas de vizualização espacial: uma experiência com alunos de 3º ano
title_fullStr Tarefas de vizualização espacial: uma experiência com alunos de 3º ano
title_full_unstemmed Tarefas de vizualização espacial: uma experiência com alunos de 3º ano
title_sort Tarefas de vizualização espacial: uma experiência com alunos de 3º ano
author Martins, Eliana Soraia Almeida
author_facet Martins, Eliana Soraia Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Eliana Soraia Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Visualização espacial
Recursos educativos
Cubos
Primeiro Ciclo do Ensino Básico
topic Visualização espacial
Recursos educativos
Cubos
Primeiro Ciclo do Ensino Básico
description A visualização espacial e os recursos educativos, utilizados nas atividades de visualização, são elementos fundamentais da aprendizagem da Geometria, logo a partir dos primeiros anos de escolaridade. A visualização espacial inclui capacidades relacionadas com o modo de ver o Mundo que nos rodeia e com a transformação e antecipação da posição de objetos. É importante que desde o 1.º ciclo do ensino básico os alunos desenvolvam a sua observação do espaço e do plano, especificando posições, descrevendo relações espaciais e adquirindo experiência na utilização de diversos tipos de representações. O presente estudo envolve a implementação de tarefas de visualização, com recurso a materiais estruturados que são concebidos com o propósito da sua utilização na realização das tarefas. A questão de investigação do presente estudo é a seguinte: Quais as estratégias utilizadas por alunos do 3.º ano do primeiro ciclo do ensino básico, na resolução de tarefas de visualização? Seguindo-se uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, foi realizada a recolha de dados através de observações, registos fotográficos e registos vídeo. Os participantes no estudo foram alunos de uma turma do 3.ºano do agrupamento de escolas de Aveiro. Os resultados do mesmo revelam que os alunos manifestaram mais interesse e dedicação na Tarefa que implicou contacto com o Recurso Educativo, tendo sido visto como um desafio (a construção do mesmo) e não como um exercício onde se revelou que as estratégias foram diversificadas e todos os grupos se regeram pelo método de tentativaerro, onde os grupos com os resultados menos positivos foram os grupos constituídos apenas por elementos do mesmo género.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18T00:00:00Z
2019-12-18
2020-10-19T14:39:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/29479
url http://hdl.handle.net/10773/29479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137673958391808