Percursos de intervenção educativa : Um estudo sobre capacidades de visualização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Ana Margarida Gomes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2147
Resumo: Resumo O trabalho que se apresenta surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e reflete o processo de práticas, de reflexão e de investigação nos dois níveis de ensino. Através da reflexão para a ação, na ação e, posteriormente, com a concretização das intervenções educativas, delineou-se um estudo, com o intuito de compreender de que modo a realização de um conjunto específico de tarefas matemáticas, concorre para o desenvolvimento de capacidades de visualização. Contudo, após a implementação do 1º teste de visualização definiu-se que a sequência de tarefas incidia sobre o desenvolvimento da memória visual. O estudo foi desenvolvido numa turma do 1º Ano de Escolaridade e optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa numa das suas variantes: o estudo de caso. Os resultados obtidos permitiram concluir que, no caso particular destes alunos e do contexto em que estão inseridos, têm capacidades de visualização espacial em diferentes níveis de desenvolvimento. Ao nível da memória visual e após a implementação de uma sequência de tarefas, pôde concluir-se, ainda, que os alunos, através da resolução do conjunto de tarefas propostas, desenvolveram, de alguma forma, tais capacidades. No entanto, um estudo mais aprofundado permitiria compreender melhor tal evolução.
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