Percursos de intervenção educativa : Um estudo sobre capacidades de visualização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2147 |
Resumo: | Resumo O trabalho que se apresenta surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e reflete o processo de práticas, de reflexão e de investigação nos dois níveis de ensino. Através da reflexão para a ação, na ação e, posteriormente, com a concretização das intervenções educativas, delineou-se um estudo, com o intuito de compreender de que modo a realização de um conjunto específico de tarefas matemáticas, concorre para o desenvolvimento de capacidades de visualização. Contudo, após a implementação do 1º teste de visualização definiu-se que a sequência de tarefas incidia sobre o desenvolvimento da memória visual. O estudo foi desenvolvido numa turma do 1º Ano de Escolaridade e optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa numa das suas variantes: o estudo de caso. Os resultados obtidos permitiram concluir que, no caso particular destes alunos e do contexto em que estão inseridos, têm capacidades de visualização espacial em diferentes níveis de desenvolvimento. Ao nível da memória visual e após a implementação de uma sequência de tarefas, pôde concluir-se, ainda, que os alunos, através da resolução do conjunto de tarefas propostas, desenvolveram, de alguma forma, tais capacidades. No entanto, um estudo mais aprofundado permitiria compreender melhor tal evolução. |
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Percursos de intervenção educativa : Um estudo sobre capacidades de visualizaçãoPrática educativaGeometriaSentido espacialCapacidades de visualizaçãoTarefas1º Ciclo do Ensino BásicoResumo O trabalho que se apresenta surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e reflete o processo de práticas, de reflexão e de investigação nos dois níveis de ensino. Através da reflexão para a ação, na ação e, posteriormente, com a concretização das intervenções educativas, delineou-se um estudo, com o intuito de compreender de que modo a realização de um conjunto específico de tarefas matemáticas, concorre para o desenvolvimento de capacidades de visualização. Contudo, após a implementação do 1º teste de visualização definiu-se que a sequência de tarefas incidia sobre o desenvolvimento da memória visual. O estudo foi desenvolvido numa turma do 1º Ano de Escolaridade e optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa numa das suas variantes: o estudo de caso. Os resultados obtidos permitiram concluir que, no caso particular destes alunos e do contexto em que estão inseridos, têm capacidades de visualização espacial em diferentes níveis de desenvolvimento. Ao nível da memória visual e após a implementação de uma sequência de tarefas, pôde concluir-se, ainda, que os alunos, através da resolução do conjunto de tarefas propostas, desenvolveram, de alguma forma, tais capacidades. No entanto, um estudo mais aprofundado permitiria compreender melhor tal evolução.Abstract The work presented comes within the Master's in Pre-school and Primary School Teacher Education and reflects the process of practice, reflection and research at both levels of education. Through the reflection to the action, in the action, and later with the implementation of educational interventions, a study was outlined, in order to understand how to carry out a specific set of mathematical tasks, contributes to the development of visualization capabilities. However, after the implementation of the first view test, we define the tasks squence focused on the development of visual memory. The study was conducted in a class of 1st Year of Schooling and we chose a qualitative approach in one of its variants: a case study. The results showed that in the particular case of these students and the context in which they live, they have capacities of spatial visualization in different levels of development. In terms of visual memory and after implementation of a sequence of tasks, it might be concluded, though, that students, by solving the set of proposed tasks, developed in some way, such capabilities. However, a further study would better understand this evolution.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuRibeiro, AntónioGomes, HelenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFigueiredo, Ana Margarida Gomes2014-05-19T12:55:19Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2147porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:26Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:24.366487Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Resumo O trabalho que se apresenta surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e reflete o processo de práticas, de reflexão e de investigação nos dois níveis de ensino. Através da reflexão para a ação, na ação e, posteriormente, com a concretização das intervenções educativas, delineou-se um estudo, com o intuito de compreender de que modo a realização de um conjunto específico de tarefas matemáticas, concorre para o desenvolvimento de capacidades de visualização. Contudo, após a implementação do 1º teste de visualização definiu-se que a sequência de tarefas incidia sobre o desenvolvimento da memória visual. O estudo foi desenvolvido numa turma do 1º Ano de Escolaridade e optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa numa das suas variantes: o estudo de caso. Os resultados obtidos permitiram concluir que, no caso particular destes alunos e do contexto em que estão inseridos, têm capacidades de visualização espacial em diferentes níveis de desenvolvimento. Ao nível da memória visual e após a implementação de uma sequência de tarefas, pôde concluir-se, ainda, que os alunos, através da resolução do conjunto de tarefas propostas, desenvolveram, de alguma forma, tais capacidades. No entanto, um estudo mais aprofundado permitiria compreender melhor tal evolução. |
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