A promoção do sentido espacial na criança: uma experiência na educação pré-escolar e no ensino do primeiro ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novo, Ana Rita Pinheiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17383
Resumo: O presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Seminário de Investigação Educacional A2, tem como objetivo a promoção do sentido espacial na criança, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A Geometria, em geral, e o raciocínio espacial, em particular, são elementos fundamentais da aprendizagem Matemática logo a partir dos primeiros anos de escolaridade pois permitem relacionar a Matemática com o mundo que nos rodeia. Pretende-se promover o desenvolvimento do sentido espacial, bem como conceder momentos de bem-estar emocional às crianças e identificar as dificuldades manifestadas pelas mesmas relativamente às tarefas de Orientação e Visualização Espacial. Como forma de orientar o estudo, formulei a seguinte questão para investigar: “Quais as principais dificuldades manifestadas pelas crianças perante a resolução de tarefas relacionadas com o sentido espacial?” O estudo segue uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, tendo sido realizada a recolha de dados através de notas de campo, fotografias e produções das crianças. As conclusões do estudo realçam a importância do desenvolvimento do sentido espacial nas crianças desde os primeiros anos de escolaridade, apontam as dificuldades apresentadas por elas, e ainda demonstram que a implicação e bem-estar influenciam de forma direta as aprendizagens.
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