Educação sexual na promoção da inteligência emocional : uma abordagem no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/28713 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_3c9370bb3e114c12fc470c13d3735fd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28713 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação sexual na promoção da inteligência emocional : uma abordagem no 1º Ciclo do Ensino Básico37.031:392.6392.6:37.031159.942373.3Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoVários autores afirmam que, tanto a educação sexual como educação emocional devem estar presentes no currículo escolar, como fazendo parte de uma educação que privilegia a educação integral do indivíduo, considerando o seu desenvolvimento tanto a nível cognitivo como a nível físico, psicoafectivo, emocional e social. Neste sentido, o trabalho apresentado pretendeu aprofundar o conhecimento acerca do desenvolvimento da inteligência emocional nos alunos e a sua relação com a educação sexual, procurando compreender o impacto que determinadas práticas no domínio da educação sexual poderão ter a nível do desenvolvimento de competências inerentes à inteligência emocional. Foi então desenvolvida uma investigação e intervenção, numa sala de 20 alunos, do 2.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos de idade. A investigação realizada assentou na metodologia de investigação-ação, seguindo o ciclo de planeamento, intervenção, reflexão e avaliação das práticas característico desta metodologia. Assim sendo, foi realizada uma série de atividades educativas baseadas em orientações pedagógicas para implementação da educação sexual no 1.º ciclo, procurando que estas estimulassem simultaneamente as competências emocionais e sociais dos alunos. A análise dos dados recolhidos e posterior reflexão acerca dos resultados revelou que a prática desenvolvida teve um impacto positivo e significativo para o grupo a nível do desenvolvimento de competências emocionais e sociais. No entanto, devem ser consideradas as limitações existentes a nível de tempo de execução do projeto que restringem a precisão e validade dos resultados alcançados.Several authors state that, both sex education and emotional education should be present in the school curriculum, as part of an education that privileges the integral education of the individual, considering its development at a cognitive, physical, psyscho-affective, emotional and social level. Thus, the present work intended to deepen the knowledge on the development of emotional intelligence in students and its relationship to sex education. It attempts to comprehend the impact that certain sex education practices might have on the development of emotion intelligence competences. An intervention and investigation was performed, in a classroom of 20 students, aged between 7 and 8 years old. The investigation was based on action-research methodology, following its characteristic cycle of planning, invention, reflection and assessment of practices. Thus, a series of educational activities were performed, based in pedagogical orientations for the implementation of sex education on primary school, making sure these also stimulated students’ social and emotional competences. The collected data and afterward reflection about the results has revealed that the pedagogical practice performed had a positive and significant impact for the group regarding to the development of the students’ social and emotional competences. However, the time limitations for the implementation of the project must be considered, since they restrain the precision and validity of the achieved results.Anastácio, ZéliaUniversidade do MinhoSilva, Daniela Filipa Ferreira Ramos da20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28713por201407647info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:48.306389Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação sexual na promoção da inteligência emocional : uma abordagem no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Educação sexual na promoção da inteligência emocional : uma abordagem no 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Educação sexual na promoção da inteligência emocional : uma abordagem no 1º Ciclo do Ensino Básico Silva, Daniela Filipa Ferreira Ramos da 37.031:392.6 392.6:37.031 159.942 373.3 |
title_short |
Educação sexual na promoção da inteligência emocional : uma abordagem no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Educação sexual na promoção da inteligência emocional : uma abordagem no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Educação sexual na promoção da inteligência emocional : uma abordagem no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Educação sexual na promoção da inteligência emocional : uma abordagem no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Educação sexual na promoção da inteligência emocional : uma abordagem no 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Silva, Daniela Filipa Ferreira Ramos da |
author_facet |
Silva, Daniela Filipa Ferreira Ramos da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Anastácio, Zélia Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniela Filipa Ferreira Ramos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
37.031:392.6 392.6:37.031 159.942 373.3 |
topic |
37.031:392.6 392.6:37.031 159.942 373.3 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/28713 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/28713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201407647 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133080811732992 |