Educação sexual: os desafios e realidades: um projeto de intervenção comunitária na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Emília Gomes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/23746
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
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spelling Educação sexual: os desafios e realidades: um projeto de intervenção comunitária na escola37.031:392.6392.6:37.031Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)Este trabalho insere-se no eixo temático da Educação. Numa primeira fase problematiza e tenta compreender, sob uma perspetiva histórica e conceptual, a evolução da Sexualidade e Educação Sexual em Portugal. Reflete o enquadramento legal da educação sexual de forma a percebermos os avanços e recuos dos normativos publicados no âmbito das sucessivas políticas na pré e pós democracia, os impactos da mentalidade da sociedade, bloqueadores da intervenção com crianças e jovens. Caracterizam-se os contextos: local, regional e comunidade escolar, sustentadores das ações. Procura enquadrar conceptualmente o projeto de intervenção, justifica-o, apresenta as finalidades e objetivos e contextualiza o paradigma de investigação adotado: investigação-ação participativa. Na sua continuidade problematiza conceptualmente a Sexualidade e Educação Sexual, enfatizando a abordagem nesta área como instrumento de poder, de modo a desenvolver o conhecimento, promover atitudes e competências transversais nos jovens. Reforça um viver assertivo da triangulação Eu, Alter e Sociedade, permitindo lidar com as situações de forma consciente e refletida, treinar a assertividade dos comportamentos de forma a realizar escolhas na área da sexualidade. É expectável que esta intervenção seja um importante contributo na (in)formação dos jovens, melhorando os seus relacionamentos afetivo-sexuais, reduzindo consequências negativas de comportamentos sexuais, como a gravidez não planeada e as infeções sexualmente transmissíveis, prevenindo situações de abuso e exploração sexual. A intervenção nesta matéria não se esgota no trabalho individual centrado no aluno, mas apresenta-se como transversal, logo, transferível para dimensões globais do ser cidadão. Com este estudo pretende-se dotar os agentes da escola e da comunidade para que, pela sua ação, contribuam para a construção de uma sexualidade assertiva e saudável, em equilíbrio e valorizem o seu papel e dos demais agentes da comunidade, nomeadamente a família, a escola e os parceiros da sociedade civil. Este trabalho apresenta as ações realizadas no âmbito da educação sexual escolar, campo de manifesta dificuldade de intervenção dos agentes, emergindo uma efetiva necessidade de formação resultado da avaliação de diagnóstico realizada. A escola constitui-se como um micro- espaço de poder e influência dos nossos jovens, assim, o presente projeto, pelas atividades levadas a efeito, intervém com os vários agentes da sua comunidade, principalmente professores, pais, pontualmente com alunos e assistentes operacionais. O projeto “salta as redes” da escola uma vez reclamado pelos parceiros. Sistematiza a avaliação das ações e seus impactos no desenvolvimento individual dos profissionais e no coletivo da comunidade escola/parceiros.This work is integrated in the theme of Education. For a start it tries to understand the evolution of Sexuality and Sexual Education in Portugal and makes it problematic on a historical and conceptual perspective. It reflects the legal frame of the sexual education so as to make us realize the progress and retreat of the standards published within the successive policies in the pre and post democracy as well as the impacts of society mentality that block the intervention with children and youth. The local, regional and school community contexts, being supporters of the actions are to be characterised. This research tries to fit in the intervention project conceptually, it accounts for it and presents the purposes and objectives. It also contextualizes the paradigm of investigation adopted so far: participatory action-research. It makes both the sexuality and Sexual education conceptually problematic in its continuity, stressing the approach on this field as power tool so as to develop knowledge, promote attitudes and transverse skills in youth. It reinforces an assertive living of the triangle I, Alter and Society, allowing us to deal with the situations in a reflexive and conscious way. It also makes possible to train the assertiveness of behaviours in order to make choices in the Sexuality matter.This intervention hopes to become a relevant contribution of youth information and formation, improving their affection-sexual behaviours; thus, reducing negative consequences of sexual behaviours such as non-planned pregnancy and sexually transmitted infections, preventing from abuse and sexual exploitation situations. The intervention in this subject does not finish in the individual work centred on the student, it rather presents itself as transversal, therefore, transferred to the global dimensions of being a citizen. With this study I intend to endow the school and community agents so that through their action, they contribute to a balanced, assertive and healthy sexuality and give value to their role and to the other community agents, namely family, school and civil society partners. This research presents the workshops attended on school sexual education, a field of particular difficulty of agents’ intervention, emerging an effective need of formation as a result of the diagnosis evaluation previously carried out. School sets up a micro-space of power and influence on our youth, thus, the following project through the carried out activities deals with the several agents of their community: above all teachers, parents, in due time with students and operational assistants. The project goes beyond the school gate once claimed by its partners. It systematises the workshops evaluation and their impacts on the professionals’ individual development as well as the school community partners.Antunes, Maria da Conceição PintoUniversidade do MinhoAlves, Maria Emília Gomes20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/23746porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:24:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:25:48.736634Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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