Tarefas para o ensino da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Ramos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10971
Resumo: A escolha deste tema deve-se à consciência de que a matemática é, uma das ciências que mais insucesso escolar tem manifestado ao longo dos anos nos diferentes níveis de ensino. Como refere Ponte (1994, p. 24), “o insucesso nesta disciplina é uma realidade incontornável. O insucesso não só́ existe como tende a agravar-se”. Assim, cientes desta problemática pensamos que uma forma de tentar alterar esta situação é ensinar a matemática dos primeiros anos recorrendo a diferentes metodologias suportadas por tarefas de natureza diversificada, de forma a proporcionar uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos. Tal como é defendido pelo National Council of Teachers of Mathematics “um ensino eficaz da matemática recorre a tarefas, sendo esta uma das maneiras de motivar e ajudar os alunos na construção de conhecimento matemático novo, através da resolução de problemas” (National Council of Teachers of Mathematics [NCTM], 2017, p. 17). Desta forma os alunos ganham gosto pela matemática e serão certamente capazes de apreciar esta ciência, que lhes permite desenvolver uma visão adequada e uma perspetiva positiva sobre o seu papel e utilização no mundo atual. Neste contexto elaboramos várias tarefas que concretizamos em contexto de Educação Pré-escolar e/ou 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), usando diferentes recursos para o ensino da matemática, que disponibilizamos agora neste Relatório, conscientes de que poderão constituir-se como uma mais valia para práticas letivas promotoras da aprendizagem da matemática. Realizamos também um estudo que teve como objetivo perceber as conceções que os Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico têm relativamente ao uso de tarefas matemáticas em contexto de sala de jardim de infância e sala de aula para o ensino da matemática.
id RCAP_3cb560e263d80cb73032179695abcc6a
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10971
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tarefas para o ensino da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoMatemáticaTarefas MatemáticasA escolha deste tema deve-se à consciência de que a matemática é, uma das ciências que mais insucesso escolar tem manifestado ao longo dos anos nos diferentes níveis de ensino. Como refere Ponte (1994, p. 24), “o insucesso nesta disciplina é uma realidade incontornável. O insucesso não só́ existe como tende a agravar-se”. Assim, cientes desta problemática pensamos que uma forma de tentar alterar esta situação é ensinar a matemática dos primeiros anos recorrendo a diferentes metodologias suportadas por tarefas de natureza diversificada, de forma a proporcionar uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos. Tal como é defendido pelo National Council of Teachers of Mathematics “um ensino eficaz da matemática recorre a tarefas, sendo esta uma das maneiras de motivar e ajudar os alunos na construção de conhecimento matemático novo, através da resolução de problemas” (National Council of Teachers of Mathematics [NCTM], 2017, p. 17). Desta forma os alunos ganham gosto pela matemática e serão certamente capazes de apreciar esta ciência, que lhes permite desenvolver uma visão adequada e uma perspetiva positiva sobre o seu papel e utilização no mundo atual. Neste contexto elaboramos várias tarefas que concretizamos em contexto de Educação Pré-escolar e/ou 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), usando diferentes recursos para o ensino da matemática, que disponibilizamos agora neste Relatório, conscientes de que poderão constituir-se como uma mais valia para práticas letivas promotoras da aprendizagem da matemática. Realizamos também um estudo que teve como objetivo perceber as conceções que os Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico têm relativamente ao uso de tarefas matemáticas em contexto de sala de jardim de infância e sala de aula para o ensino da matemática.The choice of this theme is due to the awareness that mathematics is one of the sciences that has failed most in school over the years at different levels of education. As stated by Ponte (1994, p. 24), “failure in this discipline is an unavoidable reality. Failure not only exists but tends to get worse.” So aware of this problem we think that one way to try to change this situation is to teach the mathematics of the early years using different methodologies supported by tasks of a diversified nature, in order to provide a meaningful learning of mathematical concepts. As argued by the National Council of Teachers of Mathematics, “effective teaching of mathematics relies on tasks, which is one of the ways to motivate and assist students in building new mathematical knowledge through problem solving” (National Council of Teachers of Mathematics [NCTM], 2017, p. 17). In this way students gain a taste for mathematics and will certainly be able to appreciate this science, which allows them to develop a proper insight and positive outlook on its role and use in today's world. In this context we elaborate several tasks that we accomplish in the context of Preschool Education and/or 1st Cycle of Basic Education, using different resources for the teaching of the mathematics, that we make available now in this Report, aware that they may as an asset to teaching practices that promote mathematics learning. We also conducted a study that aimed to understand the conceptions that Preschool Educators and Teachers of the 1st Cycle of Basic Education have regarding the use of mathematical tasks in the context of a kindergarten and classroom for teaching mathematics.2022-01-14T12:02:45Z2021-02-25T00:00:00Z2021-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10971porRodrigues, Maria Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-10T02:10:23Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-10T02:10:23Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tarefas para o ensino da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Tarefas para o ensino da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Tarefas para o ensino da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Rodrigues, Maria Ramos
Matemática
Tarefas Matemáticas
title_short Tarefas para o ensino da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Tarefas para o ensino da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Tarefas para o ensino da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Tarefas para o ensino da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Tarefas para o ensino da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Rodrigues, Maria Ramos
author_facet Rodrigues, Maria Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Tarefas Matemáticas
topic Matemática
Tarefas Matemáticas
description A escolha deste tema deve-se à consciência de que a matemática é, uma das ciências que mais insucesso escolar tem manifestado ao longo dos anos nos diferentes níveis de ensino. Como refere Ponte (1994, p. 24), “o insucesso nesta disciplina é uma realidade incontornável. O insucesso não só́ existe como tende a agravar-se”. Assim, cientes desta problemática pensamos que uma forma de tentar alterar esta situação é ensinar a matemática dos primeiros anos recorrendo a diferentes metodologias suportadas por tarefas de natureza diversificada, de forma a proporcionar uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos. Tal como é defendido pelo National Council of Teachers of Mathematics “um ensino eficaz da matemática recorre a tarefas, sendo esta uma das maneiras de motivar e ajudar os alunos na construção de conhecimento matemático novo, através da resolução de problemas” (National Council of Teachers of Mathematics [NCTM], 2017, p. 17). Desta forma os alunos ganham gosto pela matemática e serão certamente capazes de apreciar esta ciência, que lhes permite desenvolver uma visão adequada e uma perspetiva positiva sobre o seu papel e utilização no mundo atual. Neste contexto elaboramos várias tarefas que concretizamos em contexto de Educação Pré-escolar e/ou 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), usando diferentes recursos para o ensino da matemática, que disponibilizamos agora neste Relatório, conscientes de que poderão constituir-se como uma mais valia para práticas letivas promotoras da aprendizagem da matemática. Realizamos também um estudo que teve como objetivo perceber as conceções que os Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico têm relativamente ao uso de tarefas matemáticas em contexto de sala de jardim de infância e sala de aula para o ensino da matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-25T00:00:00Z
2021-02-25
2022-01-14T12:02:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10971
url http://hdl.handle.net/10348/10971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543168734789632