Tarefas matemáticas: exploração de diferentes tipos de tarefas para o ensino de matemática no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Sofia Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/45192
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Tarefas matemáticas: exploração de diferentes tipos de tarefas para o ensino de matemática no 1º e 2º Ciclo do Ensino BásicoMathematical tasks: exploration of different types of mathematical tasks to the teaching of mathematics in 1st and 2nd cycle of basic educationTarefas matemáticascurrículodesafiopensamento matemáticomathematical taskscurriculumchallengemathematical thinkingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio foi desenvolvido ao longo do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e tem como um dos objetivos compreender se é possível articular diferentes tipos de tarefas matemáticas, com um grau de desafio mais elevado, com os objetivos presentes no programa curricular em vigor. Além disso, pretendeu-se detetar as principais dificuldades dos alunos perante os tipos de tarefas apresentadas, bem como se contribuíram para o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos. O contexto educativo no qual se realizou esta investigação foi uma turma do 3.º ano e do 5.º ano de escolaridade, sendo que a metodologia adotada foi a investigação qualitativa, com contornos de investigação-ação. Para tal, os principais instrumentos de recolha de dados foram a observação direta, as notas de campo, as gravações de vídeo e as fichas de trabalho realizadas pelos alunos ao longo das sessões de intervenção pedagógica. A importância de proporcionar aos alunos um ensino de matemática estimulante e desafiador é um tema que tem ganho relevo ao longo dos anos uma vez que se tenta adotar uma visão construtivista do ensino e aprendizagem, em que o aluno adota um papel de relevo na construção de conhecimentos. As tarefas matemáticas devem ser diversificadas e com um grau de desafio adequado aos diferentes alunos de cada contexto, promovendo a discussão e partilha de ideias, modificando a visão de muitos alunos de que a matemática é um conjunto de processos rotineiros. Em ambos os contextos educativos, os alunos demonstraram-se empenhados na resolução das tarefas, apresentando algumas dificuldades no início da sua resolução uma vez que não se encontravam familiarizados com o tipo de tarefa que lhes era apresentado. A motivação foi um dos aspetos mais difíceis de manter devido à visão negativa de alguns alunos perante esta área curricular. Os resultados obtidos demonstraram que é possível articular diferentes tipos de tarefas matemáticas, com um grau de desafio mais elevado com o programa curricular, uma vez que os alunos conseguiram resolver as tarefas apresentadas, participando em discussões promotoras de aprendizagens significativas.The present report was developed over 2nd year of the Master in teaching 1st and 2nd cycle of basic education and it has as one of the aims understanding if it is possible to articulate different types of mathematical tasks, with a higher challenge degree, with the objectives present in the curriculum. Besides that, it was investigated the main difficulties of students in the resolution of the tasks presented, as well if it contributed to the development of the students mathematical thinking. The educational context in which this investigation was develop was a class of 3rd year and 5th year of schooling, and the adopted methodology was qualitative research with research-action outlines. To this end, the main collection data tools were the direct observation, field notes, video recordings and worksheets made by students throughout the educational intervention sessions. The importance of providing students a stimulating and challenging mathematical education is a theme that has gained emphasis over the years since it tries to adopt a constructivist view of teaching and learning, in which the student takes a major role in building knowledge. The mathematical tasks should be diversified and with an appropriate challenge degree to different students in each context, promoting discussion and sharing ideas, changing the view of many students that mathematics is a series of routine processes. In both educational contexts, students proved to be engaged in solving the tasks, presenting some difficulties at the beginning of the resolution because they weren’t familiar with the type of task that was present to them. The motivation was one of the most difficult aspects to maintain due to the negative view of some students towards this curriculum area. The results showed that it is possible to articulate different types of mathematical tasks with a higher challenge degree with the curriculum, since the students were able to solve the given tasks, participating in discussions that promote meaningful learning.Gomes, AlexandraUniversidade do MinhoMartins, Ana Sofia Rodrigues2017-01-062017-01-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45192por201624290info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:04.131287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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