Mapeando vivências de uma intervenção socioeducativa com recurso à educação entre pares: os multiplicadores por seus pares e os multiplicadores pelos multiplicadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Mércia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pappámikail, Lia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1961
Resumo: A adolescência é um período da vida em que o indivíduo se distancia simbolicamente da família, vinculando-se àqueles com os quais se identificam, estabelecendo laços de lealdade com seus pares. Isto porque nessa etapa da vida os adolescentes se deparam com vários desafios, tais como: mudanças físicas e biológicas, exigências de autonomia e independência, novas amizades e a preparação para uma profissão. Sendo assim, acredita-se que os adolescentes procuram a ajuda, a interação e o afeto mútuos com os seus pares. Considerando a relevância que os pares exercem na vida do adolescente, acredita-se que a aprendizagem por pares facilita a comunicação e compartilhamento de experiências. Mediante o exposto, o presente artigo explora as impressões dos estudantes/alvo do primeiro ano do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio e pelos estudantes/multiplicadores do terceiro ano do mesmo curso, a respeito da experiência de dialogar e compartilhar saberes e vivências com os pares, no tocante a sexualidade e a afetos, usando como referência a metodologia da Educação entre Pares, proposta do Ministério da Saúde e Ministério da Educação. A trajetória metodológica escolhida foi a pesquisa-ação de cunho qualitativo, no qual os dados foram coletados por meio de entrevistas e observação das oficinas realizadas pelos multiplicadores.
id RCAP_3cc0993006d458e17e8d5eac63066a2c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1961
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mapeando vivências de uma intervenção socioeducativa com recurso à educação entre pares: os multiplicadores por seus pares e os multiplicadores pelos multiplicadoresMapping impressions of a social and educational intervention using peer education: the multipliers in the eyes of their peers, and in their own eyesadolescênciaeducação entre paressexualidadeadolescencepeer educationsexualityA adolescência é um período da vida em que o indivíduo se distancia simbolicamente da família, vinculando-se àqueles com os quais se identificam, estabelecendo laços de lealdade com seus pares. Isto porque nessa etapa da vida os adolescentes se deparam com vários desafios, tais como: mudanças físicas e biológicas, exigências de autonomia e independência, novas amizades e a preparação para uma profissão. Sendo assim, acredita-se que os adolescentes procuram a ajuda, a interação e o afeto mútuos com os seus pares. Considerando a relevância que os pares exercem na vida do adolescente, acredita-se que a aprendizagem por pares facilita a comunicação e compartilhamento de experiências. Mediante o exposto, o presente artigo explora as impressões dos estudantes/alvo do primeiro ano do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio e pelos estudantes/multiplicadores do terceiro ano do mesmo curso, a respeito da experiência de dialogar e compartilhar saberes e vivências com os pares, no tocante a sexualidade e a afetos, usando como referência a metodologia da Educação entre Pares, proposta do Ministério da Saúde e Ministério da Educação. A trajetória metodológica escolhida foi a pesquisa-ação de cunho qualitativo, no qual os dados foram coletados por meio de entrevistas e observação das oficinas realizadas pelos multiplicadores.Adolescence is a period of life in which the individual distances himself symbolically from the family, linking with those with whom they identify, establishing bonds of loyalty with their peers. This is because at this stage of life adolescents are faced with various challenges, such as: physical and biological changes, demands for autonomy and independence, new friendships and preparation for a profession. Thus, adolescents are believed to seek mutual help, interaction, and affection with their peers. Considering the relevance that peers exert in the adolescent's life, it is believed that peer learning facilitates communication and sharing of experiences. The present article explores the impressions of the first year students of the Technical Course on Integrated Food to High School and the students / multipliers of the third year of the same course, regarding the experience of dialoguing and sharing knowledge and experiences with the pairs, regarding sexuality and affections, using as a reference the methodology of Peer Education, proposed by the Ministry of Health and the Ministry of Education. The methodological trajectory chosen was the action–research, with a qualitative approach. The data were collected through interviews and observation of the workshops carried out by the multipliers.Instituto Politécnico de SantarémRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCosta, MérciaPappámikail, Lia2018-01-08T01:19:23Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1961porCosta, M. & Pappámikail,L. (2017). Mapeando vivências de uma intervenção socioeducativa com recurso à educação entre pares: os multiplicadores por seus pares e os multiplicadores pelos multiplicadores. Revista da UIIPS, 5(3),22-37.2182-9608info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:21Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1961Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:09.230649Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mapeando vivências de uma intervenção socioeducativa com recurso à educação entre pares: os multiplicadores por seus pares e os multiplicadores pelos multiplicadores
Mapping impressions of a social and educational intervention using peer education: the multipliers in the eyes of their peers, and in their own eyes
title Mapeando vivências de uma intervenção socioeducativa com recurso à educação entre pares: os multiplicadores por seus pares e os multiplicadores pelos multiplicadores
spellingShingle Mapeando vivências de uma intervenção socioeducativa com recurso à educação entre pares: os multiplicadores por seus pares e os multiplicadores pelos multiplicadores
Costa, Mércia
adolescência
educação entre pares
sexualidade
adolescence
peer education
sexuality
title_short Mapeando vivências de uma intervenção socioeducativa com recurso à educação entre pares: os multiplicadores por seus pares e os multiplicadores pelos multiplicadores
title_full Mapeando vivências de uma intervenção socioeducativa com recurso à educação entre pares: os multiplicadores por seus pares e os multiplicadores pelos multiplicadores
title_fullStr Mapeando vivências de uma intervenção socioeducativa com recurso à educação entre pares: os multiplicadores por seus pares e os multiplicadores pelos multiplicadores
title_full_unstemmed Mapeando vivências de uma intervenção socioeducativa com recurso à educação entre pares: os multiplicadores por seus pares e os multiplicadores pelos multiplicadores
title_sort Mapeando vivências de uma intervenção socioeducativa com recurso à educação entre pares: os multiplicadores por seus pares e os multiplicadores pelos multiplicadores
author Costa, Mércia
author_facet Costa, Mércia
Pappámikail, Lia
author_role author
author2 Pappámikail, Lia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Mércia
Pappámikail, Lia
dc.subject.por.fl_str_mv adolescência
educação entre pares
sexualidade
adolescence
peer education
sexuality
topic adolescência
educação entre pares
sexualidade
adolescence
peer education
sexuality
description A adolescência é um período da vida em que o indivíduo se distancia simbolicamente da família, vinculando-se àqueles com os quais se identificam, estabelecendo laços de lealdade com seus pares. Isto porque nessa etapa da vida os adolescentes se deparam com vários desafios, tais como: mudanças físicas e biológicas, exigências de autonomia e independência, novas amizades e a preparação para uma profissão. Sendo assim, acredita-se que os adolescentes procuram a ajuda, a interação e o afeto mútuos com os seus pares. Considerando a relevância que os pares exercem na vida do adolescente, acredita-se que a aprendizagem por pares facilita a comunicação e compartilhamento de experiências. Mediante o exposto, o presente artigo explora as impressões dos estudantes/alvo do primeiro ano do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio e pelos estudantes/multiplicadores do terceiro ano do mesmo curso, a respeito da experiência de dialogar e compartilhar saberes e vivências com os pares, no tocante a sexualidade e a afetos, usando como referência a metodologia da Educação entre Pares, proposta do Ministério da Saúde e Ministério da Educação. A trajetória metodológica escolhida foi a pesquisa-ação de cunho qualitativo, no qual os dados foram coletados por meio de entrevistas e observação das oficinas realizadas pelos multiplicadores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-01-08T01:19:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1961
url http://hdl.handle.net/10400.15/1961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, M. & Pappámikail,L. (2017). Mapeando vivências de uma intervenção socioeducativa com recurso à educação entre pares: os multiplicadores por seus pares e os multiplicadores pelos multiplicadores. Revista da UIIPS, 5(3),22-37.
2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817554453076639744