Educação entre pares na orientação sexual de adolescentes e jovens: possibilidades e limitações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1793 |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é investigar as possibilidades e limitações da Educação entre Pares (EP) na orientação para sexualidade de adolescentes, usando como norte a metodologia de EP proposta pelo Ministério da Saúde em parceria com Ministério da Educação. Trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem mista, que teve como sujeitos de pesquisa estudantes do curso técnico em alimentos integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília do Campus Gama. Os instrumentos teórico-metodológicos utilizados na pesquisa consistiram em aplicação de questionário, realização de entrevista e observação. A pesquisa contou com uma intervenção pedagógica, sustentada por uma metodologia de trabalho aberta, dialógica e participativa, que inicialmente capacitou um grupo de estudantes para atuarem como multiplicadores, por meio de estudos e reflexão sobre as questões de gênero, comportamento sexual, orientação sexual, identidade sexual, diversidade sexual e diversidade cultural, mostrando como estas questões se caracterizam na sociedade atual. E, a partir desses temas, os multiplicadores realizaram oficinas para e com os seus pares. Como considerações deste processo investigativo, obteve-se que, embora dialoguem sobre sexo e sexualidade nos espaços sociais nos quais estão inseridos, as representações dos estudantes participantes da pesquisa sobre as questões de gênero ainda estão fortemente ligadas a uma ideologia conservadora e machista posta pela nossa cultura, sobretudo com ideias sobre o que é “ser menino” ou “ser menina”. Verificou-se ainda confusão e desconhecimento a repeito dos conceitos de identidade, orientação e comportamento sexual, embora tenham se mostrado motivados a discutir e partilhar conhecimento. Quanto às fontes de informação, há prevalência dos estudantes buscarem sanar suas dúvidas com os pares. Em face da insuficiência de ações nesta área do conhecimento, os resultados obtidos com essa experiência educativa apresentaram-se como uma alternativa para a construção coletiva de conhecimentos sobre sexo e sexualidade, bem como estratégia de valorização da ação dos próprios adolescentes em seus processos formativos. |
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A pesquisa contou com uma intervenção pedagógica, sustentada por uma metodologia de trabalho aberta, dialógica e participativa, que inicialmente capacitou um grupo de estudantes para atuarem como multiplicadores, por meio de estudos e reflexão sobre as questões de gênero, comportamento sexual, orientação sexual, identidade sexual, diversidade sexual e diversidade cultural, mostrando como estas questões se caracterizam na sociedade atual. E, a partir desses temas, os multiplicadores realizaram oficinas para e com os seus pares. Como considerações deste processo investigativo, obteve-se que, embora dialoguem sobre sexo e sexualidade nos espaços sociais nos quais estão inseridos, as representações dos estudantes participantes da pesquisa sobre as questões de gênero ainda estão fortemente ligadas a uma ideologia conservadora e machista posta pela nossa cultura, sobretudo com ideias sobre o que é “ser menino” ou “ser menina”. Verificou-se ainda confusão e desconhecimento a repeito dos conceitos de identidade, orientação e comportamento sexual, embora tenham se mostrado motivados a discutir e partilhar conhecimento. Quanto às fontes de informação, há prevalência dos estudantes buscarem sanar suas dúvidas com os pares. Em face da insuficiência de ações nesta área do conhecimento, os resultados obtidos com essa experiência educativa apresentaram-se como uma alternativa para a construção coletiva de conhecimentos sobre sexo e sexualidade, bem como estratégia de valorização da ação dos próprios adolescentes em seus processos formativos.The aim of this paper is to investigate the possibilities and limitations of peer education (PE) in teenagers’ sexual orientation, based on the peer education methodology proposed by the Ministry of Health together with the Ministry of Education. This is an Action Research with a mixed approach in which the participants are students of a professional High school course related to food in Gama Campus at the Federal Institute of Brasília. The research instruments used to collect data were questionnaires, interviews and observation. The research proposed a pedagogical intervention oriented by an open, dialogical and participatory methodology, which initially enabled a group of students to act as multipliers of what they had learned. In this process, students reflected about gender, sexual behavior, sexual orientation, sexual identity, sexual diversity and cultural diversity, discussing how these issues are characterized in society nowadays. Based on these themes, the multipliers promoted workshops with their peers and also for them. As a result, this investigation process showed that though students talk about sex and sexuality in their social contexts, their representations about gender are still strongly related to a conservative and chauvinist idea which prevails in our culture, mainly influenced by the ideia of what it is to “be a boy or a girl”. It was also noticed a misunderstanding and lack of knowledge concerning the concepts of identity and of sexual orientation and behavior, although they seemed motivated to discuss these issues and share knowledge. In addition, the study also revealed that the participants’ peer were considered their main source of knowledge. In conclusion, considering the importance as well as the lack of peer work in this area of knowledge, this research brings a collaborative alternative of building knowledge about sex and sexuality, showing a way of valuing students’ actions and knowledge in their own educational process.Pappamikail, LiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCosta, Mércia Cristine Magalhães Pinheiro2017-08-08T16:16:36Z2017-052017-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1793TID:201699184porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:00Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1793Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:59.827285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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