Concepções de professores brasileiros e portugueses sobre a aprendizagem das ciências por crianças do meio rural e proposta de formação sensível à diversidade cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Geilsa Costa Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Tracana, Rosa Branca, Carvalho, Graça S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/87233
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar as concepções de professores de ciências do Brasil e de Portugal acerca da importância de as crianças oriundas dos meios rurais aprenderem ciências e, com base nisto, propor uma estratégia para a formação docente que seja sensível à diversidade cultural das salas de aula. Os dados foram coletados mediante questões contendo situações-problemas, com posterior análise de conteúdo. À luz dos nossos achados, discutimos que as concepções dos professores brasileiros e portugueses convergem no sentido de que os conhecimentos rurais podem ser importantes facilitadores da aprendizagem dos conhecimentos científicos escolares, sendo estes necessários para melhorias nas qualidades de vida das crianças nas suas comunidades. Apesar disto, foram encontradas contradições entre o ensino para mudança conceitual e para mudança de perfil conceitual, porque os professores, ao mesmo tempo em que falavam de diálogo, atribuíam supremacia à ciência para que avanços aconteçam nos ambientes rurais. Consequentemente, propomos uma estratégia para formação de professores que seja sensível à diversidade cultural, contendo um conjunto de atividades cuja finalidade central é a promoção do diálogo intercultural no ensino de ciências para as crianças do meio rural. Essas atividades visam motivar os professores a desenvolver uma didática culturalmente inclusiva, que dê voz aos estudantes, aumentando a sua participação e interesse em prol da sua emancipação para as tomadas de decisões em contextos culturais diversos.
id RCAP_3cc203b10fe8d1d2e312781ecbd5c892
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87233
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepções de professores brasileiros e portugueses sobre a aprendizagem das ciências por crianças do meio rural e proposta de formação sensível à diversidade culturalBrazilian and Portuguese teachers’ conceptions about rural children’s learning of science and a proposal for culturally sensitive trainingAmbiente ruralConcepções de professores de ciênciasDiálogo interculturalCriançasFormação docenteIntercultural dialogueScience teachers' conceptionsTeacher trainingChildren.Rural environmentsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeO objetivo deste trabalho foi analisar as concepções de professores de ciências do Brasil e de Portugal acerca da importância de as crianças oriundas dos meios rurais aprenderem ciências e, com base nisto, propor uma estratégia para a formação docente que seja sensível à diversidade cultural das salas de aula. Os dados foram coletados mediante questões contendo situações-problemas, com posterior análise de conteúdo. À luz dos nossos achados, discutimos que as concepções dos professores brasileiros e portugueses convergem no sentido de que os conhecimentos rurais podem ser importantes facilitadores da aprendizagem dos conhecimentos científicos escolares, sendo estes necessários para melhorias nas qualidades de vida das crianças nas suas comunidades. Apesar disto, foram encontradas contradições entre o ensino para mudança conceitual e para mudança de perfil conceitual, porque os professores, ao mesmo tempo em que falavam de diálogo, atribuíam supremacia à ciência para que avanços aconteçam nos ambientes rurais. Consequentemente, propomos uma estratégia para formação de professores que seja sensível à diversidade cultural, contendo um conjunto de atividades cuja finalidade central é a promoção do diálogo intercultural no ensino de ciências para as crianças do meio rural. Essas atividades visam motivar os professores a desenvolver uma didática culturalmente inclusiva, que dê voz aos estudantes, aumentando a sua participação e interesse em prol da sua emancipação para as tomadas de decisões em contextos culturais diversos.The purpose of this paper was to analyse the conceptions of science teachers from Brazil and Portugal about the importance of rural children learning science and, based on this, to propose a strategy for teacher training sensitive to cultural diversity in the classroom. The data were collected through questions containing problem situations, with subsequent content analysis. In light of our findings, we argue that the conceptions of Brazilian and Portuguese teachers converge in the sense that rural knowledge can be important facilitators for learning the school scientific knowledge, which is necessary to improve the quality of life of children in their communities. However, despite this, contradictions were found between teaching for conceptual change and conceptual profile change because teachers, while talking about dialogue, attributed supremacy to science for advances to happen inrural environments. Consequently, we propose a strategy for teacher training sensitive to cultural diversity, containing a set of activities whose central purpose is to promote intercultural dialogue in science teaching for rural children. These activities aim to motivate teachers to develop culturally inclusive didactics that give voice to students, increasing their participation and interest in their empowerment in decision-making in diverse cultural contexts.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, código de Financiamento 001), como Professor Visitante no Exterior Júnior (PVEX, edital número 01/2019)Fundos nacionais portugueses, através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020 e do CI&DEI (Centro de Estudos em Educação e Inovação, do Instituto Politécnico da Guarda) com a referência UIDB/05507/2020.Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)Universidade do MinhoBaptista, Geilsa Costa SantosTracana, Rosa BrancaCarvalho, Graça S.20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/87233porBaptista, G.C.S., Tracana, R.B. & Carvalho, G.S. (2023). Concepções de professores brasileiros e portugueses sobre a aprendizagem das ciências por crianças do meio rural e proposta de formação sensível à diversidade cultural [Brazilian and Portuguese teachers’ conceptions about rural children’s learning of science and a proposal for culturally sensitive training]. INCI, Investigações em Ensino de Ciências, 28 (2), 267-2911518-87951518-938410.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p267https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/issue/view/96info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-18T01:16:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87233Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:53:57.045375Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de professores brasileiros e portugueses sobre a aprendizagem das ciências por crianças do meio rural e proposta de formação sensível à diversidade cultural
Brazilian and Portuguese teachers’ conceptions about rural children’s learning of science and a proposal for culturally sensitive training
title Concepções de professores brasileiros e portugueses sobre a aprendizagem das ciências por crianças do meio rural e proposta de formação sensível à diversidade cultural
spellingShingle Concepções de professores brasileiros e portugueses sobre a aprendizagem das ciências por crianças do meio rural e proposta de formação sensível à diversidade cultural
Baptista, Geilsa Costa Santos
Ambiente rural
Concepções de professores de ciências
Diálogo intercultural
Crianças
Formação docente
Intercultural dialogue
Science teachers' conceptions
Teacher training
Children
.
Rural environments
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short Concepções de professores brasileiros e portugueses sobre a aprendizagem das ciências por crianças do meio rural e proposta de formação sensível à diversidade cultural
title_full Concepções de professores brasileiros e portugueses sobre a aprendizagem das ciências por crianças do meio rural e proposta de formação sensível à diversidade cultural
title_fullStr Concepções de professores brasileiros e portugueses sobre a aprendizagem das ciências por crianças do meio rural e proposta de formação sensível à diversidade cultural
title_full_unstemmed Concepções de professores brasileiros e portugueses sobre a aprendizagem das ciências por crianças do meio rural e proposta de formação sensível à diversidade cultural
title_sort Concepções de professores brasileiros e portugueses sobre a aprendizagem das ciências por crianças do meio rural e proposta de formação sensível à diversidade cultural
author Baptista, Geilsa Costa Santos
author_facet Baptista, Geilsa Costa Santos
Tracana, Rosa Branca
Carvalho, Graça S.
author_role author
author2 Tracana, Rosa Branca
Carvalho, Graça S.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Geilsa Costa Santos
Tracana, Rosa Branca
Carvalho, Graça S.
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente rural
Concepções de professores de ciências
Diálogo intercultural
Crianças
Formação docente
Intercultural dialogue
Science teachers' conceptions
Teacher training
Children
.
Rural environments
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Ambiente rural
Concepções de professores de ciências
Diálogo intercultural
Crianças
Formação docente
Intercultural dialogue
Science teachers' conceptions
Teacher training
Children
.
Rural environments
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description O objetivo deste trabalho foi analisar as concepções de professores de ciências do Brasil e de Portugal acerca da importância de as crianças oriundas dos meios rurais aprenderem ciências e, com base nisto, propor uma estratégia para a formação docente que seja sensível à diversidade cultural das salas de aula. Os dados foram coletados mediante questões contendo situações-problemas, com posterior análise de conteúdo. À luz dos nossos achados, discutimos que as concepções dos professores brasileiros e portugueses convergem no sentido de que os conhecimentos rurais podem ser importantes facilitadores da aprendizagem dos conhecimentos científicos escolares, sendo estes necessários para melhorias nas qualidades de vida das crianças nas suas comunidades. Apesar disto, foram encontradas contradições entre o ensino para mudança conceitual e para mudança de perfil conceitual, porque os professores, ao mesmo tempo em que falavam de diálogo, atribuíam supremacia à ciência para que avanços aconteçam nos ambientes rurais. Consequentemente, propomos uma estratégia para formação de professores que seja sensível à diversidade cultural, contendo um conjunto de atividades cuja finalidade central é a promoção do diálogo intercultural no ensino de ciências para as crianças do meio rural. Essas atividades visam motivar os professores a desenvolver uma didática culturalmente inclusiva, que dê voz aos estudantes, aumentando a sua participação e interesse em prol da sua emancipação para as tomadas de decisões em contextos culturais diversos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/87233
url https://hdl.handle.net/1822/87233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Baptista, G.C.S., Tracana, R.B. & Carvalho, G.S. (2023). Concepções de professores brasileiros e portugueses sobre a aprendizagem das ciências por crianças do meio rural e proposta de formação sensível à diversidade cultural [Brazilian and Portuguese teachers’ conceptions about rural children’s learning of science and a proposal for culturally sensitive training]. INCI, Investigações em Ensino de Ciências, 28 (2), 267-291
1518-8795
1518-9384
10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p267
https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/issue/view/96
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135137167835136