Um enfoque etnobiológico na formação do professor de ciências sensível à diversidade cultural: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista,Geilsa Costa Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300005
Resumo: Resumo:São apresentados resultados de uma pesquisa que teve por objetivo identificar como a etnobiologia - ciência que estuda as inúmeras relações entre os seres humanos e a natureza ao seu redor - pode contribuir para a formação do professor de ciências que seja sensível à diversidade cultural. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove professoras de Biologia que atuam nos níveis Fundamental e Médio da rede pública de ensino do estado da Bahia, antes e após as suas participações num curso de formação continuada tratando a etnobiologia e suas contribuições para o ensino de ciências. As análises aconteceram com base na comparação das respostas e revelaram indícios de mudanças das concepções após o curso. Conclui-se que a etnobiologia pode contribuir para a formação dos professores de ciências na medida em que o curso envolvendo esta ciência gerou oportunidades para que as professoras refletissem sobre as suas práticas pedagógicas, podendo ressignificá-las com relação à diversidade cultural.
id UNESP-22_16f2d4017a8846649fa3e3f943d24980
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132015000300005
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Um enfoque etnobiológico na formação do professor de ciências sensível à diversidade cultural: estudo de casoEtnobiologiaFormação de professoresEnsino de CiênciasDiálogo interculturalResumo:São apresentados resultados de uma pesquisa que teve por objetivo identificar como a etnobiologia - ciência que estuda as inúmeras relações entre os seres humanos e a natureza ao seu redor - pode contribuir para a formação do professor de ciências que seja sensível à diversidade cultural. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove professoras de Biologia que atuam nos níveis Fundamental e Médio da rede pública de ensino do estado da Bahia, antes e após as suas participações num curso de formação continuada tratando a etnobiologia e suas contribuições para o ensino de ciências. As análises aconteceram com base na comparação das respostas e revelaram indícios de mudanças das concepções após o curso. Conclui-se que a etnobiologia pode contribuir para a formação dos professores de ciências na medida em que o curso envolvendo esta ciência gerou oportunidades para que as professoras refletissem sobre as suas práticas pedagógicas, podendo ressignificá-las com relação à diversidade cultural.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300005Ciência & Educação (Bauru) v.21 n.3 2015reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320150030005info:eu-repo/semantics/openAccessBaptista,Geilsa Costa Santospor2015-10-27T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132015000300005Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:55.885467Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Um enfoque etnobiológico na formação do professor de ciências sensível à diversidade cultural: estudo de caso
title Um enfoque etnobiológico na formação do professor de ciências sensível à diversidade cultural: estudo de caso
spellingShingle Um enfoque etnobiológico na formação do professor de ciências sensível à diversidade cultural: estudo de caso
Baptista,Geilsa Costa Santos
Etnobiologia
Formação de professores
Ensino de Ciências
Diálogo intercultural
title_short Um enfoque etnobiológico na formação do professor de ciências sensível à diversidade cultural: estudo de caso
title_full Um enfoque etnobiológico na formação do professor de ciências sensível à diversidade cultural: estudo de caso
title_fullStr Um enfoque etnobiológico na formação do professor de ciências sensível à diversidade cultural: estudo de caso
title_full_unstemmed Um enfoque etnobiológico na formação do professor de ciências sensível à diversidade cultural: estudo de caso
title_sort Um enfoque etnobiológico na formação do professor de ciências sensível à diversidade cultural: estudo de caso
author Baptista,Geilsa Costa Santos
author_facet Baptista,Geilsa Costa Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista,Geilsa Costa Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Etnobiologia
Formação de professores
Ensino de Ciências
Diálogo intercultural
topic Etnobiologia
Formação de professores
Ensino de Ciências
Diálogo intercultural
description Resumo:São apresentados resultados de uma pesquisa que teve por objetivo identificar como a etnobiologia - ciência que estuda as inúmeras relações entre os seres humanos e a natureza ao seu redor - pode contribuir para a formação do professor de ciências que seja sensível à diversidade cultural. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove professoras de Biologia que atuam nos níveis Fundamental e Médio da rede pública de ensino do estado da Bahia, antes e após as suas participações num curso de formação continuada tratando a etnobiologia e suas contribuições para o ensino de ciências. As análises aconteceram com base na comparação das respostas e revelaram indícios de mudanças das concepções após o curso. Conclui-se que a etnobiologia pode contribuir para a formação dos professores de ciências na medida em que o curso envolvendo esta ciência gerou oportunidades para que as professoras refletissem sobre as suas práticas pedagógicas, podendo ressignificá-las com relação à diversidade cultural.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320150030005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.21 n.3 2015
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957507002368