Fatores que influenciam a coordenação motora em crianças dos 5 aos 10 anos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6255 |
Resumo: | Segundo Kiphard e Schilling (1976), coordenação motora é a “interação harmoniosa e económica do sistema músculo-esquelético do sistema nervoso e do sistema sensorial com o fim de produzir ações motoras precisas e equilibradas, e reações rápidas que exigem uma adequada medida de força que determina a amplitude e velocidade do movimento; uma adequada seleção dos músculos que influenciam a condução e orientação do movimento; a capacidade de alterar rapidamente entre tensão e relaxamento muscular.”. É a estrutura psicomotora básica, concretizada pela maturação motora e neurológica da criança e é desenvolvida através da sua estimulação psicomotora sendo assim de grande importância para a autonomia das crianças (Gorla, Duarte & Montagner, 2008). Este estudo revela-se de grande importância uma vez que, demonstra a importância da coordenação motora e o quanto é importante que esta seja estimulada. A estimulação precoce é algo necessário para promover um bom desenvolvimento, uma vez que a coordenação motora (CM) depende da quantidade e qualidade de estímulos e vivências corporais, e assim, evitar atrasos na coordenação motora que podem vir a ter consequências a longo prazo, persistindo na vida adulta. A presente dissertação está organizada em dois estudos que contemplam os seguintes objetivos, caracterizar e comparar a coordenação motora de crianças dos 5 aos 10 anos, em função do género e das dificuldades de aprendizagem e verificar a influência da obesidade e do estatuto sócio-económico na coordenação motora em crianças, respetivamente. A amostra foi constituída por 110 crianças (52 meninos e 58 meninas) do 1º ciclo do ensino básico, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos (8,44 ± 1,10). Avaliou-se a CM através da bateria de testes KTK, (Kiphard & Schilling, 1974), as crianças com dificuldades de aprendizagem foram sinalizadas pelos professores e psicólogos, foi utilizado um questionário para recolha de dados individuais, incluindo o estatuto sócio-económico, a prevalência de obesidade foi estimada com base no IMC (P/ALT2) e nos valores de corte de Cole, (2000). Utilizou-se o teste t de Sudent, para comparar o quociente motor e o desempenho nas tarefas do teste KTK, de acordo com o género e as dificuldades de aprendizagem. Para verificar a influência das variáveis independentes (prevalência de obesidade e estatuto sócio-económico) na coordenação motora foi aplicada a regressão linear, tendo entrado no modelo de regressão apenas as variáveis que se mostraram associadas. Para a análise dos dados recorremos ao programa Statistical Package for Social Science (SPSS), versão 17.0 para Windows. Os resultados do estudo 1 indicam que 42,31% dos meninos apresentam coordenação normal e 44,83% das meninas apresenta perturbação da coordenação e que 50% das crianças com Dificuldades de Aprendizagem (DA’s) apresenta perturbação da coordenação e 40,54% das crianças sem DA’s apresenta coordenação normal. Relativamente às comparações do QM total e tarefas do KTK por género, verificaram-se diferenças significativas na tarefa de saltos laterais (p=0.02), onde os meninos apresentaram melhores resultados; em relação às dificuldades de aprendizagem, verificaram diferenças significativas na tarefa de saltos monopedais (p=0.028), onde as crianças sem DA’s apresentam melhores resultados. Através dos resultados do estudo 2, verificou-se que 54,55% das crianças são normoponderais, 45,45% têm excesso de peso (29,09%) e obesidade (16,36%). Relativamente à correlação verificou-se uma associação significativa da idade e IMC com o quociente motor (p=.029 e p=.000); do IMC com o equilíbrio (p=.000); da idade e IMC com os saltos monopedais (p=.007 e p=.000); e da idade e IMC com a transferência de plataformas (p=.045 e p=.001). Em conclusão, a maioria das crianças apresenta perturbação da coordenação, e os rapazes apresentam níveis de coordenação motora superiores comparativamente às raparigas. As crianças sem DA’s apresentam também coordenação superior comparativamente às crianças com DA’s. Foi possível concluir também que a obesidade influencia a coordenação motora, no entanto o estatuto sócio-económico não apresentou resultados significativos. |
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Este estudo revela-se de grande importância uma vez que, demonstra a importância da coordenação motora e o quanto é importante que esta seja estimulada. A estimulação precoce é algo necessário para promover um bom desenvolvimento, uma vez que a coordenação motora (CM) depende da quantidade e qualidade de estímulos e vivências corporais, e assim, evitar atrasos na coordenação motora que podem vir a ter consequências a longo prazo, persistindo na vida adulta. A presente dissertação está organizada em dois estudos que contemplam os seguintes objetivos, caracterizar e comparar a coordenação motora de crianças dos 5 aos 10 anos, em função do género e das dificuldades de aprendizagem e verificar a influência da obesidade e do estatuto sócio-económico na coordenação motora em crianças, respetivamente. A amostra foi constituída por 110 crianças (52 meninos e 58 meninas) do 1º ciclo do ensino básico, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos (8,44 ± 1,10). Avaliou-se a CM através da bateria de testes KTK, (Kiphard & Schilling, 1974), as crianças com dificuldades de aprendizagem foram sinalizadas pelos professores e psicólogos, foi utilizado um questionário para recolha de dados individuais, incluindo o estatuto sócio-económico, a prevalência de obesidade foi estimada com base no IMC (P/ALT2) e nos valores de corte de Cole, (2000). Utilizou-se o teste t de Sudent, para comparar o quociente motor e o desempenho nas tarefas do teste KTK, de acordo com o género e as dificuldades de aprendizagem. Para verificar a influência das variáveis independentes (prevalência de obesidade e estatuto sócio-económico) na coordenação motora foi aplicada a regressão linear, tendo entrado no modelo de regressão apenas as variáveis que se mostraram associadas. Para a análise dos dados recorremos ao programa Statistical Package for Social Science (SPSS), versão 17.0 para Windows. Os resultados do estudo 1 indicam que 42,31% dos meninos apresentam coordenação normal e 44,83% das meninas apresenta perturbação da coordenação e que 50% das crianças com Dificuldades de Aprendizagem (DA’s) apresenta perturbação da coordenação e 40,54% das crianças sem DA’s apresenta coordenação normal. Relativamente às comparações do QM total e tarefas do KTK por género, verificaram-se diferenças significativas na tarefa de saltos laterais (p=0.02), onde os meninos apresentaram melhores resultados; em relação às dificuldades de aprendizagem, verificaram diferenças significativas na tarefa de saltos monopedais (p=0.028), onde as crianças sem DA’s apresentam melhores resultados. Através dos resultados do estudo 2, verificou-se que 54,55% das crianças são normoponderais, 45,45% têm excesso de peso (29,09%) e obesidade (16,36%). Relativamente à correlação verificou-se uma associação significativa da idade e IMC com o quociente motor (p=.029 e p=.000); do IMC com o equilíbrio (p=.000); da idade e IMC com os saltos monopedais (p=.007 e p=.000); e da idade e IMC com a transferência de plataformas (p=.045 e p=.001). Em conclusão, a maioria das crianças apresenta perturbação da coordenação, e os rapazes apresentam níveis de coordenação motora superiores comparativamente às raparigas. As crianças sem DA’s apresentam também coordenação superior comparativamente às crianças com DA’s. Foi possível concluir também que a obesidade influencia a coordenação motora, no entanto o estatuto sócio-económico não apresentou resultados significativos.According to Kiphard and Schilling (1976), motor coordination is the "harmonious and economic interaction of the musculoskeletal system of the nervous system and sensory system in order to produce accurate and balanced motor actions, and quick reactions that require an appropriate measure of strength determining the extent and speed of movement; an appropriate selection of the muscles that influence the conduct and direction of the movement; the ability to change rapidly between voltage and muscle relaxation. ". It is the basic psychomotor structure, implemented by motor and neurological maturity of the child and is developed through its psychomotor stimulation being of great importance for the autonomy of children (GGorla, Duarte & Montagner, 2008). This study proves to be of great importance since it demonstrates the importance of coordination and how important it is to stimulate it. Early stimulation is something necessary to promote good development, since motor coordination (MC) depends on the quantity and quality of stimuli and bodily experiences, and thus avoid delays in motor skills that may have long-term consequences, persisting into adulthood This thesis is organized in two studies covering the following objectives, characterize and compare the motor skills of children from 5 to 10 years, depending on gender and learning difficulties and the influence of obesity and socioeconomic status in motor coordination in children, respectively. The sample consisted of 110 children (52 boys and 58 girls) 1st cycle of basic education, of both sexes, aged between 5 and 10 years (8.44 ± 1.10). We evaluated the CM through the KTK test battery, created by Kiphard and Schilling (1974), children with learning difficulties were flagged by some teachers and psychologists, we also used a questionnaire to collect individual data, including the status socio-economic and BMI was assessed using the cutoff values of Cole et al. (2000) to estimate the prevalence of obesity. We used Sudent t test to compare the quotient and motor performance in the KTK test tasks according to gender and learning difficulties. Descriptive statistics (frequency, mean and standard deviation) for the different variables was also used. To check the main effect and the interaction of the independent variables (prevalence of obesity and socio-economic status) on motor coordination was applied to ANOVA. For data analysis we used the Statistical Package for Social Science (SPSS) version 17.0 for Windows. The results of study 1 indicate that 42.31% of boys have normal coordination and 44.83% girls presents coordination disorder and that 50% of children with Learning Disabilities (LD's) shows disturbance of coordination and 40.54% of children without LD's have normal coordination. For the comparisons of total QM and KTK tasks by gender, there were significant differences in the task of lateral jumps (p = .02), where boys performed better; in relation to learning difficulties, significant differences in the task of monopedal jumps (p = .028), where no LD's children have better results. It was also found that 54.55% of children are normal weight, 45.45% were overweight (29.09%) and obesity (16,36%). Regarding the correlation there was a significant association between age and BMI with the motor quotient (p = .029 and p = .000); BMI with the balance (p = .000); age and BMI with monopedal jumps (p = .007 and p = .000); and the age and BMI and transfer platforms (p = .045 and p = .001). In conclusion, most children shows disturbance of coordination, and boys have higher levels of motor coordination compared to girls. Children without LD's also exhibit higher coordination compared to children with LD's. And it was also possible to conclude that obesity and socioeconomic status influence motor coordination. It was also possible to conclude that obesity affects motor coordination, however the socio-economic status did not show significant results.2016-07-21T10:36:28Z2016-07-21T00:00:00Z2016-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6255porSantos, Cindy Nascimento dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:29:04Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6255Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:20.178871Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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