Fatores que influenciam a intenção de compra de luxo: Comparação entre as gerações X e Y

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Patrícia Paixão
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21937
Resumo: Esta dissertação baseia-se em estudos anteriores acerca dos fatores que influenciam a compra de marcas de luxo e do comportamento dos consumidores portugueses. Com base nos seguintes estudos: Who is the real fan for luxury? Generational Differences in China (Shan, Jiang, & Wei, 2016) e Factors Affecting Luxury Purchase Intention: A Conceptual Framework based on an Extension of the Theory of Planned Behavior (Jain, Khan, & Mishra, 2015), esta investigação tem como objetivo compreender quais os fatores e de que forma os mesmos impactam a intenção de compra dos consumidores de produtos de luxo nas gerações X e Y. O setor do luxo é um mercado onde existe alta competitividade e grande diversidade. As marcas desejam atingir os seus objetivos e consequentemente vantagem competitiva, assim é importante conhecerem o que o consumidor português procura e quais os seus motivos de compra de marcas de luxo, que poderá diferir de geração para geração e a perceção que cada uma tem deste tipo de marcas (Chan, To, & Chu, 2015). De modo a concretizar os objetivos e responder às questões de investigação, foi realizada uma análise da literatura e um questionário online a 440 indivíduos das diferentes gerações de nacionalidade portuguesa que consomem marcas de luxo. Os resultados obtidos revelaram que, dentro dos fatores que influenciam a Intenção de Compra de Luxo, e considerando uma análise comprativa entre as duas gerações, o Valor Autoidentidade e o Valor Conspícuo têm mais influência na intenção de compra de luxo da geração X, enquanto que o Valor Status e a Suscetibilidade à Influência Normativa têm uma influência maior na geração Y.
id RCAP_3cd42fa6f754a6c1c15e55e98927cec1
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21937
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores que influenciam a intenção de compra de luxo: Comparação entre as gerações X e YMarcas de luxoGeraçãoIntenção de compraMotivação do consumidorComportamento do consumidor -- Consumer behaviorLuxury brandsGenerationsPurchase intentionConsumer motivationsEsta dissertação baseia-se em estudos anteriores acerca dos fatores que influenciam a compra de marcas de luxo e do comportamento dos consumidores portugueses. Com base nos seguintes estudos: Who is the real fan for luxury? Generational Differences in China (Shan, Jiang, & Wei, 2016) e Factors Affecting Luxury Purchase Intention: A Conceptual Framework based on an Extension of the Theory of Planned Behavior (Jain, Khan, & Mishra, 2015), esta investigação tem como objetivo compreender quais os fatores e de que forma os mesmos impactam a intenção de compra dos consumidores de produtos de luxo nas gerações X e Y. O setor do luxo é um mercado onde existe alta competitividade e grande diversidade. As marcas desejam atingir os seus objetivos e consequentemente vantagem competitiva, assim é importante conhecerem o que o consumidor português procura e quais os seus motivos de compra de marcas de luxo, que poderá diferir de geração para geração e a perceção que cada uma tem deste tipo de marcas (Chan, To, & Chu, 2015). De modo a concretizar os objetivos e responder às questões de investigação, foi realizada uma análise da literatura e um questionário online a 440 indivíduos das diferentes gerações de nacionalidade portuguesa que consomem marcas de luxo. Os resultados obtidos revelaram que, dentro dos fatores que influenciam a Intenção de Compra de Luxo, e considerando uma análise comprativa entre as duas gerações, o Valor Autoidentidade e o Valor Conspícuo têm mais influência na intenção de compra de luxo da geração X, enquanto que o Valor Status e a Suscetibilidade à Influência Normativa têm uma influência maior na geração Y.This dissertation is based on previous studies that focus on the factors that influence the purchase of luxury brands and the behavior of Portuguese consumers. Based on the following studies: Who is the real fan for luxury? Generational Differences in China (Shan, Jiang, & Wei, 2016) and Factors Affecting Luxury Purchase Intention: A Conceptual Framework based on an Extension of the Theory of Planned Behavior (Jain, Khan, & Mishra, 2015), this research aims to understand what are the factors involved and how they impact consumers' intent to purchase luxury products in the X and Y generations. The luxury sector is an industry where there is high competitiveness and great diversity. The brands want to achieve their goals and therefor gaining competitive advantage. Hence the importance of knowing what the Portuguese consumer is looking for and what their reasons are for buying luxury brands. This may differ from generation to generation and the perception that each one has of these type of brands (Chan, To, & Chu, 2015). In order to achieve the goal of this study and answer the research questions, an analysis of the literature and an online questionnaire were carried out to 440 individuals from different generations, of Portuguese nationality, who consume luxury brands. The results obtained demonstrated that, within the factors that influence the Luxury Purchasing Intent, and considering a purchasing analysis between the two generations, the Self Identity Value and the Conspicuous Value have more influence on the luxury purchasing intent of generation X, while the Status Value and the Susceptibility to the Normative Influence have a greater influence on generation Y.2024-01-18T00:00:00Z2021-01-18T00:00:00Z2021-01-182020-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21937TID:202606732porDiniz, Patrícia Paixãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:18:54Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21937Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:18:17.609292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores que influenciam a intenção de compra de luxo: Comparação entre as gerações X e Y
title Fatores que influenciam a intenção de compra de luxo: Comparação entre as gerações X e Y
spellingShingle Fatores que influenciam a intenção de compra de luxo: Comparação entre as gerações X e Y
Diniz, Patrícia Paixão
Marcas de luxo
Geração
Intenção de compra
Motivação do consumidor
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Luxury brands
Generations
Purchase intention
Consumer motivations
title_short Fatores que influenciam a intenção de compra de luxo: Comparação entre as gerações X e Y
title_full Fatores que influenciam a intenção de compra de luxo: Comparação entre as gerações X e Y
title_fullStr Fatores que influenciam a intenção de compra de luxo: Comparação entre as gerações X e Y
title_full_unstemmed Fatores que influenciam a intenção de compra de luxo: Comparação entre as gerações X e Y
title_sort Fatores que influenciam a intenção de compra de luxo: Comparação entre as gerações X e Y
author Diniz, Patrícia Paixão
author_facet Diniz, Patrícia Paixão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Patrícia Paixão
dc.subject.por.fl_str_mv Marcas de luxo
Geração
Intenção de compra
Motivação do consumidor
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Luxury brands
Generations
Purchase intention
Consumer motivations
topic Marcas de luxo
Geração
Intenção de compra
Motivação do consumidor
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Luxury brands
Generations
Purchase intention
Consumer motivations
description Esta dissertação baseia-se em estudos anteriores acerca dos fatores que influenciam a compra de marcas de luxo e do comportamento dos consumidores portugueses. Com base nos seguintes estudos: Who is the real fan for luxury? Generational Differences in China (Shan, Jiang, & Wei, 2016) e Factors Affecting Luxury Purchase Intention: A Conceptual Framework based on an Extension of the Theory of Planned Behavior (Jain, Khan, & Mishra, 2015), esta investigação tem como objetivo compreender quais os fatores e de que forma os mesmos impactam a intenção de compra dos consumidores de produtos de luxo nas gerações X e Y. O setor do luxo é um mercado onde existe alta competitividade e grande diversidade. As marcas desejam atingir os seus objetivos e consequentemente vantagem competitiva, assim é importante conhecerem o que o consumidor português procura e quais os seus motivos de compra de marcas de luxo, que poderá diferir de geração para geração e a perceção que cada uma tem deste tipo de marcas (Chan, To, & Chu, 2015). De modo a concretizar os objetivos e responder às questões de investigação, foi realizada uma análise da literatura e um questionário online a 440 indivíduos das diferentes gerações de nacionalidade portuguesa que consomem marcas de luxo. Os resultados obtidos revelaram que, dentro dos fatores que influenciam a Intenção de Compra de Luxo, e considerando uma análise comprativa entre as duas gerações, o Valor Autoidentidade e o Valor Conspícuo têm mais influência na intenção de compra de luxo da geração X, enquanto que o Valor Status e a Suscetibilidade à Influência Normativa têm uma influência maior na geração Y.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12
2021-01-18T00:00:00Z
2021-01-18
2024-01-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/21937
TID:202606732
url http://hdl.handle.net/10071/21937
identifier_str_mv TID:202606732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134742239510528