Ensino coletivo de violino: a escolha do repertório como fator motivacional na aprendizagem do instrumento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Ana Filipa da Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28934
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_6ab3699a7e52731edcd4b5b7051aeed8
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28934
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino coletivo de violino: a escolha do repertório como fator motivacional na aprendizagem do instrumento78:372.878372.878:78787.1Relatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Estágio Profissional do 2º ano do ciclo de estudos do Mestrado em Ensino de Música. Integra um trabalho de investigação, de intervenção didático-pedagógica, que pretendeu refletir sobre a contribuição do ensino coletivo de violino, com recurso a repertório selecionado pelos alunos, enquanto fator motivacional na aprendizagem do instrumento. A metodologia de estudo integra-se no âmbito dos paradigmas de investigação qualitativa. A investigação decorreu em contexto escolar real, tendo sido operacionalizada com recurso a uma amostra de conveniência, composta por 15 elementos (correspondentes a alunos do 2º, 3º, 4º e 5º graus do Ensino Básico Articulado e Ensino Básico Supletivo, e do 6º grau Complementar Articulado). Os instrumentos de recolha de dados utilizados no estudo foram um questionário aplicado à amostra em fase de pré-intervenção, com o objetivo de averiguar as suas preferências musicais e motivação para o estudo de violino; um outro questionário aplicado à amostra após a frequência das aulas de ensino coletivo de violino, com o qual se pretendia auferir se a seleção de repertório efetuada pela mesma e a metodologia de ensino teriam influenciado a sua motivação; e um terceiro questionário, dirigido aos pais dos elementos constituintes da amostra, que visou a recolha de elementos de opinião relativos à metodologia de ensino implementada com os seus educandos e ao nível de motivação suscitado pela mesma. Na fase interventiva do estudo foi implementada a metodologia de ensino coletivo de violino, sendo que o repertório trabalhado durante o ciclo de aulas considerado foi selecionado de acordo com as preferências musicais manifestadas pela amostra. Ao ciclo de aulas seguiu-se um estágio de quatro dias e como atividade de finalização, um concerto, realizado no dia 4 de julho, integrado nas “5as à noite no Museu”, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães. Os resultados foram interpretados à luz de um referencial qualitativo descritivo, tendo sido possível concluir-se, sem pretensão de generalizações, que tanto a metodologia de ensino coletivo, quanto o escolha do repertório terão contribuído para fomentar a motivação na aprendizagem do instrumento.This Report was developed under the Traineeship Course taken on the 2nd year of the Masters degree in Music Teaching. It integrates a research on didactic and pedagogical intervention, which sought to reflect on the contribution of the violin collective teaching, using repertoire chosen by the students as an agent for motivating the learning of the instrument. The study methodology is integrated within the paradigms of qualitative research. The research took place in a real school environment and was operationalized using a convenience sample consisting of 15 elements (corresponding to students from the 2nd , 3rd , 4th, 5th and 6th grades of the Secondary Course from the Portuguese music education system). The data collection instruments used in the study were a questionnaire applied to the sample in the pre-intervention, in order to ascertain their musical preferences and motivation for practicing the violin; another questionnaire applied to the sample, after attending the collective violin class, with which it was intended to derive if the selection of repertoire chosen by the sample and if the teaching methodology have influenced their motivation; and a third questionnaire, aimed at the parents of the sample constituents, which intended to gather evidence of their opinion, regarding the teaching methodology implemented to their children and the level of motivation that it might have brought (to) them. At the Interventional phase of the study, the violin collective teaching methodology was implemented, and the repertoire worked during the considered cycle of classes was selected according to the musical preferences expressed by the sample. After the cycle of classes, a four day project followed, that ended with a concert held on July 4, as a part of " 5as à noite no Museu " at Paços dos Duques de Bragança, Guimarães. The results were interpreted according to a qualitative descriptive reference. It has been possible to conclude, without pretense of generalizations, that both collective teaching methodology, and the choice of repertoire have contributed to foster motivation to learn the instrument.Pipa, LuísLawson, EliotUniversidade do MinhoAbreu, Ana Filipa da Costa20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28934por201217368info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:25.171859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino coletivo de violino: a escolha do repertório como fator motivacional na aprendizagem do instrumento
title Ensino coletivo de violino: a escolha do repertório como fator motivacional na aprendizagem do instrumento
spellingShingle Ensino coletivo de violino: a escolha do repertório como fator motivacional na aprendizagem do instrumento
Abreu, Ana Filipa da Costa
78:372.878
372.878:78
787.1
title_short Ensino coletivo de violino: a escolha do repertório como fator motivacional na aprendizagem do instrumento
title_full Ensino coletivo de violino: a escolha do repertório como fator motivacional na aprendizagem do instrumento
title_fullStr Ensino coletivo de violino: a escolha do repertório como fator motivacional na aprendizagem do instrumento
title_full_unstemmed Ensino coletivo de violino: a escolha do repertório como fator motivacional na aprendizagem do instrumento
title_sort Ensino coletivo de violino: a escolha do repertório como fator motivacional na aprendizagem do instrumento
author Abreu, Ana Filipa da Costa
author_facet Abreu, Ana Filipa da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pipa, Luís
Lawson, Eliot
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Ana Filipa da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv 78:372.878
372.878:78
787.1
topic 78:372.878
372.878:78
787.1
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28934
url http://hdl.handle.net/1822/28934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201217368
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132386163687424