A influência das técnicas de mindfulness no comportamento em sala de aula, na ansiedade e no empenho académico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/4597 |
Resumo: | Na infância existem várias mudanças a nível físico, cognitivo, no ajustamento social e emocional, resultando em momentos de stresse vivenciados pelas crianças. Deste modo, as crianças revelam cada vez mais ansiedade e comportamentos desajustados em contexto escolar, porém quando estas conseguem controlar este tipo de comportamento apresentam resultados positivos. Portanto, é frequente a existência de crianças ansiosas ou com perturbações associadas a esta, conduzindo-as para estados depressivos ou perturbações do comportamento. Torna-se essencial confrontarmo-nos com alunos empenhados e envolvidos na escola, uma vez que estes são mais curiosos, confiantes, esforçados, persistentes e apresentam gosto por aprender. É imprescindível que existam programas relativos à promoção da saúde mental, visto que manifestam inúmeros benefícios. Assim, as práticas de mindfulness têm despertado interesse em diferentes áreas, sendo ainda precursora em contexto escolar, porém a realização destas práticas tem demonstrado grandes expetativas. É necessário colocar em prática programas de mindfulness em contexto escolar, de forma a intervir relativamente às dificuldades emocionais e/ou comportamentais, dado que estes programas melhoram inúmeras competências. O presente estudo quantitativo com cáracter longitudinal, também denominado por “Avaliação de Programa” tem o intuito de averiguar se as técnicas de Mindfulness apresentam efeitos significativos no comportamento em sala de aula, na ansiedade e no empenho académico. Foi selecionada uma amostra por conveniência de 189 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade. A análise dos dados demonstrou efeitos significativos após a elaboração do programa, sendo possível atingir os objetivos e as hipóteses propostas. |
id |
RCAP_3ce47d1d1af6f5ac3542cae7e4e71b30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ual.pt:11144/4597 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência das técnicas de mindfulness no comportamento em sala de aula, na ansiedade e no empenho académicoMindfulnessComportamento em Sala de AulaEmpenho AcadémicoAnsiedadeIdade EscolarNa infância existem várias mudanças a nível físico, cognitivo, no ajustamento social e emocional, resultando em momentos de stresse vivenciados pelas crianças. Deste modo, as crianças revelam cada vez mais ansiedade e comportamentos desajustados em contexto escolar, porém quando estas conseguem controlar este tipo de comportamento apresentam resultados positivos. Portanto, é frequente a existência de crianças ansiosas ou com perturbações associadas a esta, conduzindo-as para estados depressivos ou perturbações do comportamento. Torna-se essencial confrontarmo-nos com alunos empenhados e envolvidos na escola, uma vez que estes são mais curiosos, confiantes, esforçados, persistentes e apresentam gosto por aprender. É imprescindível que existam programas relativos à promoção da saúde mental, visto que manifestam inúmeros benefícios. Assim, as práticas de mindfulness têm despertado interesse em diferentes áreas, sendo ainda precursora em contexto escolar, porém a realização destas práticas tem demonstrado grandes expetativas. É necessário colocar em prática programas de mindfulness em contexto escolar, de forma a intervir relativamente às dificuldades emocionais e/ou comportamentais, dado que estes programas melhoram inúmeras competências. O presente estudo quantitativo com cáracter longitudinal, também denominado por “Avaliação de Programa” tem o intuito de averiguar se as técnicas de Mindfulness apresentam efeitos significativos no comportamento em sala de aula, na ansiedade e no empenho académico. Foi selecionada uma amostra por conveniência de 189 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade. A análise dos dados demonstrou efeitos significativos após a elaboração do programa, sendo possível atingir os objetivos e as hipóteses propostas.2020-08-03T09:51:34Z2020-07-16T00:00:00Z2020-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/4597TID:202504980porCampos , Ana Catarina Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:10:44Zoai:repositorio.ual.pt:11144/4597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:32:02.312460Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência das técnicas de mindfulness no comportamento em sala de aula, na ansiedade e no empenho académico |
title |
A influência das técnicas de mindfulness no comportamento em sala de aula, na ansiedade e no empenho académico |
spellingShingle |
A influência das técnicas de mindfulness no comportamento em sala de aula, na ansiedade e no empenho académico Campos , Ana Catarina Teixeira Mindfulness Comportamento em Sala de Aula Empenho Académico Ansiedade Idade Escolar |
title_short |
A influência das técnicas de mindfulness no comportamento em sala de aula, na ansiedade e no empenho académico |
title_full |
A influência das técnicas de mindfulness no comportamento em sala de aula, na ansiedade e no empenho académico |
title_fullStr |
A influência das técnicas de mindfulness no comportamento em sala de aula, na ansiedade e no empenho académico |
title_full_unstemmed |
A influência das técnicas de mindfulness no comportamento em sala de aula, na ansiedade e no empenho académico |
title_sort |
A influência das técnicas de mindfulness no comportamento em sala de aula, na ansiedade e no empenho académico |
author |
Campos , Ana Catarina Teixeira |
author_facet |
Campos , Ana Catarina Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos , Ana Catarina Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mindfulness Comportamento em Sala de Aula Empenho Académico Ansiedade Idade Escolar |
topic |
Mindfulness Comportamento em Sala de Aula Empenho Académico Ansiedade Idade Escolar |
description |
Na infância existem várias mudanças a nível físico, cognitivo, no ajustamento social e emocional, resultando em momentos de stresse vivenciados pelas crianças. Deste modo, as crianças revelam cada vez mais ansiedade e comportamentos desajustados em contexto escolar, porém quando estas conseguem controlar este tipo de comportamento apresentam resultados positivos. Portanto, é frequente a existência de crianças ansiosas ou com perturbações associadas a esta, conduzindo-as para estados depressivos ou perturbações do comportamento. Torna-se essencial confrontarmo-nos com alunos empenhados e envolvidos na escola, uma vez que estes são mais curiosos, confiantes, esforçados, persistentes e apresentam gosto por aprender. É imprescindível que existam programas relativos à promoção da saúde mental, visto que manifestam inúmeros benefícios. Assim, as práticas de mindfulness têm despertado interesse em diferentes áreas, sendo ainda precursora em contexto escolar, porém a realização destas práticas tem demonstrado grandes expetativas. É necessário colocar em prática programas de mindfulness em contexto escolar, de forma a intervir relativamente às dificuldades emocionais e/ou comportamentais, dado que estes programas melhoram inúmeras competências. O presente estudo quantitativo com cáracter longitudinal, também denominado por “Avaliação de Programa” tem o intuito de averiguar se as técnicas de Mindfulness apresentam efeitos significativos no comportamento em sala de aula, na ansiedade e no empenho académico. Foi selecionada uma amostra por conveniência de 189 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade. A análise dos dados demonstrou efeitos significativos após a elaboração do programa, sendo possível atingir os objetivos e as hipóteses propostas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-03T09:51:34Z 2020-07-16T00:00:00Z 2020-07-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11144/4597 TID:202504980 |
url |
http://hdl.handle.net/11144/4597 |
identifier_str_mv |
TID:202504980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136801067106304 |