Os saberes e as aprendizagens dos formadores de educação de adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Sofia Maria Alves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/4625
Resumo: A investigação que realizámos teve como foco de análise o trabalho realizado pelos formadores, de formação base, de cursos de educação e formação de adultos num centro de formação do norte de Portugal. Partindo do princípio que não há uma formação académica prévia que habilite os formadores de adultos para exercerem a sua atividade, o principal objetivo do estudo foi perceber o que fazem esses formadores, que conhecimentos e saberes dizem mobilizar e como os adquiriram para realizarem o seu trabalho. O enquadramento teórico centrou-se em algumas correntes que emergiram sobre o tema da Educação e Formação de Adultos. Tentou-se enquadrar a Educação e Formação de Adultos em Portugal neste contexto histórico até aos dias de hoje. Foi feita uma abordagem conceptual a termos como identidade, conhecimentos, saberes, competências e aprendizagens profissionais. A operacionalização do estudo realizou-se através da aplicação e análise de um inquérito por questionário. Os resultados deste estudo permitem-nos concluir que efetivamente, os formadores inquiridos, são detentores de vários tipos de formação académica, mas nenhum deles em educação, nomeadamente em Educação de Adultos. Foram apresentadas diversas formas de aquisição dos saberes e conhecimentos, nomeadamente vindos da prática. O processo de construção do saber e das aprendizagens tem como base a partilha, a reflexão e a experimentação.
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