Avaliação comparativa da formação presencial e live streaming: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Rita Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11782
Resumo: Considerando os avanços tecnológicos a que assistimos atualmente e ao consequente crescimento do ensino à distância nas Instituições de Ensino Superior, torna-se crucial a investigação dos estudantes inscritos nesta modalidade de ensino comparativamente aos alunos presenciais para compreender se os objetivos de aprendizagem são efetivamente alcançados. Neste sentido, utilizando o novo modelo de avaliação da formação de Kirkpatrick e Kirkpatrick (2015) os objetivos de investigação da presente Dissertação de Mestrado: Avaliar a reação dos alunos em regime de frequência live streaming, comparativamente aos alunos em regime de frequência presencial na Pós-Graduação Reabilitação em Medicina do Exercício e Desporto da FMUP, no ano letivo 2016/2017; Avaliar a aprendizagem dos alunos em regime de frequência live streaming, comparativamente aos alunos em regime de frequência presencial, na Pós-Graduação Reabilitação em Medicina do Exercício e Desporto da FMUP, no ano letivo de 2016/2017; Avaliar a relação entre as variáveis satisfação, relevância, envolvimento académico e conhecimentos. A amostra em estudo foi composta por 25 alunos presenciais e 25 alunos à distância da Pós-Graduação Reabilitação em Medicina e Exercício e Desporto da FMUP. Foram registados 31 sujeitos do género masculino e 19 do sexo feminino, entre os 21 anos e os 55 anos de idade, sendo que mais de metade da população em estudo apresentava o grau académico de Licenciatura e os restantes Mestrado. Concluiu-se que não existiam diferenças estatisticamente significativas entre os alunos presenciais e os alunos live streaming. Constatou-se que existia uma relação positiva entre as variáveis satisfação, relevância e envolvimento académico (envolvimento comportamental, emocional e cognitivo), assim como entre o envolvimento comportamental e os conhecimentos adquiridos. Em futuras investigações poderá ser interessante investigar o papel do e-formador na satisfação e envolvimento académico dos estudantes; relacionar a existência ou não de um vínculo laboral com as variáveis estudadas; e explorar os índices de abandono nas duas modalidades.
id RCAP_3d0685a358dc2554994130875ece6d41
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11782
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação comparativa da formação presencial e live streaming: estudo de casoEnsino presecialEnsino à distânciaReaçãoAprendizagemFace to face educationReactionDistance educationLearningGestãoConsiderando os avanços tecnológicos a que assistimos atualmente e ao consequente crescimento do ensino à distância nas Instituições de Ensino Superior, torna-se crucial a investigação dos estudantes inscritos nesta modalidade de ensino comparativamente aos alunos presenciais para compreender se os objetivos de aprendizagem são efetivamente alcançados. Neste sentido, utilizando o novo modelo de avaliação da formação de Kirkpatrick e Kirkpatrick (2015) os objetivos de investigação da presente Dissertação de Mestrado: Avaliar a reação dos alunos em regime de frequência live streaming, comparativamente aos alunos em regime de frequência presencial na Pós-Graduação Reabilitação em Medicina do Exercício e Desporto da FMUP, no ano letivo 2016/2017; Avaliar a aprendizagem dos alunos em regime de frequência live streaming, comparativamente aos alunos em regime de frequência presencial, na Pós-Graduação Reabilitação em Medicina do Exercício e Desporto da FMUP, no ano letivo de 2016/2017; Avaliar a relação entre as variáveis satisfação, relevância, envolvimento académico e conhecimentos. A amostra em estudo foi composta por 25 alunos presenciais e 25 alunos à distância da Pós-Graduação Reabilitação em Medicina e Exercício e Desporto da FMUP. Foram registados 31 sujeitos do género masculino e 19 do sexo feminino, entre os 21 anos e os 55 anos de idade, sendo que mais de metade da população em estudo apresentava o grau académico de Licenciatura e os restantes Mestrado. Concluiu-se que não existiam diferenças estatisticamente significativas entre os alunos presenciais e os alunos live streaming. Constatou-se que existia uma relação positiva entre as variáveis satisfação, relevância e envolvimento académico (envolvimento comportamental, emocional e cognitivo), assim como entre o envolvimento comportamental e os conhecimentos adquiridos. Em futuras investigações poderá ser interessante investigar o papel do e-formador na satisfação e envolvimento académico dos estudantes; relacionar a existência ou não de um vínculo laboral com as variáveis estudadas; e explorar os índices de abandono nas duas modalidades.Considering the technological advances we are currently observing and the consequent growth of distance education in Higher Education Institutions, it's crucial to investigate the students enrolled in this modality of education compared to the face-to-face students for the purpose of understand if the learning objectives are effectively achieved. In this sense, using the new evaluation model of Kirkpatrick and Kirkpatrick training (2015) the research objectives of this Master's Dissertation: Evaluate the reaction of the students in regime of frequency live streaming, compared to the face-to-face students in the Postgraduate Rehabilitation in Exercise Medicine and Sports of FMUP, in the academic year 2016/2017; Evaluate the students learning in live streaming, compared to the face-to-face students, in the Post-Graduation Rehabilitation in Exercise and Sports Medicine of FMUP,in the academic year 2016/2017; Evaluate the relationship between satisfaction, relevance, academic involvement and knowledge, in the Post-Graduation Rehabilitation in Exercise and Sports Medicine of FMUP,in the academic year 2016/2017; The study sample consisted of 25 face-to-face students and 25 live streaming students from FMUP's Postgraduate School of Medicine and Exercise and Sports Rehabilitation. This sample was composed by 31 male and 19 female students between the ages of 21 and 55, with more than half of the study population presenting the Bachelor's degree and the other Master's degrees. It was concluded that there were no statistically significant differences between the face to face students and the live streaming students. It was found that there was a positive relationship between the variables satisfaction, relevance and academic involvement (behavioral, emotional and cognitive involvement), as well as between behavioral involvement and knowledge. In future investigations it may be interesting to investigate the role of the e-trainer in the students academic satisfaction and involvement; to relate the existence or not of a labor relationship with the studied variables; and explore the concrete reasons for the drop-outs of Postgraduate Studies.Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro daCorreia, Ricardo João CruzRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGonçalves, Rita Almeida2018-07-27T14:06:49Z2018-04-232018-04-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11782TID:201956535porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:49Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:07.401577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação comparativa da formação presencial e live streaming: estudo de caso
title Avaliação comparativa da formação presencial e live streaming: estudo de caso
spellingShingle Avaliação comparativa da formação presencial e live streaming: estudo de caso
Gonçalves, Rita Almeida
Ensino presecial
Ensino à distância
Reação
Aprendizagem
Face to face education
Reaction
Distance education
Learning
Gestão
title_short Avaliação comparativa da formação presencial e live streaming: estudo de caso
title_full Avaliação comparativa da formação presencial e live streaming: estudo de caso
title_fullStr Avaliação comparativa da formação presencial e live streaming: estudo de caso
title_full_unstemmed Avaliação comparativa da formação presencial e live streaming: estudo de caso
title_sort Avaliação comparativa da formação presencial e live streaming: estudo de caso
author Gonçalves, Rita Almeida
author_facet Gonçalves, Rita Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro da
Correia, Ricardo João Cruz
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Rita Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino presecial
Ensino à distância
Reação
Aprendizagem
Face to face education
Reaction
Distance education
Learning
Gestão
topic Ensino presecial
Ensino à distância
Reação
Aprendizagem
Face to face education
Reaction
Distance education
Learning
Gestão
description Considerando os avanços tecnológicos a que assistimos atualmente e ao consequente crescimento do ensino à distância nas Instituições de Ensino Superior, torna-se crucial a investigação dos estudantes inscritos nesta modalidade de ensino comparativamente aos alunos presenciais para compreender se os objetivos de aprendizagem são efetivamente alcançados. Neste sentido, utilizando o novo modelo de avaliação da formação de Kirkpatrick e Kirkpatrick (2015) os objetivos de investigação da presente Dissertação de Mestrado: Avaliar a reação dos alunos em regime de frequência live streaming, comparativamente aos alunos em regime de frequência presencial na Pós-Graduação Reabilitação em Medicina do Exercício e Desporto da FMUP, no ano letivo 2016/2017; Avaliar a aprendizagem dos alunos em regime de frequência live streaming, comparativamente aos alunos em regime de frequência presencial, na Pós-Graduação Reabilitação em Medicina do Exercício e Desporto da FMUP, no ano letivo de 2016/2017; Avaliar a relação entre as variáveis satisfação, relevância, envolvimento académico e conhecimentos. A amostra em estudo foi composta por 25 alunos presenciais e 25 alunos à distância da Pós-Graduação Reabilitação em Medicina e Exercício e Desporto da FMUP. Foram registados 31 sujeitos do género masculino e 19 do sexo feminino, entre os 21 anos e os 55 anos de idade, sendo que mais de metade da população em estudo apresentava o grau académico de Licenciatura e os restantes Mestrado. Concluiu-se que não existiam diferenças estatisticamente significativas entre os alunos presenciais e os alunos live streaming. Constatou-se que existia uma relação positiva entre as variáveis satisfação, relevância e envolvimento académico (envolvimento comportamental, emocional e cognitivo), assim como entre o envolvimento comportamental e os conhecimentos adquiridos. Em futuras investigações poderá ser interessante investigar o papel do e-formador na satisfação e envolvimento académico dos estudantes; relacionar a existência ou não de um vínculo laboral com as variáveis estudadas; e explorar os índices de abandono nas duas modalidades.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-27T14:06:49Z
2018-04-23
2018-04-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11782
TID:201956535
url http://hdl.handle.net/10400.22/11782
identifier_str_mv TID:201956535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131415374200832