Levantamento de percepções de estudantes de graduação sobre as modalidades de ensino presencial e online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eduardo de Mattos Ávila da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16311
Resumo: O presente trabalho busca comparar as percepções dos estudantes de graduação de instituições de ensino superior no Brasil, dos modelos presencial, EAD e híbrido (presencial e online). O objetivo deste estudo é identificar dentre os estudantes de graduação que já obtiveram as duas experiências - educação online e presencial - as vantagens e desvantagens percebidas entre essas modalidades. O método utilizado foi exploratório-explicativo. Os resultados esperados apontavam que a simplificação estrutural poderia representar oportunidade de racionalização orçamentária, sem negligenciar o desempenho acadêmico. Os resultados obtidos corroboram com tal suposição, agregando razões para tal com percepções atuais sobre as modalidades de ensino
id UFF-2_8183eb236eac6e6c4fe40a30ba35c49d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16311
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Levantamento de percepções de estudantes de graduação sobre as modalidades de ensino presencial e onlineModalidadesEADHíbridoPresencialEnsino à distânciaEnsino presencialEnsino superiorModelsOnlineHybridFace-to-faceO presente trabalho busca comparar as percepções dos estudantes de graduação de instituições de ensino superior no Brasil, dos modelos presencial, EAD e híbrido (presencial e online). O objetivo deste estudo é identificar dentre os estudantes de graduação que já obtiveram as duas experiências - educação online e presencial - as vantagens e desvantagens percebidas entre essas modalidades. O método utilizado foi exploratório-explicativo. Os resultados esperados apontavam que a simplificação estrutural poderia representar oportunidade de racionalização orçamentária, sem negligenciar o desempenho acadêmico. Os resultados obtidos corroboram com tal suposição, agregando razões para tal com percepções atuais sobre as modalidades de ensinoThis paper seeks to compare the perceptions of undergraduate students from higher education institutions in Brazil, using the face-to-face, distance and hybrid models (face-to-face and online). The aim of this study is to identify undergraduate students who have already had two experiences - online and face-to-face education - as perceived advantages and disadvantages among these modalities. The method used was exploratory-explanatory. The expected results indicated that structural simplification could represent an opportunity for budgetary rationalization, without neglecting academic performance. The results obtained corroborate this assumption, adding reasons for this with current perceptions about the teaching modalitiesAraujo, Fernando Oliveira deNeves, Júlio César BispoFarias Filho, José Rodrigues deSilva, Eduardo de Mattos Ávila da2020-12-11T14:44:13Z2020-12-11T14:44:13Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Eduardo de Mattos Ávila da. Levantamento de percepções de estudantes de graduação sobre as modalidades de ensino presencial e online. 2020. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, 2020https://app.uff.br/riuff/handle/1/16311http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-27T20:43:12Zoai:app.uff.br:1/16311Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:07:18.415327Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Levantamento de percepções de estudantes de graduação sobre as modalidades de ensino presencial e online
title Levantamento de percepções de estudantes de graduação sobre as modalidades de ensino presencial e online
spellingShingle Levantamento de percepções de estudantes de graduação sobre as modalidades de ensino presencial e online
Silva, Eduardo de Mattos Ávila da
Modalidades
EAD
Híbrido
Presencial
Ensino à distância
Ensino presencial
Ensino superior
Models
Online
Hybrid
Face-to-face
title_short Levantamento de percepções de estudantes de graduação sobre as modalidades de ensino presencial e online
title_full Levantamento de percepções de estudantes de graduação sobre as modalidades de ensino presencial e online
title_fullStr Levantamento de percepções de estudantes de graduação sobre as modalidades de ensino presencial e online
title_full_unstemmed Levantamento de percepções de estudantes de graduação sobre as modalidades de ensino presencial e online
title_sort Levantamento de percepções de estudantes de graduação sobre as modalidades de ensino presencial e online
author Silva, Eduardo de Mattos Ávila da
author_facet Silva, Eduardo de Mattos Ávila da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araujo, Fernando Oliveira de
Neves, Júlio César Bispo
Farias Filho, José Rodrigues de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eduardo de Mattos Ávila da
dc.subject.por.fl_str_mv Modalidades
EAD
Híbrido
Presencial
Ensino à distância
Ensino presencial
Ensino superior
Models
Online
Hybrid
Face-to-face
topic Modalidades
EAD
Híbrido
Presencial
Ensino à distância
Ensino presencial
Ensino superior
Models
Online
Hybrid
Face-to-face
description O presente trabalho busca comparar as percepções dos estudantes de graduação de instituições de ensino superior no Brasil, dos modelos presencial, EAD e híbrido (presencial e online). O objetivo deste estudo é identificar dentre os estudantes de graduação que já obtiveram as duas experiências - educação online e presencial - as vantagens e desvantagens percebidas entre essas modalidades. O método utilizado foi exploratório-explicativo. Os resultados esperados apontavam que a simplificação estrutural poderia representar oportunidade de racionalização orçamentária, sem negligenciar o desempenho acadêmico. Os resultados obtidos corroboram com tal suposição, agregando razões para tal com percepções atuais sobre as modalidades de ensino
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-11T14:44:13Z
2020-12-11T14:44:13Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Eduardo de Mattos Ávila da. Levantamento de percepções de estudantes de graduação sobre as modalidades de ensino presencial e online. 2020. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, 2020
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16311
identifier_str_mv SILVA, Eduardo de Mattos Ávila da. Levantamento de percepções de estudantes de graduação sobre as modalidades de ensino presencial e online. 2020. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, 2020
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823666149720064