O comportamento do consumidor e o impacto do marketing digital na compra online de vinho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Febra, Beatriz Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/23805
Resumo: O setor vinícola é de extrema relevância na economia portuguesa, por ser uma cultura que valoriza a gastronomia, onde o vinho tem um papel importante. Tem vindo crescer e expandir-se fortemente a nível global. O Marketing tem um papel significativo enquanto impulsionador dos negócios, neste caso, nos produtos e empresas de vinho. Assim, a presente investigação analisa o impacto do Marketing Digital no comportamento do consumidor na compra de vinho online, tendo como finalidade motivar e mostrar aos produtores ou empresas de menor dimensão, que é possível competirem com os de maior dimensão, através do digital e atingir o público que pretendem. Para a sua concretização estudou-se o perfil dos consumidores que compram bens e serviços online e o seu comportamento, a eficácia do marketing digital na venda e compra de vinho online e o efeito deste e das redes sociais no comportamento de compra dos consumidores. Na presente investigação o impacto do Marketing Digital não é diferenciado consoante o local de compra do consumidor. Revela-se existir uma relação entre a escolha de um vinho pelo conhecimento prévio do consumidor, contrariamente à experiência, e o seu comportamento de compra, em que os consumidores com conhecimento sobre o produto tendem a ser clientes de loja física. Os resultados revelam que não existe uma relação entre a utilização de redes sociais e o comportamento de compra do consumidor. Por fim, observou-se que existe uma tendência estatisticamente significativa para os inquiridos realizarem compras em ambiente de loja física.
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