Marketing digital:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFT |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11612/4044 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo descrever a utilização de mídias sociais como ferramenta de marketing digital para supermercados através da percepção dos clientes da cidade de Araguaína-TO. O trabalho apresenta as formas de marketing digital utilizados no meio empresarial, realizando uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Para identificar esses aspectos foram utilizadas algumas ferramentas metodológicas como uma pesquisa feita através de um questionário online. Os dados coletados foram analisados e identificou-se que muitos consumidores utilizam as mídias sociais para compras e consulta de produtos/serviços dos supermercados da cidade, mas que há alguns pontos que podem ser melhorados. Constatou-se, ainda, que a utilização das mídias sociais como ferramenta de marketing digital para supermercado é primordial para comunicação com consumidores. |
id |
UFT_1a1af017883ce62214b6513324ef566e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uft.edu.br:11612/4044 |
network_acronym_str |
UFT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFT |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbosa, Alline RibeiroMacedo, Marcia Thiely de2022-06-22T23:30:17Z2022-06-22T23:30:17Z2022-06-22BARBOSA, Alline Ribeiro. Marketing digital: percepção dos consumidores quanto à utilização de mídias sociais pelos supermercados na cidade de Araguaína-TO. 2021. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.http://hdl.handle.net/11612/4044Este trabalho tem como objetivo descrever a utilização de mídias sociais como ferramenta de marketing digital para supermercados através da percepção dos clientes da cidade de Araguaína-TO. O trabalho apresenta as formas de marketing digital utilizados no meio empresarial, realizando uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Para identificar esses aspectos foram utilizadas algumas ferramentas metodológicas como uma pesquisa feita através de um questionário online. Os dados coletados foram analisados e identificou-se que muitos consumidores utilizam as mídias sociais para compras e consulta de produtos/serviços dos supermercados da cidade, mas que há alguns pontos que podem ser melhorados. Constatou-se, ainda, que a utilização das mídias sociais como ferramenta de marketing digital para supermercado é primordial para comunicação com consumidores.This paper aims to describe the use of social media as a digital marketing tool for supermarkets through the perception of customers in the city of Araguaína-TO. The work presents the forms of digital marketing used in the business environment, conducting a descriptive research with a qualitative approach. To identify these aspects, some methodological tools were used, such as a survey conducted through an online questionnaire. The data collected were analyzed and it was identified that many consumers use social media for purchases and consultation of products / services from supermarkets in the city, but that there are some points that can be improved. It was also found that the use of social media as a digital marketing tool for supermarkets is essential for communication with consumers.Universidade Federal do TocantinsAraguaínaCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICAAraguaínaGraduaçãoAcesso livre.info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::OUTROSMídias sociais. Marketing digital. Supermercados. Compras online. Social media. Digital marketing. Supermarkets. Online shoppingMarketing digital:percepção dos consumidores quanto à utilização de mídias sociais pelos supermercados na cidade de Araguaína-TO.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALALLINE RIBEIRO BARBOSA - TCC - LOGÍSTICA.pdfALLINE RIBEIRO BARBOSA - TCC - LOGÍSTICA.pdfapplication/pdf884965http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4044/1/ALLINE%20RIBEIRO%20BARBOSA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdfc25a840bb6c353ae4f4aa0272b6b3228MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4044/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTALLINE RIBEIRO BARBOSA - TCC - LOGÍSTICA.pdf.txtALLINE RIBEIRO BARBOSA - TCC - LOGÍSTICA.pdf.txtExtracted texttext/plain48222http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4044/3/ALLINE%20RIBEIRO%20BARBOSA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.txtd54311ec6b940221d28788e6be66a679MD53THUMBNAILALLINE RIBEIRO BARBOSA - TCC - LOGÍSTICA.pdf.jpgALLINE RIBEIRO BARBOSA - TCC - LOGÍSTICA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1190http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4044/4/ALLINE%20RIBEIRO%20BARBOSA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.jpge7483f77b2cca97c85d5330226796152MD5411612/40442022-06-23 03:01:31.288oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2022-06-23T06:01:31Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing digital: |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
percepção dos consumidores quanto à utilização de mídias sociais pelos supermercados na cidade de Araguaína-TO. |
title |
Marketing digital: |
spellingShingle |
Marketing digital: Barbosa, Alline Ribeiro CNPQ::OUTROS Mídias sociais. Marketing digital. Supermercados. Compras online. Social media. Digital marketing. Supermarkets. Online shopping |
title_short |
Marketing digital: |
title_full |
Marketing digital: |
title_fullStr |
Marketing digital: |
title_full_unstemmed |
Marketing digital: |
title_sort |
Marketing digital: |
author |
Barbosa, Alline Ribeiro |
author_facet |
Barbosa, Alline Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Alline Ribeiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Macedo, Marcia Thiely de |
contributor_str_mv |
Macedo, Marcia Thiely de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS |
topic |
CNPQ::OUTROS Mídias sociais. Marketing digital. Supermercados. Compras online. Social media. Digital marketing. Supermarkets. Online shopping |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídias sociais. Marketing digital. Supermercados. Compras online. Social media. Digital marketing. Supermarkets. Online shopping |
description |
Este trabalho tem como objetivo descrever a utilização de mídias sociais como ferramenta de marketing digital para supermercados através da percepção dos clientes da cidade de Araguaína-TO. O trabalho apresenta as formas de marketing digital utilizados no meio empresarial, realizando uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Para identificar esses aspectos foram utilizadas algumas ferramentas metodológicas como uma pesquisa feita através de um questionário online. Os dados coletados foram analisados e identificou-se que muitos consumidores utilizam as mídias sociais para compras e consulta de produtos/serviços dos supermercados da cidade, mas que há alguns pontos que podem ser melhorados. Constatou-se, ainda, que a utilização das mídias sociais como ferramenta de marketing digital para supermercado é primordial para comunicação com consumidores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-22T23:30:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-22T23:30:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARBOSA, Alline Ribeiro. Marketing digital: percepção dos consumidores quanto à utilização de mídias sociais pelos supermercados na cidade de Araguaína-TO. 2021. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11612/4044 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Alline Ribeiro. Marketing digital: percepção dos consumidores quanto à utilização de mídias sociais pelos supermercados na cidade de Araguaína-TO. 2021. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021. |
url |
http://hdl.handle.net/11612/4044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Acesso livre. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Acesso livre. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Araguaína Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Araguaína Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFT instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFT |
collection |
Repositório Institucional da UFT |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4044/1/ALLINE%20RIBEIRO%20BARBOSA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4044/2/license.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4044/3/ALLINE%20RIBEIRO%20BARBOSA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4044/4/ALLINE%20RIBEIRO%20BARBOSA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c25a840bb6c353ae4f4aa0272b6b3228 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 d54311ec6b940221d28788e6be66a679 e7483f77b2cca97c85d5330226796152 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br |
_version_ |
1813912821826584576 |