Marketing digital:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Alline Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFT
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11612/4044
Resumo: Este trabalho tem como objetivo descrever a utilização de mídias sociais como ferramenta de marketing digital para supermercados através da percepção dos clientes da cidade de Araguaína-TO. O trabalho apresenta as formas de marketing digital utilizados no meio empresarial, realizando uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Para identificar esses aspectos foram utilizadas algumas ferramentas metodológicas como uma pesquisa feita através de um questionário online. Os dados coletados foram analisados e identificou-se que muitos consumidores utilizam as mídias sociais para compras e consulta de produtos/serviços dos supermercados da cidade, mas que há alguns pontos que podem ser melhorados. Constatou-se, ainda, que a utilização das mídias sociais como ferramenta de marketing digital para supermercado é primordial para comunicação com consumidores.
id UFT_1a1af017883ce62214b6513324ef566e
oai_identifier_str oai:repositorio.uft.edu.br:11612/4044
network_acronym_str UFT
network_name_str Repositório Institucional da UFT
repository_id_str
spelling Barbosa, Alline RibeiroMacedo, Marcia Thiely de2022-06-22T23:30:17Z2022-06-22T23:30:17Z2022-06-22BARBOSA, Alline Ribeiro. Marketing digital: percepção dos consumidores quanto à utilização de mídias sociais pelos supermercados na cidade de Araguaína-TO. 2021. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.http://hdl.handle.net/11612/4044Este trabalho tem como objetivo descrever a utilização de mídias sociais como ferramenta de marketing digital para supermercados através da percepção dos clientes da cidade de Araguaína-TO. O trabalho apresenta as formas de marketing digital utilizados no meio empresarial, realizando uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Para identificar esses aspectos foram utilizadas algumas ferramentas metodológicas como uma pesquisa feita através de um questionário online. Os dados coletados foram analisados e identificou-se que muitos consumidores utilizam as mídias sociais para compras e consulta de produtos/serviços dos supermercados da cidade, mas que há alguns pontos que podem ser melhorados. Constatou-se, ainda, que a utilização das mídias sociais como ferramenta de marketing digital para supermercado é primordial para comunicação com consumidores.This paper aims to describe the use of social media as a digital marketing tool for supermarkets through the perception of customers in the city of Araguaína-TO. The work presents the forms of digital marketing used in the business environment, conducting a descriptive research with a qualitative approach. To identify these aspects, some methodological tools were used, such as a survey conducted through an online questionnaire. The data collected were analyzed and it was identified that many consumers use social media for purchases and consultation of products / services from supermarkets in the city, but that there are some points that can be improved. It was also found that the use of social media as a digital marketing tool for supermarkets is essential for communication with consumers.Universidade Federal do TocantinsAraguaínaCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICAAraguaínaGraduaçãoAcesso livre.info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::OUTROSMídias sociais. Marketing digital. Supermercados. Compras online. Social media. Digital marketing. Supermarkets. Online shoppingMarketing digital:percepção dos consumidores quanto à utilização de mídias sociais pelos supermercados na cidade de Araguaína-TO.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALALLINE RIBEIRO BARBOSA - TCC - LOGÍSTICA.pdfALLINE RIBEIRO BARBOSA - TCC - LOGÍSTICA.pdfapplication/pdf884965http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4044/1/ALLINE%20RIBEIRO%20BARBOSA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdfc25a840bb6c353ae4f4aa0272b6b3228MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4044/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTALLINE RIBEIRO BARBOSA - TCC - LOGÍSTICA.pdf.txtALLINE RIBEIRO BARBOSA - TCC - LOGÍSTICA.pdf.txtExtracted texttext/plain48222http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4044/3/ALLINE%20RIBEIRO%20BARBOSA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.txtd54311ec6b940221d28788e6be66a679MD53THUMBNAILALLINE RIBEIRO BARBOSA - TCC - LOGÍSTICA.pdf.jpgALLINE RIBEIRO BARBOSA - TCC - LOGÍSTICA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1190http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4044/4/ALLINE%20RIBEIRO%20BARBOSA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.jpge7483f77b2cca97c85d5330226796152MD5411612/40442022-06-23 03:01:31.288oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2022-06-23T06:01:31Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing digital:
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv percepção dos consumidores quanto à utilização de mídias sociais pelos supermercados na cidade de Araguaína-TO.
title Marketing digital:
spellingShingle Marketing digital:
Barbosa, Alline Ribeiro
CNPQ::OUTROS
Mídias sociais. Marketing digital. Supermercados. Compras online. Social media. Digital marketing. Supermarkets. Online shopping
title_short Marketing digital:
title_full Marketing digital:
title_fullStr Marketing digital:
title_full_unstemmed Marketing digital:
title_sort Marketing digital:
author Barbosa, Alline Ribeiro
author_facet Barbosa, Alline Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Alline Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Macedo, Marcia Thiely de
contributor_str_mv Macedo, Marcia Thiely de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS
topic CNPQ::OUTROS
Mídias sociais. Marketing digital. Supermercados. Compras online. Social media. Digital marketing. Supermarkets. Online shopping
dc.subject.por.fl_str_mv Mídias sociais. Marketing digital. Supermercados. Compras online. Social media. Digital marketing. Supermarkets. Online shopping
description Este trabalho tem como objetivo descrever a utilização de mídias sociais como ferramenta de marketing digital para supermercados através da percepção dos clientes da cidade de Araguaína-TO. O trabalho apresenta as formas de marketing digital utilizados no meio empresarial, realizando uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Para identificar esses aspectos foram utilizadas algumas ferramentas metodológicas como uma pesquisa feita através de um questionário online. Os dados coletados foram analisados e identificou-se que muitos consumidores utilizam as mídias sociais para compras e consulta de produtos/serviços dos supermercados da cidade, mas que há alguns pontos que podem ser melhorados. Constatou-se, ainda, que a utilização das mídias sociais como ferramenta de marketing digital para supermercado é primordial para comunicação com consumidores.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-22T23:30:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-22T23:30:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA, Alline Ribeiro. Marketing digital: percepção dos consumidores quanto à utilização de mídias sociais pelos supermercados na cidade de Araguaína-TO. 2021. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11612/4044
identifier_str_mv BARBOSA, Alline Ribeiro. Marketing digital: percepção dos consumidores quanto à utilização de mídias sociais pelos supermercados na cidade de Araguaína-TO. 2021. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.
url http://hdl.handle.net/11612/4044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Acesso livre.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Acesso livre.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Araguaína
CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Araguaína
Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Araguaína
CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Araguaína
Graduação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFT
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Repositório Institucional da UFT
collection Repositório Institucional da UFT
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4044/1/ALLINE%20RIBEIRO%20BARBOSA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4044/2/license.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4044/3/ALLINE%20RIBEIRO%20BARBOSA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4044/4/ALLINE%20RIBEIRO%20BARBOSA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c25a840bb6c353ae4f4aa0272b6b3228
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
d54311ec6b940221d28788e6be66a679
e7483f77b2cca97c85d5330226796152
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br
_version_ 1813912821826584576