A prática da interdisciplinaridade em projetos de educação tecnológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2243 |
Resumo: | O presente trabalho de investigação tem como propósito averiguar a prática da interdisciplinaridade em projetos desenvolvidos na disciplina de Educação Tecnológica. Com este estudo, pretendemos compreender qual a importância atribuída pelos professores da disciplina de Educação Tecnológica do 3º CEB à prática da interdisciplinaridade no desenvolvimento de projetos. Nesse sentido, para além dos docentes que lecionam a disciplina foram igualmente inquiridos os diversos interlocutores envolvidos neste processo, alunos do 3º CEB e entidades da comunidade circum-escolar, pertencentes a quatro agrupamentos de escola do distrito de Viseu. Em termos teóricos, procurámos problematizar o conceito da interdisciplinaridade e as inter-relações que estabelece com a disciplina de Educação Tecnológica na ótica de diversos investigadores, bem como o confronto dos diversos documentos legais decorrentes das políticas educativas que regulamentam a implementação de práticas interdisciplinares. Foi igualmente objeto de ponderação os fundamentos da disciplina de Educação Tecnológica, a sua estrutura metodológica e pedagógica. A componente de investigação empírica realizada constitui um estudo de caráter descritivo e exploratório, que se enquadra num paradigma quantitativo. A metodologia aplicada teve por base o inquérito por questionário a professores do 3º CEB e a alunos do 3º CEB, assim como a realização de entrevistas semiestruturadas às entidades representativas da comunidade local. Os resultados obtidos permitem conhecer as opiniões dos professores, alunos e entidades da comunidade circum-escolar em relação à prática da interdisciplinaridade em projetos de Educação Tecnológica. Permitem ainda conhecer a importância atribuída à disciplina de Educação Tecnológica pelos diversos intervenientes envolvidos num contexto educativo alargado, bem como a relevância de projetos tecnológicos que requerem o intercâmbio entre a escola e o meio onde esta está inserida. |
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A prática da interdisciplinaridade em projetos de educação tecnológicaInterdisciplinaridadeColaboração e articulação disciplinarArticulação curricularEnsino de Educação TecnológicaInterdisciplinarityCurricular articulationTeaching of Educational TechnologyCollaborationDisciplinary articulationO presente trabalho de investigação tem como propósito averiguar a prática da interdisciplinaridade em projetos desenvolvidos na disciplina de Educação Tecnológica. Com este estudo, pretendemos compreender qual a importância atribuída pelos professores da disciplina de Educação Tecnológica do 3º CEB à prática da interdisciplinaridade no desenvolvimento de projetos. Nesse sentido, para além dos docentes que lecionam a disciplina foram igualmente inquiridos os diversos interlocutores envolvidos neste processo, alunos do 3º CEB e entidades da comunidade circum-escolar, pertencentes a quatro agrupamentos de escola do distrito de Viseu. Em termos teóricos, procurámos problematizar o conceito da interdisciplinaridade e as inter-relações que estabelece com a disciplina de Educação Tecnológica na ótica de diversos investigadores, bem como o confronto dos diversos documentos legais decorrentes das políticas educativas que regulamentam a implementação de práticas interdisciplinares. Foi igualmente objeto de ponderação os fundamentos da disciplina de Educação Tecnológica, a sua estrutura metodológica e pedagógica. A componente de investigação empírica realizada constitui um estudo de caráter descritivo e exploratório, que se enquadra num paradigma quantitativo. A metodologia aplicada teve por base o inquérito por questionário a professores do 3º CEB e a alunos do 3º CEB, assim como a realização de entrevistas semiestruturadas às entidades representativas da comunidade local. Os resultados obtidos permitem conhecer as opiniões dos professores, alunos e entidades da comunidade circum-escolar em relação à prática da interdisciplinaridade em projetos de Educação Tecnológica. Permitem ainda conhecer a importância atribuída à disciplina de Educação Tecnológica pelos diversos intervenientes envolvidos num contexto educativo alargado, bem como a relevância de projetos tecnológicos que requerem o intercâmbio entre a escola e o meio onde esta está inserida.The present work has the purpose of investigating the practice of interdisciplinarity in projects developed in the subject Technological Education. We intend to understand the importance attributed by the Technological Education instructors of the 3rd CEB (3rd Cycle of the Basic Teaching) to the practice of interdisciplinarity in the development of projects. To do so, in addition to the teachers of the subject, we interviewed several other interlocutors involved in the process, students of the 3rd CEB, and entities involved in outside-school activities, which belong to four groups of schools in the district of Viseu. Theoretically, we tried to problematize the concept of interdisciplinarity and the inter-relations it establishes with the subject Technological Education in the optics of several investigators, as well as the confrontation with the many legal documents produced by the educational policies that rule the implementation of interdisciplinary practices. We also studied the fundaments of Technological Education, and its methodological and pedagogical framework. The empirical investigation is a descriptive and exploratory study that fits a quantitative paradigm. The methodology used had as support an inquiry based on questionnaires answered by teachers and students of the 3rd CEB, as well as semi-structured interviews with representative entities from the local community. The results allow us to know the opinions of teachers, students and entities around school regarding the practice of interdisciplinarity in Technological Education projects. Furthermore, they allows us to know the importance attributed to Educational Technology by the different groups involved in a broadened educational context, as well as the relevance of technological projects that require the exchange between school and the environment in which it is inserted.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuCardoso, Ana PaulaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSantiago, Maria do Rosário Almeida2014-09-10T14:12:50Z2014-052014-09-102014-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2243TID:201215101porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:31Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2243Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:28.543085Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho de investigação tem como propósito averiguar a prática da interdisciplinaridade em projetos desenvolvidos na disciplina de Educação Tecnológica. Com este estudo, pretendemos compreender qual a importância atribuída pelos professores da disciplina de Educação Tecnológica do 3º CEB à prática da interdisciplinaridade no desenvolvimento de projetos. Nesse sentido, para além dos docentes que lecionam a disciplina foram igualmente inquiridos os diversos interlocutores envolvidos neste processo, alunos do 3º CEB e entidades da comunidade circum-escolar, pertencentes a quatro agrupamentos de escola do distrito de Viseu. Em termos teóricos, procurámos problematizar o conceito da interdisciplinaridade e as inter-relações que estabelece com a disciplina de Educação Tecnológica na ótica de diversos investigadores, bem como o confronto dos diversos documentos legais decorrentes das políticas educativas que regulamentam a implementação de práticas interdisciplinares. Foi igualmente objeto de ponderação os fundamentos da disciplina de Educação Tecnológica, a sua estrutura metodológica e pedagógica. A componente de investigação empírica realizada constitui um estudo de caráter descritivo e exploratório, que se enquadra num paradigma quantitativo. A metodologia aplicada teve por base o inquérito por questionário a professores do 3º CEB e a alunos do 3º CEB, assim como a realização de entrevistas semiestruturadas às entidades representativas da comunidade local. Os resultados obtidos permitem conhecer as opiniões dos professores, alunos e entidades da comunidade circum-escolar em relação à prática da interdisciplinaridade em projetos de Educação Tecnológica. Permitem ainda conhecer a importância atribuída à disciplina de Educação Tecnológica pelos diversos intervenientes envolvidos num contexto educativo alargado, bem como a relevância de projetos tecnológicos que requerem o intercâmbio entre a escola e o meio onde esta está inserida. |
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